Q252591 - COPEVE-UFAL Agente comunitário de saúde 2014
Dados os itens sobre aconselhamento durante o planejamento familiar,
I. Identificação e acolhimento da demanda do indivíduo ou casal, entendida como suas necessidades, dúvidas, preocupações, medos e angústias entre outras, relacionadas às questões de planejamento familiar e prevenção das DST/AIDS.
II. Avaliação de risco individual ou do casal, para a infecção pelo HIV e outras DST.
III. Reconhecimento pelo profissional de que o sucesso a ser alcançado depende da ação conjunta dos interlocutores (profissional e indivíduo ou casal). verifica-se que está(ão) correto(s)
Q252594 - COPEVE-UFAL Agente comunitário de saúde 2014
Observe o quadro a seguir referente a questão :
De acordo com as características dos métodos contraceptivos (eficácia, efeitos secundários, aceitabilidade, disponibilidade, facilidade de uso, reversibilidade, proteção a Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e infecção pelo HIV), os mais passíveis de uso no SUS são:
Q252617 - CONPASS Agente comunitário de saúde 2013
Qual dos seguintes profissionais pertencentes à equipe de saúde da família é responsável pela realização do Pré-Natal de alto risco?
Q252640 - CONPASS Agente comunitário de saúde 2013
Baseado em ações de prevenção, qual a periodicidade recomendada para a realização do Papanicolau, para mulheres em idade fértil, que estão realizando esse exame pela primeira vez?
Q252641 - CONPASS Agente comunitário de saúde 2013
Qual a doença que a gestante pode desenvolver se apresentar altos níveis tensóricos?
Q252668 - CONPASS Agente comunitário de saúde 2014
Doença infecciosa que apresenta uma lesão inicial, que é o cancro duro, é sexualmente transmissível, causada por uma bactéria chamada Treponema pallidum. Trata-se da:
O agente comunitário de saúde deve entre outras funções fazer o acompanhamento domiciliar às gestantes, reforçando o vínculo entre as mulheres grávidas e a unidade básica de saúde. Com base neste contexto é correto afirmar que um dos sinais de risco da gravidez seria:
O planejamento familiar é regulamentado no Brasil pela Lei 9263/93 e refere-se aos direitos reprodutivos através de ações da regulação da fecundidade. Entre os métodos anticoncepcionais abaixo, aquele que forma uma barreira física sobre o colo do útero chama-se:
Diversos fatores podem influenciar de forma negativa no crescimento intrauterino do bebê e são denominados de fatores de risco para baixo peso ao nascer, dentre os quais se encontra a idade materna na seguinte faixa etária:
D. Maria, 25 anos de idade, compareceu ao Setor de Prevenção contra o câncer de colo do útero de uma Unidade Municipal de Saúde para o agendamento do exame de Papanicolau. A técnica de enfermagem que a atendeu fez as seguintes orientações, dentre outras, para a preparação prévia do exame