Questões de concursos sobre "Sinais vitais" | Enfermagem - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Sinais vitais que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q233220 - UFLA Enfermeiro 2018

De acordo com Pedroso e Celich (2006), há uma tendência de se considerar a dor como quinto sinal vital, tão importante quanto os outros, devendo sempre ser avaliada num ambiente clínico, para se empreender um tratamento ou conduta terapêutica.


Com relação à avaliação da dor, assinale a alternativa CORRETA:

Ver Comentários

Q233248 - UFLA Enfermeiro 2018

J.M.R., sexo masculino, 25 anos, vítima de acidente motociclístico, deu entrada no pronto socorro com sinais de choque hipovolêmico. Sobre os sinais apresentados em relação ao quadro clinico do paciente, analise as alternativas e julgue-as como verdadeiras (V) ou falsas (F).


( ) Pressão arterial normal.

( ) Diminuição do débito cardíaco.

( ) Pressão venosa central baixa.

( ) Enchimento capilar lentificado.

( ) Oligúria ou anúria.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Ver Comentários

Q233992 - UFU-MG Enfermeiro 2018

Durante a avaliação de enfermagem do cliente inconsciente, é importante saber a relação entre avaliação de sinais e de sintomas e significado clínico.


Com base nessa informação, relacione a coluna da esquerda com a da direita e, na sequência, assinale a alternativa correta.


1. Respiração de Cheyne-Stokes

2. Pupilas iguais e de reação normal

3. Dilatação pupilar progressiva

4. Rigidez de nuca


I. Hemorragia subaracnóidea, meningite.

II. Sugere lesões profundas em ambos os hemisférios cerebrais, em área dos núcleos da base e da parte superior do tronco encefálico.

III. Indica elevação progressiva intracraniana.

IV. Sugere que o coma é de origem tóxica ou metabólica.

Ver Comentários

Q234182 - COMPERVE Enfermeiro 2018

Mulher de 45 anos de idade dá entrada em um pronto socorro, após sofrer queda em via pública, apresentando edema e escoriações no membro inferior esquerdo. É diabética, com IMC =18 Kg/m2 , em uso de corticoide para tratamento de doença respiratória, com amenorreia secundária há 7 meses e histórico de perda de 1,5 cm de estatura. Relata ter realizado exame de densitometria óssea e aguarda o resultado para confirmação diagnóstica de osteoporose. De acordo com o caso, a mulher teve como indicação para a realização da densitometria óssea
Ver Comentários

Q234876 - INSTITUTO AOCP Engenheiro Clínico 2015

Conforme portaria 24 do INMETRO, de 1996, a verificação periódica de esfigmomanômetros tipo aneroide
Ver Comentários

Q235160 - IBADE Enfermeiro 2017

Paciente de 55 anos deu entrada na emergência inconsciente, apresentando respiração ruidosa e trabalhosa com amplas e rápidas inspirações interrompidas por curtos períodos de apneia, após os quais ocorrem expirações súbitas seguidas novamente de pequenas pausas de apneia. Esse tipo de respiração é típico de pacientes com:
Ver Comentários

Q235267 - CONSULPLAN Enfermeiro do Trabalho 2017

“Paciente foi ao serviço de medicina do trabalho para fazer eletrocardiograma devido à falta de ar e dor no peito. Após realizar o ECG e ao interpretá-lo sucintamente, observou-se que o paciente está com R-R irregular e ausência de onda P. Na frequência cardíaca descrita pelo exame, contata-se que a FC está próxima de 150 bpm.” De acordo com tais informações, qual arritmia se refere? 
Ver Comentários

Q235381 - UFMT Enfermeiro 2017

A ausculta do tórax é um dos métodos propedêuticos utilizados para a avaliação do sistema respiratório e se faz importante, pois auxilia o Enfermeiro a avaliar o fluxo de ar ao longo da árvore brônquica. Considerando os ruídos adventícios, numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.  

1 - Crepitações em geral
2 - Crepitações grossas
3 - Sibilos em geral
4 - Roncos 

( ) Sons auscultados habitualmente na expiração, associados à oscilação das paredes brônquicas e alterações no diâmetro das vias respiratórias, bronquites crônicas ou bronquiectasia.
( ) Sons de estalidos fracos, agudos e descontínuos que ocorrem durante a inspiração, causados pelo líquido presente nas vias respiratórias ou nos alvéolos, associados à insuficiência cardíaca.
( ) Sons descontínuos de estalidos auscultados no início da inspiração, som áspero e úmido originário dos grandes brônquios, associados à doença pulmonar obstrutiva.
( ) Sons profundos e de baixa frequência, auscultados principalmente durante a expiração, causados principalmente por vias traqueobrônquicas estreitadas, associados a secreções ou tumor.  

Assinale a sequência correta.
Ver Comentários

Q235382 - UFMT Enfermeiro 2017

O Eletrocardiograma (ECG) registra a atividade elétrica do coração em formas de onda que mostram a despolarização e repolarização cardíaca. Em relação a esse tema, analise as afirmativas. 
I - Cada derivação do ECG fornece uma visão da atividade elétrica do coração entre um polo positivo e um polo negativo. II - As informações são registradas a partir de 12 projeções cardíacas diferentes, por meio de eletrodos colocados nos membros (V1, V2, V3, V4 ,V5 e V6) e eletrodos colocados no tórax do paciente (I, II, III, aVR, aVL e aVF). III - A Onda P representa a repolarização atrial, precede o complexo QRS e tem duração de 0,06 a 0,20 segundos. IV - O complexo QRS representa a despolarização ventricular, tem amplitude de 5 a 30 mm de altura e tem duração de 0,06 a 0,10 segundos ou metade do intervalo PR. V - O supradesnivelamento do seguimento ST é considerado quando está a 1 mm ou mais da linha de base e pode indicar lesão miocárdica.
Estão corretas as afirmativas
Ver Comentários

Q235486 - FCM Enfermeiro 2017

O enfermeiro, no monitoramento da glicemia, deve
Ver Comentários