Questões de concursos sobre "Medicação Endovenosa" | Enfermagem - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Medicação Endovenosa que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q232413 - VUNESP Enfermeiro 2016

A única solução permitida na mesma via em que é administrado um hemocomponente é
Ver Comentários

Q232569 - AOCP Enfermeiro 2018

São vias de administração de imunobiológicos, EXCETO a via
Ver Comentários

Q232666 - FCC Enfermeiro 2018

Para garantir uma terapia intravenosa segura e bem sucedida o profissional de enfermagem deve conhecer os tipos de soluções a serem infundidas. Considerando a classificação das soluções que tem como padrão a concentração sanguínea, relacione o número da coluna da esquerda (Concentração) com a solução correspondente na coluna da direita (Solução).


Concentração

I. Solução Hipotônica

II. Solução Isotônica

III. Solução Hipertônica


Solução

( ) Solução de Cloreto de Sódio a 0,9%

( ) Soro Glicosado a 10%

( ) Solução de Ringer Lactato

( ) Água Destilada

( ) Soro Glicosado à 2,5%

( ) Albumina 25%


A sequência correta, de cima para baixo, consta em

Ver Comentários

Q232857 - UPENET/IAUPE Analista de Saúde 2014

Sobre a administração parenteral por via endovenosa, assinale a alternativa CORRETA.
Ver Comentários

Q233514 - FUMARC Enfermeiro do Trabalho 2018

De acordo com Brunner & Suddarth 2016, no que tange às diretrizes para o início de uma infusão intravenosa periférica, a ação de enfermagem e a justificativa para tal estão corretas, EXCETO em:
Ver Comentários

Q234497 - FUNCAB Enfermeiro 2016

A utilização da prostaglandina E1(PGE1) em RN modificou drasticamente os resultados do tratamento das cardiopatias congênitas. A PGE1 tem ação dilatadora sobre o tecido do canal arterial até o final da quarta semana de vida. A via de administração recomendada dessa droga, é:
Ver Comentários

Q234676 - UPENET/IAUPE Enfermeiro 2017

Os medicamentos são normalmente utilizados para controlar as doenças. Sobre administração de medicamentos, analise as afirmativas abaixo:


I. O tecido subcutâneo é tão ricamente suprido por sangue quanto os músculos e, por esse motivo, a absorção por essa via é mais rápida.

II. O músculo ventro-glúteo corresponde ao glúteo médio; é um músculo profundo, afastado de nervos e vasos sanguíneos importantes e, por esse motivo, torna-se um local seguro para a administração de medicamentos.

III. A técnica em Z é utilizada para minimizar a irritação local da pele, vedando o medicamento no tecido muscular (assim o medicamento não consegue escapar do tecido muscular).

IV. A via intravenosa é utilizada, quando é necessário se estabelecer nível terapêutico sanguíneo constante.


Está CORRETO, apenas, o que se afirma em

Ver Comentários

Q235146 - IADES Enfermeiro 2017

A administração de fármacos e soluções por cateteres, sondas e seringas é prática de enfermagem comum, que pode ser desenvolvida em ambientes de atendimento à saúde. A infusão de soluções em vias erradas, como soluções que deveriam ser administradas em sondas enterais serem realizadas em cateteres intravenosos, em razão da possibilidade de conexão errada, é um evento frequente, porém pouco documentado, que pode causar graves consequências e até a morte do paciente. Com base nessas informações, no que tange à assistência de enfermagem na infusão de soluções e medicamentos parenterais, assinale a alternativa que apresenta a medida a ser adotada. 
Ver Comentários

Q235933 - UFTM Técnico de enfermagem 2018

O cateter port-a-cath é um tipo de cateter venoso central totalmente implantado, comumente utilizado em pacientes oncológicos. Consiste em um pequeno reservatório de plástico ou metal inserido numa grande veia, colocado sob a pele do tórax ou braço durante procedimento cirúrgico. 



Anatomicamente, conforme a figura acima, em qual acesso vascular está inserido o cateter port-a-cath:
Ver Comentários

Q236459 - FCC Técnico de enfermagem 2018

O técnico de enfermagem deve administrar uma medicação por via endovenosa. Contudo, a medicação foi preparada/diluída por outro profissional de saúde devidamente capacitado. Nessa situação hipotética, o técnico de enfermagem, seguindo as orientações do Conselho Federal de Enfermagem, deve: 
I. Antes de administrar, checar a integridade da embalagem, a coloração da droga e a possível presença de corpos estranhos, bem como a validade do medicamento. II. Estar ciente que os profissionais envolvidos nessa tarefa, compartilham da responsabilidade do cuidado. III. Recusar-se a administrar o medicamento caso não encontre todas as informações necessárias para a garantia de uma prática segura, para si e para o paciente. IV. Recusar-se a realizar o procedimento, pois todo medicamento deve ser administrado pelo profissional da saúde que realizou o preparo/diluição.
Está correto o que se afirma APENAS em
Ver Comentários