Questões de concursos sobre "HIV/AIDS" | Enfermagem - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre HIV/AIDS que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q232240 - ICAP Enfermeiro 2016

Os fatores que aumentam o risco de transmissão do HIV numa relação heterossexual são:


1. Alta viremia (durante a fase da infecção primária e na imunodeficiência avançada).

2. Relação anal receptiva.

3. Relação sexual durante a menstruação.

4. Presença de outra DST.


Aponte a alternativa correta:

Ver Comentários

Q232256 - IADES Enfermeiro 2018

O Ministério da Saúde indica um roteiro de aspectos que devem ser abordados, nos primeiros atendimentos, ao paciente que vive com HIV/AIDS. Em relação a esse roteiro, assinale a alternativa que apresenta temas inclusos na abordagem de risco.
Ver Comentários

Q232796 - UPENET/IAUPE Analista de Saúde 2014

No Brasil, estima-se que 0,4% das gestantes sejam soropositivas para HIV e que a maior parte dos casos de transmissão vertical do HIV ocorra durante o trabalho de parto e parto propriamente dito. Sobre isso, analise as afirmativas abaixo:  
I. A carga viral elevada é destacada como principal fator de risco para transmissão vertical do HIV. II. O diagnóstico definitivo da infecção pelo HIV deve ser informado à puérpera que foi submetida ao teste rápido de HIV após a alta hospitalar, durante a 1ª consulta de pós-natal. III. A cesárea eletiva deve ser realizada na 38ª semana de gestação, a fim de evitar que a gestante entre em trabalho de parto, ou ocorra a ruptura prematura das membranas. IV. O clampeamento do cordão umbilical deverá ser realizado imediatamente após a retirada do RN, e, em seguida, iniciar a primeira dose do AZT oral, ainda na sala de parto ou nas primeiras 6 horas após o nascimento. V. Após o parto, recomenda-se a utilização de cabergolina para inibição de lactação, sem que seja necessário o enfaixamento das mamas.
Estão CORRETAS apenas
Ver Comentários

Q232828 - UPENET/IAUPE Analista de Saúde 2014

No Brasil, estima-se que 0,4% das gestantes sejam soropositivas para o HIV. A patogênese da transmissão vertical do HIV está relacionada a múltiplos fatores, quais sejam:
Ver Comentários

Q233866 - FCC Enfermeiro 2014

Um adolescente vivendo com HIV/AIDS e em tratamento com Efavirenz, medicamento considerado inibidor da transcriptase reversa não análogo de nucleosídeos, necessita ser orientado quanto aos aspectos da ingestão de alimentos. Uma orientação adequada é quanto a
Ver Comentários

Q233916 - CESGRANRIO Enfermeiro do Trabalho Júnior 2018

Segundo orientação do Ministério da Saúde, nos casos de violência sexual, relação sexual desprotegida, sem o uso de camisinha ou por rompimento da mesma, além da possível ocorrência de acidente ocupacional com instrumentos perfurocortantes ou por contato direto com material biológico contaminado, está indicada a Profilaxia Pós-Exposição ao HIV, mais conhecida pela sigla PEP. 
Trata-se de uma medida de prevenção à infecção pelo HIV, que consiste no uso de medicação com antirretrovirais em até
Ver Comentários

Q234014 - UFU-MG Enfermeiro 2018

Os medicamentos usados na terapia antirretroviral (TARV) pertencem a seis classes de fármacos, que interferem na replicação do HIV em seis pontos diferentes do processo.


Associe corretamente as três colunas com o nome do medicamento, o ponto de ação no processo de replicação do vírus e os possíveis efeitos adversos, respectivamente.



Assinale a alternativa correta.

Ver Comentários

Q234784 - IBFC Professor - Enfermagem 2013

Um paciente está sendo atendido na Unidade Básica de Saúde, com história de ter realizado sexo sem camisinha por mais de 60 dias com uma pessoa desconhecida. Nesse caso, é indicado____________________________________ . Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
Ver Comentários

Q235150 - IADES Enfermeiro 2017

O número de indivíduos infectados e a importância da infecção pelos vírus linfotrópicos de células T humanas tipo I e II (HTLV-I/II) tornam esses vírus um importante problema de saúde pública no Brasil. A triagem para o HTLV em bancos de sangue no País tornou-se obrigatória em novembro de 1993, sendo significativa a prevalência média do HTLV não só em nossa população de doadores, mas sobretudo na população geral. Assinale a alternativa que indica duas doenças que estão claramente associadas ao vírus linfotrópico de células T humano Tipo 1 (HTLV-I). 
Ver Comentários

Q235431 - UFMT Enfermeiro 2017

Em relação ao quadro clínico de sinais e sintomas da AIDS, assinale a afirmativa correta.
Ver Comentários