Q237546 - INSTITUTO AOCP Técnico de enfermagem 2018
Referente à fisiologia respiratória, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. A respiração é a troca de oxigênio e dióxido de carbono durante o metabolismocelular. As vias respiratórias transferem oxigênio da atmosfera para o alvéolo, onde o oxigênio é trocado por dióxido de carbono.
II. Através da membrana alvéolo-capilar, o oxigênio transfere-se para o sangue, e o dióxido de carbono transfere-se do sangue para os alvéolos.
III. O trabalho respiratório é o esforço necessário para expandir e contrair os pulmões. Na respiração saudável, a respiração do indivíduo é calma e realizada com o mínimo de esforço.
IV. Surfactante é um produto químico produzido nos pulmões que tem a função de diminuir a retração elástica dos pulmões e do tórax.
V. A atelectasia auxilia na troca normal de oxigênio e dióxido de carbono.
Como é chamado o processo de movimento dos gases para dentro e para fora do pulmão?
Q238620 - Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ Enfermeiro 2016
Uma condição grave, com risco de vida iminente, caracterizada pelo acúmulo anormal de líquido no tecido pulmonar e/ou espaço alveolar, evidencia o seguinte distúrbio pulmonar:
No prontuário do paciente X está anotado que ele apresenta ortopneia; e no do paciente Y, respiração estertorosa. Essas terminologias respiratórias designam, respectivamente,
Para que a respiração ocorra, é necessário o funcionamento coordenado dos sistemas respiratório e cardiovascular. O sistema respiratório é composto por estruturas envolvidas na ventilação e na troca gasosa. Sobre essas estruturas, analise as sentenças a seguir.
I. Os alvéolos são estruturas onde acontece a troca gasosa, em que o oxigênio e o dióxido de carbono são transferidos entre o ar e o sangue. II. A faringe é considerada como uma estrutura de função dupla, servindo tanto como passagem do ar, quanto como de alimentos e líquidos. III. O surfactante alveolar, produzido pelas células alveolares do tipo II, tem como principal função impedir o colapso dos alvéolos. IV. As paredes alveolares são compostas por uma camada espessa de músculo liso, o que garante a contração dessas estruturas para facilitar a troca gasosa. V. Os capilares pulmonares são considerados vasos de baixo fluxo e alta pressão, o que possibilita maior taxa de troca gasosa. Estão corretas apenas as afirmações
O enfermeiro ao atender um paciente percebe alteração no seu padrão respiratório, representado pela figura abaixo. Este padrão respiratório é chamado de:
“Paciente apresenta derrame pleural esquerdo não drenado.” Pensando em melhorar a relação ventilação perfusão, em que decúbito este paciente deve ser colocado?
Em um programa de reabilitação pulmonar, baseado em treinamento físico, que efeito fisiológico é um dos responsáveis pela redução da hiperinsuflação dinâmica em pacientes com DPOC?