Q232542 - IADES Enfermeiro Obstetra 2018
De acordo com o sistema de classificação de pacientes (SCP), para cuidados de alta dependência, deve haver, além dos auxiliares e (ou) técnicos de enfermagem, a proporção mínima de
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Estrutura Organizacional dos Serviços de Enfermagem e Gerenciamento do Trabalho que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
De acordo com o sistema de classificação de pacientes (SCP), para cuidados de alta dependência, deve haver, além dos auxiliares e (ou) técnicos de enfermagem, a proporção mínima de
O auxiliar de enfermagem executa as atividades auxiliares, de nível médio, atribuídas à equipe de enfermagem, cabendo-lhe
O profissional responsável pelo gerenciamento de recursos materiais de uma unidade de saúde precisa decidir o quanto de um determinado material de consumo deve ser comprado. Nessa situação, a estimativa do material a ser comprado depende
A equipe de enfermagem, ao término de um treinamento, realizou a avaliação de reação. Os itens desse tipo de avaliação são considerados indicadores de
Compete à Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) de um hospital elaborar, implementar, manter e avaliar o programa de infecção hospitalar, adequado às características e necessidades da Instituição (SOBECC. Diretrizes de práticas em enfermagem cirúrgica e processamento de produtos para a saúde. Barueri: Manole, 2017).
Sobre tais competências apresentam-se proposições com ações a serem executadas:
I. Adequação, implementação e supervisão das normas e rotinas técnico-operacionais, visando à prevenção e controle das infecções hospitalares.
II. Programa de educação continuada ao quadro de funcionários do setor e demais profissionais da Instituição, no que diz respeito à prevenção e controle de infecções hospitalares.
III. Controle e uso racional de antimicrobianos, germicidas e materiais médico-hospitalares.
IV. Realização de investigação epidemiológica de casos e surtos protocolares e respectivas implantações de medidas de controle após avaliação da Vigilância Sanitária.
Apresentam ações relacionadas às atividades do Enfermeiro Responsável Técnico(a) da CCIH e sua equipe:
A participação da Equipe de Enfermagem no processo de gerenciamento de recursos materiais nos Serviços de Saúde se torna indispensável pelo fato de estabelecer critérios objetivos de indicação técnica do uso de materiais, determinar a quantidade e qualidade de materiais e estabelecer medidas de controle e avaliação.
A estimativa do material a ser comprado para uma Unidade de Internação pode ser estimada pela seguinte expressão:
CM = CMM + ES
Legenda:
CM: cota mensal.
CMM: consumo médio mensal (média dos valores do material utilizado nos últimos meses dividido pelo número de meses).
ES: estoque de segurança (nesse caso, considerar 20% do CMM).
Fonte: LEITE, M. M. J.; MARTINI, J. G.; FELLI, V. E. A. Programa de Atualização em Enfermagem: saúde do adulto. PROENF. Associação Brasileira de Enfermagem. Porto Alegre: Artmed/Panamericana Editora, 2006.
Com base no exposto acima, analise a cota mensal para a previsão de consumo do seguinte material:
A cota mensal de cateter nasal é:
Considerando que a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) deve ser realizada em todos os ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de enfermagem (Resolução COFEN no358/2009), analise as afirmativas abaixo e julgue-as verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Intervenções de Enfermagem (planejamento) podem ser direcionadas ou não pelos Diagnósticos de Enfermagem.
( ) A fase da Implementação compete exclusivamente ao técnico de enfermagem.
( ) Na etapa da Avaliação de Enfermagem verifica-se a necessidade de modificar ou não o plano de cuidados.
( ) Nursing Outcomes Classification (NOC) denomina e descreve as intervenções que os enfermeiros executam.
( ) A taxonomia da NANDA (North American Nursing Diagnosis Association) refere-se à única possibilidade para o estabelecimento dos Diagnósticos de Enfermagem.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
As definições ou entendimentos do que sejam a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e o Processo de Enfermagem (PE) dependem do referencial utilizado pelos diferentes autores, ora sendo tratados como sinônimos, ora como conceitos distintos. A respeito dos conceitos de SAE e PE, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) A Resolução COFEN nº 358/2009, que dispõe sobre a SAE e a implementação do PE em todos ambientes em que ocorre o cuidado profissional de enfermagem, adota-os como sinônimos.
( ) A compreensão desses conceitos como sinônimos ou como termos divergentes fica a critério das instituições de saúde, de acordo com o referencial teórico adotado, sem impacto no processo de trabalho da enfermagem.
( ) No Brasil, o PE foi introduzido por Wanda de Aguiar Horta, que o definiu como a dinâmica das ações sistematizadas e inter-relacionadas, visando a assistência ao ser humano.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Durante a aplicação do Processo de Enfermagem (PE), na coleta de dados o enfermeiro obtém dados subjetivos e objetivos das pessoas de que cuida, de forma deliberada e sistemática. As características interpessoais e físicas e a estruturação da coleta de dados, a natureza da informação e as competências cognitivo-perceptuais do enfermeiro influenciam essa etapa do PE. Gordon (1993) descreve quatro tipos de coleta de dados. Assinale a alternativa que apresenta o encaminhamento utilizado na avaliação focalizada.
O processo de trabalho do enfermeiro engloba cinco dimensões: assistência, gerência, ensino, pesquisa e participação política. Sobre a dimensão educativa, é correto afirmar: