A avaliação neurológica simplificada na hanseníase adotada no Brasil, envolve a avaliação de nervos e serve de subsídio para a determinação do grau de incapacidade, que é um importante achado clínico funcional do paciente e indicador epidemiológico. Quanto a interpretação do Grau de Incapacidade na hanseníase, assinale a afirmativa correta.
Durante avaliação de contato domiciliar de paciente com hanseníase paucibacilar, com 5 anos de idade e sexo feminino, o enfermeiro não identificou nenhum sinal sugestivo de hanseníase durante o exame dermatoneurológico, e durante a inspeção verificou a presença de 1 cicatriz vacinal prévia de BCG. Em relação ao caso acima, assinale a afirmativa que possui a conduta correta do caso.
A hanseníase é uma doença de diagnóstico substancialmente clínico e epidemiológico, que possui exames laboratoriais complementares em sua investigação. Quanto aos exames complementares na avaliação da hanseníase, assinale a alternativa correta.
Paciente chega à Unidade Básica de Saúde (UBS) com história de lesões na pele, com alteração da sensibilidade térmica e dolorosa. É provável que esse paciente tenha qual doença?
As diretrizes operacionais da Estratégia Global Aprimorada para redução adicional da carga da hanseníase (período do plano: 2011-2015) apontam para importância da distinção entre uma recidiva e uma reação hansênica. Diversos critérios podem ajudar a distingui-las, sendo que uma delas está descrita, respectivamente, em
Homem, 62 anos, apresenta diagnóstico confirmado para hanseníase. Durante anamnese e exame físico, o(a) enfermeiro(a) constata sinais e sintomas. Dentre os achados relacionados a seguir, assinale a alternativa correta de acordo com essa patologia.
A hanseníase é uma doença infecciosa, crônica, de grande importância para a saúde pública devido à sua magnitude e seu alto poder incapacitante. Com relação à hanseníase, marque a opção que apresenta a classificação do agente etiológico responsável pela doença e sua forma de transmissão, respectivamente.