Questões de concursos sobre "Gestão de Processos e Equipes de Trabalho" | Enfermagem - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Gestão de Processos e Equipes de Trabalho que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q232288 - IADES Enfermeiro 2018

A sequência dinâmica e sistematizada de ações necessárias e suficientes para a construção, o desempenho e a validação do trabalho da equipe de enfermagem, agregando intervenções específicas, ações complementares e interdependentes do conjunto multiprofissional, desenvolvidas em contextos institucionais peculiares, é o conceito vigente no âmbito das exigências de trabalho em enfermagem para a (o)
Ver Comentários

Q232462 - COMPERVE Enfermeiro 2018

Um enfermeiro, integrante da equipe de saúde de um hospital universitário, desenvolve, dentre outras atividades, a visita ou ronda com o médico de plantão, ministra palestra para os pacientes com diabetes e hipertensão e participa de grupos de apoio à família. De acordo com Potter (2013), essas ações indicam que o enfermeiro entrou na zona de espaço pessoal e toque do paciente denominada
Ver Comentários

Q232611 - FCC Enfermeiro 2018

No dimensionamento de enfermagem, o índice de segurança técnica consiste em um acréscimo no quantitativo de pessoal por categoria para cobertura das ausências previstas e não previstas ao serviço. São consideradas ausências NÃO previstas:
Ver Comentários

Q232875 - UPENET/IAUPE Analista de Saúde 2014

Sobre gerência e competência do Enfermeiro, analise as afirmativas abaixo:  
I. O gerenciamento realizado pelo enfermeiro é resultado da composição histórica da força de trabalho em enfermagem que sempre promoveu sua divisão técnica e social. A gerência configurada como instrumento do processo do cuidar pode ser entendida como um processo de trabalho. II. A tomada de decisão é uma das responsabilidades do enfermeiro, objetivando o uso apropriado, a eficácia e o custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e práticas. III. A liderança é uma das principais competências do enfermeiro, uma vez que, no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem-estar da comunidade. IV. Na gerência, a competência comunicacional é essencial, visto que para organizar é indispensável comunicar-se, a fim de estabelecer metas, canalizar energias e identificar e solucionar problemas.
Está CORRETO o que se afirma em
Ver Comentários

Q233016 - COMPERVE Enfermeiro do Trabalho 2018

No campo dos sistemas de saúde, os debates acerca da educação e desenvolvimento dos recursos humanos levaram a contrastar os paradigmas das denominadas “Educação Continuada” e “Educação Permanente”. O enfoque da Educação Permanente representa uma importante mudança na concepção e nas práticas de capacitação dos trabalhadores. Nesse sentido, a Educação Permanente
Ver Comentários

Q233144 - FGV Enfermeiro 2018

Durante uma reunião de trabalho foram apresentadas diversas reclamações, todas direcionadas a um determinado gestor e que, em linhas gerais, diziam respeito ao seu estilo de liderança, classificado pela maioria como sendo totalmente autocrático.


Com base nos estilos básicos de liderança, pode-se afirmar que uma das características da liderança autocrática é:

Ver Comentários

Q233837 - FCC Enfermeiro 2014

Atualmente, observa-se uma mudança de paradigmas nas organizações, cujo foco da produtividade tem-se voltado estrategicamente para área de recursos humanos, ou Gestão de Pessoas. Reconhecendo no ser humano como valioso capital, parceiro influenciador de crescimento e transformação, cabe à organização refletir sobre os processos de recrutamento e seleção, treinamento, desenvolvimento e avaliação de desempenho dos colaboradores. 

Analisando os diversos processos associados à Gestão de Pessoas no contexto das organizações, no que diz respeito à enfermagem, o enfermeiro deve compreender as interfaces e especificidades de cada processo e saber que
Ver Comentários

Q233841 - FCC Enfermeiro 2014

Nos processos de gestão, podem ocorrer incertezas diante de algumas situações em que o enfermeiro gestor precisa tomar decisões. Para auxiliar no processo decisório foram desenvolvidos instrumentos que organizam as informações e direcionam a escolha, tais como,
Ver Comentários

Q234222 - COMPERVE Enfermeiro 2018

Uma senhora de 72 anos de idade, evangélica e costureira está internada na unidade de tratamento de câncer de um hospital, há sete dias. A idosa relatou a enfermeira o desejo de receber a visita do pastor de sua igreja. A enfermeira avaliou a solicitação e atendeu a necessidade espiritual da paciente. Nesse caso, a interação entre a profissional e a paciente ocorreu no nível de comunicação
Ver Comentários

Q234799 - IBFC Professor - Enfermagem 2013

Considerando o dimensionamento de pessoal da equipe de enfermagem, leia as frases abaixo e marque (F) se a afirmativa for falsa e (V) se for verdadeira. Em seguida, assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.


( )Tem a finalidade de calcular a quantidade de funcionários por categoria requerida para atender as necessidades de assistência de enfermagem.

( ) O índice de segurança técnica (lST) significa o percentual para a cobertura de ausências que não são previstas.

( ) A Resolução do COFEN, em vigência, estabelece que o quantitativo de profissionais estabelecido deverá ser acrescido de um índice de segurança técnica (IST), não inferior a 30% do total.

( ) Segundo Gaidzinski, são etapas do método de dimensionamento de pessoal de enfermagem: carga de trabalho da unidade, índice de segurança do paciente (IST) e tempo efetivo de trabalho.

Ver Comentários