Questões de concursos sobre "Hipertensão Arterial Sistêmica" | Enfermagem - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Hipertensão Arterial Sistêmica que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q232215 - ICAP Enfermeiro 2016

A hipertensão severa é passível de ser prevenida se atuarmos em diversos pontos do tratamento e do cuidado a pessoas hipertensas. As modificações de estilo de vida para o controle da hipertensão baseiam-se em alguns pontos principais:


I. Redução do peso.

II. Adoção do plano de dieta DASH (dietary approaches to stop hypertension).

III. Redução do sódio na dieta.

IV. Moderação no consumo de álcool.


Aponte a alternativa correta:

Ver Comentários

Q232450 - COMPERVE Enfermeiro 2018

Um senhor de 54 anos apresentou parada cardiopulmonar e foi submetido a ressuscitação com êxito. Nesse caso, uma das metas hemodinâmicas aconselhadas para os pacientes após ressuscitação, de acordo com os Destaques da American Heart Association 2015, é evitar e corrigir imediatamente a hipotensão, ou seja, a pressão arterial média inferior a 65 mmHg e a pressão arterial sistólica inferior a
Ver Comentários

Q232472 - COMPERVE Enfermeiro 2018

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é um problema grave de saúde pública no Brasil e no mundo. Ela é um dos mais importantes fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, cerebrovasculares e renais. Sobre o processo de rastreamento e diagnóstico da hipertensão arterial, analise as afirmações a seguir.


I A presença de sintomas deve ser considerada como fator decisivo para a adoção de conduta, pois o indivíduo assintomático sem fatores de riscos presentes provavelmente não é hipertenso.

II A primeira verificação deve ser realizada especificamente no braço esquerdo e esse braço deve ser utilizado como referência nas próximas medidas.

III A presença ou não de sintomas não deve ser considerada como fator decisivo para a adoção de conduta, ou seja, mesmo indivíduo assintomático e com inúmeros fatores de riscos presentes deve ter seu risco definido e, a partir do grau, ter seu acompanhamento estabelecido.

IV O seguimento do hipertenso não deve estar apenas vinculado com a medida da pressão, devendo-se sempre avaliar os fatores de risco. Mais importante que o diagnóstico de hipertensão é a somatória dos fatores de risco e sua interação, ou seja, a avaliação global do risco cardiovascular.


Estão corretas as afirmativas

Ver Comentários

Q234157 - CS-UFG Enfermeiro 2018

A tríade de Cushing, classicamente associada a quadros de descompensação da hipertensão intracraniana, que indica possibilidade iminente de herniação, resulta da compressão do tronco cerebral, sendo caracterizada pelos seguintes sinais clínicos:
Ver Comentários

Q234447 - FUNCAB Enfermeiro 2010

Segundo o Manual de Hipertensão arterial e Diabetes mellitus do Ministério da Saúde, o limite escolhido para definir HipertensãoArterial é o de:
Ver Comentários

Q234528 - UFES Enfermeiro 2016

Em relação à Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e ao Diabetes Mellitus (DM), é INCORRETO afirmar:
Ver Comentários

Q234692 - UPENET/IAUPE Enfermeiro 2017

Sobre Hipertensão Arterial, é CORRETO afirmar que
Ver Comentários

Q235079 - IBFC Enfermeiro 2016

Sobre o tratamento medicamentoso da hipertensão arterial sistêmica (HAS), leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. Os diuréticos são pelo menos tão eficazes quanto outras opções anti-hipertensivas para prevenir eventos cardiovasculares em ampla gama de condições, como gravidade de hipertensão, idade, gênero, raça e presença de comorbidades (eventos clínicos prévios e diabetes mellitus).

II. Indica-se o uso de betabloqueadores como droga de primeira linha no tratamento da HAS.

III. Com a redução de 5 mmHg na pressão diastólica ou 10mmHg na pressão sistólica, há redução aproximada de 25% no risco de desenvolver cardiopatia isquêmica e de 40% no risco de apresentar AVC (acidente vascular cerebral).

IV. Antes de substituir o anti-hipertensivo que se mostra ineficaz, deve-se garantir o uso de doses adequadas.

V. A ocorrência de efeitos adversos significativos ou continuada ineficácia não indicam a necessidade de substituição do medicamento, e sim o uso de doses mais altas.

Estão corretas as afirmativas:

Ver Comentários

Q235089 - IF Sertão - PE Enfermeiro 2016

A hipertensão arterial grave pode levar a situações de emergência graves. Quais das situações clínicas abaixo não são consequências diretas da hipertensão arterial.
Ver Comentários

Q235268 - CONSULPLAN Enfermeiro do Trabalho 2017

“Colaborador de empresa procurou o serviço de enfermagem do trabalho para mensuração de pressão arterial. O mesmo relatou que está passando mal, com cefaleia e visão turva. Após o exame, constata-se que a pressão arterial deste senhor encontra-se a 150 x 90 mmHg.” Baseado nas novas Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia (2016), este senhor é classificado como:

Ver Comentários