As informações sobre as Infecções Hospitalares, ou Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) servem para melhorar a gestão do risco e incluem dados sobre
As infecções sanguíneas relacionadas aos cateteres venosos são causa de morbimortalidade nosocomiais, e quando estes são instalados em Unidade de Terapia Intensiva – UTI, são responsáveis por infecções mais graves, cuja incidência é mais elevada devido ao maior tempo de permanência, maior colonização com a flora hospitalar e maior manipulação. Considerando que esses acessos vasculares são temporários ou provisórios e têm vida curta, qual das complicações abaixo é a mais frequente de ocorrer?
É fortemente recomendado realizar a vigilância de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde - IRAS com definições padronizadas em UTI. Essa ação pode tornar-se uma importante aliada na avaliação da qualidade da assistência. Em relação às técnicas de limpeza, desinfecção e esterilização de materiais e equipamentos utilizados em ventilação mecânica, analise as afirmativas e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas. ( ) O processo de limpeza deve sempre preceder a desinfecção ou a esterilização dos produtos ou equipamentos de assistência ventilatória. ( ) Produtos ou equipamentos utilizados em procedimentos invasivos com penetração em pele e em mucosas adjacentes, incluindo todos os materiais que estejam diretamente conectados com essas regiões, devem, obrigatoriamente, ser esterilizados. ( ) Produtos ou equipamentos para a saúde que entram em contato com mucosas íntegras colonizadas exigem, no mínimo, uma desinfecção de alto nível. Os nebulizadores, os umidificadores, os inaladores e os circuitos respiratórios são exemplos desses tipos de produtos ou equipamentos. ( ) Cânulas de intubação e sonda de aspiração devem ser descartadas após o uso. Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.
Seguindo as recomendações da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), bem como da ANVISA, uma instituição de saúde resolveu adotar algumas medidas para prevenir infecções.
Dentre essas medidas, está a troca de equipo de administração intermitente a cada:
A CCIH é um órgão de assessoria à autoridade máxima da instituição e de planejamento e normatização das ações de controle de infecção hospitalar. São competências da CCIH, EXCETO:
A enfermeira Joana do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar organizou um calendário de visita, no mínimo semanal, a cada clínica e unidade de terapia intensiva, que consistia em entrevistar o enfermeiro(a) do serviço, revisar prontuários - se necessário - e registrar, o mais precocemente possível, situações de maior risco ou que causem impacto para infecção.