Q232342 - CCV-UFC Enfermeiro 2018
Sobre os segmentos que as práticas de educação em saúde devem envolver para favorecer a promoção da saúde, assinale a opção correta.
A)Deve envolver os profissionais de saúde, gestores e a população.
B)Deve envolver somente os profissionais de saúde e a população.
C)Deve envolver somente profissionais da saúde e gestores.
D)Deve envolver somente os gestores e a população.
E)Deve envolver somente a população.
Responder
Q232752 - FCC Consultor Legislativo 2018
O registro de informações no Ministério da Saúde é uma das ferramentas para agir em benefício da população, sendo que, o sistema
A)de registro dos casos de Hipertensão ou Diabetes é o HIPERDIA.
B)Doenças e Agravos de Notificação Compulsória e Tuberculose devem ser notificadas no SINAN e casos de Hanseníase devem ser notificados no SNH.
C)único de informação (SISCAN) não recebe registros de câncer de colo de útero e câncer de mama que têm outros sistemas para essa finalidade.
D)para registro de dados sobre Estado Nutricional é o SINAN.
E)de Informação em Saúde para a Atenção Básica é de uso exclusivo das equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF).
Responder
Q232756 - FCC Consultor Legislativo 2018
A prevenção e o controle do câncer estão organizados de maneira a possibilitar o provimento contínuo de ações de atenção à saúde da população, mediante a articulação dos distintos pontos de atenção à saúde, sendo que o componente
A)Atenção Especializada se refere a hospitais especializados habilitados para a assistência oncológica que devem apoiar e complementar os serviços da atenção básica, mas não engloba hospitais gerais ou ambulatórios de especialidades.
B)Atenção Básica não pode implementar ações de diagnóstico precoce devendo encaminhar a pessoa com suspeita de câncer para triagem diagnóstica no Componente de Média Complexidade.
C)Atenção Básica não pode realizar atendimento domiciliar por meio de sua equipe e nem participar no cuidado paliativo às pessoas com câncer, pois é tarefa exclusiva da equipe do Componente de Atenção Domiciliar, articulada com equipes dos pontos de atenção especializados de cuidado do paciente.
D)Atenção Especializada deve desenvolver ações de saúde do trabalhador por meio da capacitação das equipes para registro do histórico ocupacional de um paciente oncológico, contendo atividades exercidas e a exposição a agentes cancerígenos inerentes ao processo de trabalho, otimizando as ações de vigilância do câncer relacionado ao trabalho.
E)Atenção Especializada em oncologia contempla Unidades e Centros de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia que devem realizar ações de pronto atendimento, além do diagnóstico definitivo e tratamento da doença.
Responder
Q235898 - SUGEP - UFRPE Enfermeiro 2016
Acerca das relações entre educação e saúde, é correto afirmar que, na atualidade:
A)o conceito de promoção da saúde é mais relevante do que o de educação em saúde, porque abrange a participação da população nas ações de educação e saúde.
B)há maior preocupação em envolver mais diretamente as pessoas que estão sob risco de adoecer, ao contrário daquelas que apresentam bom estado de saúde.
C)por meio da educação, busca-se alcançar o estado de saúde plena, isto é, a mais completa ausência de doença.
D)o público-alvo do enfermeiro educador é constituído, prioritariamente, pelos outros profissionais da equipe de enfermagem.
E)a educação em saúde é o ramo da atuação da enfermagem voltada exclusivamente para a formação de mão de obra nessa área.
Responder
Q236131 - FCC Analista Judiciário - Enfermagem 2016
De acordo com o Ministério da Saúde, os profissionais de saúde devem considerar os temas prioritários da Política Nacional de Promoção da Saúde, em consonância com o Plano Nacional de Saúde, para implantar ações que incluem
A)transporte de pacientes para a rede hospitalar do SUS, conveniado e particular.
B)distribuição de medicamentos controlados.
C)enfrentamento do uso abusivo de álcool excluindo as drogas.
D)práticas corporais e atividades físicas.
E)reabilitação física de colaboradores após acidente de trabalho.
Responder
Q237751 - Instituto Legatus Enfermeiro 2015
O principal objetivo da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde é:
A)Promover a interlocução entre os diferentes atores que fazem o cuidado em saúde.
B)Priorizar as ações de educação em saúde junto às equipes de saúde da família.
C)Incentivar os gestores quanto ao uso de tecnologias leves no cuidado em saúde.
D)Fortalecer o controle social para o trabalho de capacitação em saúde.
E)Disseminar as práticas pedagógicas com a descentralização de recursos para construção de uma política, considerando os espaços locorregionais de atuação.
Responder
Q237754 - Instituto Legatus Enfermeiro 2015
A Política Nacional de Promoção da Saúde no Brasil inclui a Participação Popular no seu desenvolvimento. Sobre o papel do usuário, aponte a alternativa INCORRETA:
A)Os Conselhos de Saúde devem incluir a participação dos usuários;
B)O usuário poderá participar do planejamento de ações em saúde, em parceria com profissionais e gestores;
C)Poderão articular parcerias intersetoriais na busca de soluções para os problemas de saúde;
D)A promoção da saúde preconiza o empoderamento individual e comunitário na consecução das ações em saúde;
E)O usuário deve seguir as determinações formuladas por profissionais e gestores para seu cuidado em saúde.
Responder
Q237970 - CONSULPLAN Técnico de enfermagem 2018
No processo de prevenção das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) as informações são fundamentais para promover melhoria contínua, direcionando estratégias de prevenção e controle de infecções. O conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção de problemas e a prevenção de riscos que possam expor o paciente à infecção hospitalar é conhecido como:
A)Vigilância sanitária das IRAS.
B)Manual de normas e rotinas.
C)Vigilância epidemiológica das IRAS.
D)Procedimento Operacional Padrão – POP.
Responder
Q238541 - Nosso Rumo Enfermeiro 2011
A promoção da saúde, como uma das estratégias de produção de saúde, ou seja, como um modo de pensar e de operar articulado às demais políticas e tecnologias desenvolvidas no sistema de saúde brasileiro, contribui na construção de ações que possibilitam responder às necessidades sociais em saúde. Sobre a Política Nacional de Promoção da Saúde é INCORRETO afirmar que
A)no SUS a estratégia de promoção da saúde é retomada como uma possibilidade de enfocar os aspectos que determinam o processo saúde-adoecimento em nosso país como, por exemplo: violência, desemprego, fome, falta de saneamento básico, habitação inadequada e/ou ausente; e potencializar formas mais amplas de intervir em saúde.
B)nas últimas décadas, tornou-se mais e mais importante cuidar da vida de modo que se reduzisse a vulnerabilidade ao adoecer e as chances de que ele seja produtor de incapacidade, de sofrimento crônico e de morte prematura de indivíduos e população.
C)o trabalho em rede, com a sociedade civil organizada, favorece que o planejamento das ações em saúde esteja mais vinculado às necessidades percebidas e, vivenciadas pela população nos diferentes territórios e, concomitantemente, garante a sustentabilidade dos processos de intervenção nos determinantes e condicionantes de saúde.
D)foram priorizadas ações específicas voltadas para a saúde da criança, idoso e gestante, redução da mortalidade infantil, alimentação saudável, controle da Dengue e Cólera e prevenção e controle do tabagismo.
E)a saúde, como produção social de determinação múltipla e complexa, exige a participação ativa de todos os sujeitos envolvidos em sua produção – usuários, movimentos sociais, trabalhadores da saúde, gestores do setor sanitário e de outros setores –, na análise e na formulação de ações que visem à melhoria da qualidade de vida.
Responder