Questões de concursos sobre "Fisiologia do Sistema Cardiovascular" | Enfermagem - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Fisiologia do Sistema Cardiovascular que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q234311 - CETAP Enfermeiro 2010

Quando uma aorta comprometida pela aterosclerose desenvolve-se e há uma laceração na camada íntima ou há degeneração na camada média, resultando em uma dissecção, qual tratamento deve ser realizado?
Ver Comentários

Q234336 - CETAP Enfermeiro 2010

Quando falamos em Hipertensão Arterial Sistêmica é INCORRETO afirmar que:
Ver Comentários

Q234480 - INSTITUTO AOCP Enfermeiro 2015

Em relação ao protocolo de heparinização durante a circulação extracorpórea, é correto afirmar que 
Ver Comentários

Q234481 - INSTITUTO AOCP Enfermeiro 2015

Após qualquer alteração na ventilação do oxigenador, os gases arteriais devem ser analisados. Relacione o resultado da gasometria com a conduta a ser tomada e assinale a alternativa com a sequência correta.


1. PO2 alta (acima de 200mmHg).

2. PO2 baixa (abaixo de 100mmHg).

3. PCO2 baixa (abaixo de 35 mmHg).

4. PCO2 alta (acima de 40mmHg).


( ) Aumentar o fluxo do gás.

( ) Aumentar a FiO2.

( ) Reduzir o fluxo do gás.

( ) Reduzir a FiO2.

Ver Comentários

Q234482 - INSTITUTO AOCP Enfermeiro 2015

Assim que se estabiliza a perfusão uma amostra do sangue arterial deve ser analisada e os valores do PO2 e do PCO2 indicarão a necessidade de alterações da ventilação do oxigenador. Os ajustes devem ser feitos em alterações na concentração de oxigênio e no fluxo do gás, nos limites que variam 
Ver Comentários

Q234484 - INSTITUTO AOCP Enfermeiro 2015

O método de drenagem do sangue venoso de um paciente que é drenado pela linha venosa e coletado no reservatório venoso, é conhecido como 
Ver Comentários

Q234486 - INSTITUTO AOCP Enfermeiro 2015

O reservatório arterial é o compartimento do oxigenador em que o sangue oxigenado e desborbulhado é coletado para reinfusão no paciente. Em relação a este componente da circulação extracorpórea, assinale a alternativa correta. 
Ver Comentários

Q234487 - INSTITUTO AOCP Enfermeiro 2015

A perfusão, com frequência, é acompanhada de dificuldades com a hemostasia e a coagulação, mesmo após a neutralização adequada da heparina administrada para o procedimento. Qual é o percentual aceitável para uma coagulação adequada, após a circulação extracorpórea? 
Ver Comentários

Q234488 - INSTITUTO AOCP Enfermeiro 2015

O sangue, ao entrar em contato com outra superfície que não vasos ou superfícies internas do coração, inicia um processo de coagulação. Paciente, 48 anos, 80 Kg, será submetido à Revascularização do Miocárdio com CEC. Para iniciar a anticoagulação a fim de que o procedimento de circulação extracorpórea seja realizado, deverá ser feita uma dose de heparina, imediatamente antes da inserção das cânulas arterial e venosa, na dose de 
Ver Comentários

Q234489 - INSTITUTO AOCP Enfermeiro 2015

Na circulação normal, o sangue venoso chega ao átrio direito, segue para o ventrículo direito e é bombeado aos pulmões através da artéria pulmonar. Na circulação extracorpórea, o sangue venoso é desviado do coração e do pulmão por meio da canulação de qual vaso? 
Ver Comentários