Questões de concursos sobre "Medicação Subcutânea" | Enfermagem - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Medicação Subcutânea que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q234676 - UPENET/IAUPE Enfermeiro 2017

Os medicamentos são normalmente utilizados para controlar as doenças. Sobre administração de medicamentos, analise as afirmativas abaixo:


I. O tecido subcutâneo é tão ricamente suprido por sangue quanto os músculos e, por esse motivo, a absorção por essa via é mais rápida.

II. O músculo ventro-glúteo corresponde ao glúteo médio; é um músculo profundo, afastado de nervos e vasos sanguíneos importantes e, por esse motivo, torna-se um local seguro para a administração de medicamentos.

III. A técnica em Z é utilizada para minimizar a irritação local da pele, vedando o medicamento no tecido muscular (assim o medicamento não consegue escapar do tecido muscular).

IV. A via intravenosa é utilizada, quando é necessário se estabelecer nível terapêutico sanguíneo constante.


Está CORRETO, apenas, o que se afirma em

Ver Comentários

Q236182 - UFU-MG Técnico de enfermagem 2016

Assinale a alternativa que apresenta a correta orientação ao paciente que iniciará autoinjeção de insulina.
Ver Comentários

Q236570 - IBFC Enfermeiro 2016

Sobre administração de medicamentos em via subcutânea (SC), assinale a alternativa correta.
Ver Comentários

Q237168 - FUNRIO Enfermeiro 2016

A via subcutânea é utilizada para a aplicação local de pequena quantidade de soluções medicamentosas. Em relação a esta via, assinale a alternativa ERRADA.
Ver Comentários

Q238430 - UFES Técnico de enfermagem 2017

Faz parte dos cuidados de enfermagem orientar a técnica de preparação, aplicação e armazenamento da insulina. Sobre esses cuidados, analise as afirmativas abaixo e empregue V para as VERDADEIRAS e F para as FALSAS.


( ) Os frascos de insulinas lacrados precisam ser mantidos refrigerados, entre 2°C e 8°C e depois de abertos, os frascos podem ser mantidos em temperatura ambiente, entre 15°C e 30°C ou também em refrigeração, entre 2°C e 8°C, para minimizar a dor no local da injeção.

( ) Após um mês do início do uso, a insulina perde sua potência, especialmente se mantida fora da geladeira. Por isso, é importante orientar que o usuário ou seu responsável anote a data de abertura no frasco.

( ) Após o uso, a seringa para aplicação da insulina não deve ser reutilizada, mesmo que pela mesma pessoa.

( ) Em caso de combinação de dois tipos de insulina, deve-se aspirar primeiro a insulina de ação curta ou regular para que o frasco não se contamine com a insulina de ação intermediária (NPH).

( ) É importante mudar sistematicamente o local de aplicação de insulina, de modo a manter uma distância mínima de 1,5 cm entre cada local de injeção, por isso, é importante orientar o paciente ou seu responsável para organizar um esquema de administração que previna reaplicação no mesmo local, e assim prevenir a ocorrência de lipodistrofia.


A sequência CORRETA de respostas, de cima para baixo, é:

Ver Comentários

Q238476 - FEPESE Técnico de enfermagem 2017

Com relação à via de administração de medicamentos, relacione as colunas abaixo:


Coluna 1 Via

1. Subcutânea

2. Endovenosa

3. Intradérmica

4. Intramuscular


Coluna 2 Característica

( ) absorção mais rápida do que as outras vias.

( ) indicada para medicamento que necessita de absorção lenta e contínua.

( ) método de aplicação em “Z” para administração de medicamentos.

( ) hipodermóclise.

( ) raramente é usada para tratamento.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Ver Comentários

Q238609 - FCC Técnico de enfermagem 2017

O rodízio nos pontos de aplicação é fator decisivo para o tratamento seguro e eficaz com insulina subcutânea, prevenindo as lipodistrofias e o descontrole glicêmico. Considerando as recomendações da Sociedade Brasileira de Diabetes com relação ao esquema de rodízio do local da aplicação da insulina, o profissional de enfermagem deve orientar o paciente e seus familiares, dentre outras, que


I. é necessário dividir cada região recomendada para aplicação em pequenos quadrantes. As aplicações, nesses quadrantes, devem ser espaçadas em pelo menos 1 cm entre eles, e seguir em sentido horário a cada aplicação.

II. para mais de duas aplicações ao dia, uma única região poderá ser usada, sem haver a necessidade de alternar os quadrantes de aplicação no mesmo dia.

III. para múltiplas aplicações, recomenda-se fixar uma região para cada horário, alternar entre os quadrantes da mesma região, usar os lados direito e esquerdo dos locais indicados para aplicação.

IV. é recomendado evitar o mesmo ponto de aplicação durante 14 dias.


Está correto o que se afirma APENAS em

Ver Comentários

Q238618 - FCC Técnico de enfermagem 2017

Durante a assistência de enfermagem a um paciente adulto recebendo terapia anticoagulante preventiva com heparina de baixo peso molecular por via subcutânea, alguns cuidados devem ser observados. Dentre eles,
Ver Comentários

Q238945 - UEM Técnico de enfermagem 2017

Homem, 52 anos, diabético, está internado na Clínica Médica e deve receber 20UI de Insulina NPH. Na instituição, está disponível Insulina NPH em frascoampola com 100UI/mL, mas, tendo em vista que acabou o estoque da seringa de insulina e que deverá ser utilizada seringa de 3mL, quantos mL deverão ser administrados? 
Ver Comentários

Q238955 - UEM Técnico de enfermagem 2017

Mulher, 43 anos, internada na Unidade de Terapia Intensiva, irá iniciar profilaxia para tromboembolismo venoso com Heparina 5000UI, via subcutânea, a cada 8 horas. Na instituição, está disponível apenas Heparina em frasco-ampola com 25.000UI/5mL. Assinale a alternativa mais adequada para administração dessa medicação.
Ver Comentários