Questões de concursos sobre "Enfermagem em Oncologia" | Enfermagem - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Enfermagem em Oncologia que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q233676 - COMPERVE Enfermeiro 2018

Homem de 56 anos compareceu a UBS com queixa de úlcera persistente no prepúcio. A enfermeira avaliou que a úlcera envolvia a derme e epiderme, era superficial, friável e sensível à manipulação, apresentava exsudato em pouca quantidade (lesão úmida), com intenso processo inflamatório ao redor, dor e odor ocasionais. O usuário foi atendido pelo médico e referenciado ao serviço especializado para investigação diagnóstica de câncer de pênis.

Sobre o câncer de pênis, é correto afirmar que
Ver Comentários

Q233678 - COMPERVE Enfermeiro 2018

Homem de 56 anos compareceu a UBS com queixa de úlcera persistente no prepúcio. A enfermeira avaliou que a úlcera envolvia a derme e epiderme, era superficial, friável e sensível à manipulação, apresentava exsudato em pouca quantidade (lesão úmida), com intenso processo inflamatório ao redor, dor e odor ocasionais. O usuário foi atendido pelo médico e referenciado ao serviço especializado para investigação diagnóstica de câncer de pênis.

Tendo como base esse caso clínico, e de acordo com o estadiamento das lesões oncológicas proposto por Haisfield-Wolfee Baxendale-Cox,5 em 1999, a ferida descrita encontra-se em
Ver Comentários

Q234186 - COMPERVE Enfermeiro 2018

Homem de 73 anos de idade, hipertenso, apresentando histórico de perda ponderal de aproximadamente 5 Kg no último mês, queixando-se de dor em hipogástrio e retenção urinária há 4h, foi encaminhado pela unidade básica de saúde (UBS) para um hospital especializado onde se diagnosticou o adenocarninoma (câncer) de próstata, tendo sido realizada a ressecção transuretral (RTU) e orquiectomia.


Considerando o caso exposto, em relação a epidemiologia e a clínica do câncer de próstata, as evidências científicas mostram que
Ver Comentários

Q234276 - CONSULPLAN Consultor Legislativo 2018

De acordo com o INCA, “o câncer pode surgir em qualquer parte do corpo, mas alguns órgãos são mais afetados do que outros”. Excetuando os casos de câncer de pele não melanoma, o câncer mais frequente na população feminina brasileira corresponde ao câncer de:
Ver Comentários

Q234678 - UPENET/IAUPE Enfermeiro 2017

Considerando a análise da Linha de Cuidado do Câncer da Mama, recomendada pelo Ministério da Saúde do Brasil, assinale a alternativa CORRETA.
Ver Comentários

Q234695 - UPENET/IAUPE Enfermeiro 2017

Sobre Oncologia, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.


( ) A principal manifestação clínica dos tumores do Sistema Nervoso Central é o aumento da pressão intracraniana, provocando cefaleia, náuseas e vômitos. A convulsão também pode estar presente e vai depender da localização e da extensão do tumor.

( ) Os fatores genéticos/hereditários são de risco para o câncer de mama. Estão relacionados à presença de mutações em determinados genes transmitidos na família, especialmente o BRCA1 e BRCA2 (gene supressor de tumor). Mulheres com histórico de casos de câncer de mama em familiares consanguíneos e em idade jovem têm predisposição genética e são consideradas de risco elevado para a doença.

( ) A quimioterapia pode ser prescrita de forma isolada ou combinada com cirurgia e radioterapia. Tem a finalidade de adjuvância quando realizada após a cirurgia curativa. São cuidados de enfermagem ao paciente em tratamento quimioterápico: avaliar hemograma antes de iniciar a quimioterapia, avaliar sinais e sintomas de sangramento e evitar procedimentos invasivos.

( ) O antígeno carcinoembrionário (CEA) é dosado para acompanhar a progressão da doença e a resposta ao tratamento do câncer de pulmão. O tratamento desse tipo câncer envolve cirurgia, radioterapia e quimioterapia de forma isolada ou combinada.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.

Ver Comentários

Q234721 - NUCEPE Enfermeiro 2017

O enfermeiro tem papel primordial no monitoramento e tratamento de complicações dos pacientes oncológicos. A trombocitopenia é a causa mais comum de sangramento em clientes com câncer. Resulta frequentemente da depressão da medula óssea após determinados tipos de quimioterapia e radioterapia. São indicadores iniciais de diminuição dos níveis de plaquetas:
Ver Comentários

Q234786 - IBFC Professor - Enfermagem 2013

Em relação ao câncer de mama, leia as frases abaixo e a seguir assinale a alternativa que corresponde à resposta correta.


I. Dentre os fatores de risco, a idade constitui o fator mais importante. O risco de câncer de mama aumenta com a idade, com cerca de 70 a 80% dos tumores diagnosticados a partir dos 50 anos de idade.

II. O tabagismo é considerado um dos principais fatores de risco para câncer de mama; e a prática de atividade física é considerada um fator protetor.

III. O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de um nódulo, geralmente indolor, duro e irregular, mas há tumores que são de consistência branda, globosos e bem definidos.

IV. A mamografia é o único exame utilizado para rastreamento, com capacidade de detectar lesões não palpáveis e causar impacto na mortalidade por câncer de mama.


Estão corretas as frases:

Ver Comentários

Q234838 - FUNDEP (Gestão de Concursos) Enfermeiro 2014

É CORRETO afirmar que a enfermeira que cuida de uma paciente com 10 anos, que recebeu quimioterapia, deve intervir em teste laboratorial para qual valor?
Ver Comentários

Q234896 - COPEVE-UFAL Enfermeiro 2016

A Portaria nº 874/2013 institui a Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer na Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Qual alternativa informa sobre uma das competências das Secretarias de Saúde dos Estados? 
Ver Comentários