Questões de concursos sobre "Planejamento Familiar" | Enfermagem - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Planejamento Familiar que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q232446 - COMPERVE Enfermeiro 2018

Uma adolescente, juntamente com o namorado, também adolescente, procurou a enfermeira da unidade básica de saúde por estar suspeitando de uma gravidez indesejada. Após confirmação da gravidez, a enfermeira acolheu a adolescente no programa de pré-natal onde ofereceu uma assistência qualificada, com abordagem diferenciada, relacionada ao maior número de consultas, à adaptação da prescrição (linguagem de fácil compreensão), ao ganho ponderal e às questões éticas, legais e hábitos de vida (BRASIL, 2016). A adolescente foi acompanhada pela equipe da unidade de saúde até o parto. A criança nasceu a termo e, ainda na maternidade, a puérpera recebeu informações sobre a amamentação e sobre o retorno seguro à atividade sexual. No segundo dia de puerpério, ela recebeu alta e retornou para sua casa juntamente com o bebê.

Em se tratando de uma adolescente, para o retorno seguro à atividade sexual, a enfermeira da unidade de saúde reforçou as orientações sobre o uso de preservativo associado a outro método contraceptivo, disponibilizando-os e considerando como primeira ordem para escolha, segundo o Ministério da Saúde (2015), o
Ver Comentários

Q232497 - IADES Enfermeiro Obstetra 2018

Rede de cuidados que visa a assegurar à mulher o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como à criança o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e ao desenvolvimento saudáveis. A definição apresentada refere-se à Rede
Ver Comentários

Q232505 - IADES Enfermeiro Obstetra 2018

Quanto ao planejamento familiar, a Lei no 9.263/1996 diz que
Ver Comentários

Q232782 - UPENET/IAUPE Analista de Saúde 2014

A Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde para qualificar a atenção às mulheres adultas, jovens e adolescentes, bem como às crianças, ampliando o acesso, fortalecendo o trabalho em rede e mudando as práticas de cuidado. Essa estratégia tem como diretrizes
Ver Comentários

Q232806 - UPENET/IAUPE Analista de Saúde 2014

A Anticoncepção de Emergência (AE) pode ajudar a prevenir os abortos provocados, na medida em que previne gestações indesejadas, que decorram de relações sexuais sem proteção anticoncepcional. Sobre a utilização desses hormônios, analise as afirmativas abaixo:  
I. A AE produz efeitos sobre o endométrio, modificando sua receptividade, alterando as condições para a implantação do blastocisto. II. Mulheres e adolescentes podem usar a AE com segurança, mesmo aquelas com contraindicação aos anticoncepcionais hormonais orais. III. Se a mulher que utilizou o AE apresentar vômitos, e esses ocorrerem nas primeiras uma a duas horas após a administração do hormônio, recomenda-se que a dose seja repetida. Caso o vômito ocorra novamente, dentro do mesmo prazo, recomenda-se a administração da AE por via vaginal. IV. O estado atual dos conhecimentos sobre a AE não permite determinar que o uso repetitivo de levonorgestrel na contracepção de emergência diminua a sua eficácia.
Estão CORRETAS apenas
Ver Comentários

Q232991 - COMPERVE Enfermeiro Obstetra 2018

A orientação para uso de métodos anticoncepcionais no pós-parto deve considerar se vai ser ou não estabelecida a amamentação exclusiva com leite materno, pois alguns métodos anticoncepcionais interferem na amamentação (BRASIL, 2013). Para colocar em prática o método da lactação e amenorreia (LAM), o Ministério da Saúde (2013) impõe três condições relativas à segurança para o uso desse método. Entre essas condições, o Ministério da Saúde orienta que
Ver Comentários

Q235374 - UFMT Enfermeiro 2017

Em relação à Política de Atenção à Saúde da Mulher, assinale a afirmativa correta.
Ver Comentários

Q236122 - COMPERVE Técnico de enfermagem 2018

O diafragma é um método anticoncepcional de barreira formado por uma capa flexível de borracha ou de silicone, com uma borda em forma de anel, que é colocada na vagina para cobrir o colo do útero e impedir a entrada dos espermatozóides para dentro do úter o. Em relação ao diafragma, analise as afirmativas abaixo.


I Os diafragmas são fabricados em tamanho único devido à elasticidade da vagina permitir sua adequação ao colo do útero.

II Uma das vantagens do diafragma é que ele pode ser utilizado durante o período menstrual, pois retém o sangramento devido a sua forma côncava.

III O diafragma deve ser colocado em todas as relações sexuais, antes de qualquer contato entre o pênis e a vagina, minutos ou horas antes da relação sexual.

IV O diafragma só deve ser retirado de seis a oito horas após a última relação sexual, que é o tempo suficiente para que os espermatozóides que ficaram na vagina morram.


De acordo com orientações do Ministério da Saúde (2009), estão corretas as afirmativas

Ver Comentários

Q236258 - FEPESE Enfermeiro 2014

Os adolescentes e os jovens têm direito de ter acesso a informações e à educação em saúde sexual e reprodutiva, e a meios e métodos que os auxiliem a evitar uma gravidez não planejada.


1. Os anticoncepcionais hormonais combinados, compostos de estrogênio e progestogênio, podem ser usados desde a menarca.

2. O DIU pode ser usado sem restrições desde a menarca, em jovens nulíparas.

3. A anticoncepção oral de emergência é um método muito importante para os adolescentes, devido ao maior risco de manter relações sexuais desprotegidas.

4. O diafragma é um método contraindicado para adolescentes, pois nessa fase é difícil determinar o tamanho.

5. Os métodos contraceptivos comportamentais são pouco recomendados para adolescentes.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Ver Comentários

Q236549 - INSTITUTO AOCP Enfermeiro 2015

Qual é o nome da Rede que assegura às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo, a atenção humanizada à gravidez, parto, abortamento e puerpério e às crianças o direito ao nascimento seguro, crescimento e desenvolvimento saudáveis?
Ver Comentários