Disciplinas Enfermagem Doenças Sexualmente Transmissíveis Questões de concursos sobre "Doenças Sexualmente Transmissíveis" | Enfermagem - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q232244 - ICAP Enfermeiro 2016
Aponte a alternativa que não é considerada uma Doença Sexualmente Transmissível:
A)Sífilis.
B)Leishmaniose.
C)Tricomoníase.
D)Clamídia.
Responder
Q232338 - CCV-UFC Enfermeiro 2018
Quanto ao Calendário Nacional de Vacinação 2018 preconizado pelo Ministério da Saúde na proteção ao Papiloma Vírus Humano (HPV), marque a opção CORRETA.
A)A vacina HPV bivalente deverá ser aplicada na faixa etária de 11 a 14 anos para meninas e meninos, confere imunidade aos soros tipos de alto risco 6 e 14. Seu esquema compreende aplicação de 2 doses com intervalo de 6 meses.
B)A vacina HPV bivalente deverá ser aplicada na faixa etária de 11 a 14 anos para meninas e meninos, confere imunidade aos soros tipos de alto risco 6 e 11. Seu esquema compreende aplicação de duas doses com intervalo de 2 meses.
C)A vacina HPV quadrivalente deverá ser aplicada na faixa etária de 09 a 14 anos para meninas e meninos, confere imunidade aos soros tipos de baixo risco 6 e 11 e de alto risco 16 e 18. Seu esquema compreende aplicação de duas doses com intervalo de 6 meses.
D)A vacina HPV quadrivalente deverá ser aplicada na faixa etária de 09 a 14 anos para meninas e de 11 a 14 anos para meninos, confere imunidade aos sorotipos de baixo risco 6 e 11 e de alto risco 16 e 18. Seu esquema compreende aplicação de duas doses com intervalo de 6 meses.
E)A vacina HPV quadrivalente deverá ser aplicada na faixa etária de 09 a 14 anos para meninas e de 11 a 14 anos para meninos, confere imunidade aos soros tipos de baixo risco 6 e 11 e de alto risco 14 e 18. Seu esquema compreende aplicação de 2 doses com intervalo de 6 meses.
Responder
Q232344 - CCV-UFC Enfermeiro 2018
Em caso de suspeita de sífilis, os testes imunológicos são, certamente, os mais utilizados na prática clínica, dividindo-se em treponêmicos e não treponêmicos. Assinale a opção que cita os testes treponêmicos:
A)VDRL e TRUST
B)VDRL e ELISA/EQL
C)FTA-Abs e ELISA/EQL.
D)RPR e Teste Rápido (TR)
E)VDRL e Teste Rápido (TR)
Responder
Q232347 - CCV-UFC Enfermeiro 2018
Considerando que as atividades de educação em saúde são importantes para minimizar os casos de Infecção Sexualmente Transmissível (IST), assinale a opção correta.
A)As atividades educativas devem ser realizadas somente na atenção básica.
B)As atividades educativas devem ser realizadas somente para jovens em idade reprodutiva.
C)As atividades educativas devem abranger o uso correto e regular da camisinha feminina ou masculina.
D)As atividades educativas são dispensáveis junto às parcerias sexuais das gestantes, pois as mesmas já recebem orientações durante as consultas de pré-natal.
E)As atividades educativas voltadas para adultos jovens devem abordar apenas a sífilis evitando-se destacar as demais infecções sexualmente transmissíveis.
Responder
Q232348 - CCV-UFC Enfermeiro 2018
No que diz respeito à sífilis, assinale a opção correta.
A)As lesões por sífilis ocorrem frequentemente e em grande quantidade por volta do segundo ano da infecção.
B)A infecciosidade da sífilis por transmissão sexual ocorre raramente nos estágios iniciais da doença (sífilis primária e secundária).
C)A investigação da sífilis baseia-se não somente em sinais e sintomas, mas deve ser considerado o risco a que o indivíduo está exposto.
D)O rastreio para sífilis é fundamental para o controle da doença, apesar de que o diagnóstico precoce e o tratamento oportuno das pessoas infectadas e de suas parcerias sexuais não contribuem para interromper a cadeia de transmissão.
E)A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível, frequentemente sintomática nas mulheres, e, quando detectadas e tratadas, não levam a complicações mais graves, como sífilis congênita, Doença Inflamatória Pélvica, gravidez ectópica e infertilidade.
Responder
Q232352 - CCV-UFC Enfermeiro 2018
Sobre a testagem imunológica para diagnóstico de sífilis primária, assinale a opção que apresenta a partir de quantos dias do aparecimento do cancro duro, na maioria dos casos, os anticorpos antitreponêmicos poderão ser detectados na corrente sanguínea.
A)De 7 a 10 dias.
B)De 15 a 20 dias.
C)De 21 a 30 dias.
D)De 31 a 40 dias.
E)Acima de 41 dias.
Responder
Q232423 - VUNESP Enfermeiro 2016
M.J. 24 anos, casada há um ano, gestante com 62/7 semanas de idade gestacional, compareceu à consulta de enfermagem de pré-natal. Ao realizar o teste rápido para sífilis a enfermeira constatou que o resultado do exame era positivo. Frente a essa situação, de acordo com o preconizado pelo Ministério da Saúde (2013), a enfermeira deve orientar a usuária e
A)iniciar, imediatamente, o tratamento da gestante para sífilis primária.
B)convocar o marido de M.J. para avaliação diagnóstica para sífilis e iniciar, imediatamente, o tratamento da gestante para sífilis terciária.
C)iniciar o tratamento da gestante e seu marido para sífilis secundária.
D)encaminhar a gestante para o pré-natal de alto risco para avaliação, tratamento e acompanhamento.
E)coletar amostra de sangue da gestante para realização do exame de VDRL e solicitar o comparecimento de seu marido para avaliação diagnóstica para sífilis.
Responder
Q232585 - AOCP Enfermeiro 2018
Lactente de cinco meses chega ao pronto-socorro para tratamento hospitalar com: hepatomegalia, pênfigo palmoplantar, osteocondrite, icterícia, e linfadenopatia generalizada. A mãe relata que não teve acompanhamento na gestação. Esse lactente possivelmente será internado para tratamento de
A)HPV.
B)cólera.
C)tétano.
D)hepatite A.
E)sífilis congênita.
Responder
Q232587 - AOCP Enfermeiro 2018
O controle e o rastreamento das ISTs são de grande importância. No caso das gestantes, todas devem ser rastreadas para:
A)HIV, Hepatite A e difiteria.
B)HIV, Sífilis e Hepatite B.
C)Hepatite B, Gonorreia e Hepatite A.
D)HIV, Hepatite A e Tularemia.
E)Hepatite A, tricomoníase e HIV.
Responder
Q232589 - AOCP Enfermeiro 2018
As Infecções do Trato Reprodutivo incluem: as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), as infecções iatrogênicas (por exemplo: pós-aborto) e as infecções endógenas. Referente às ISTs, assinale a alternativa correta.
A)As ISTs são raras, têm poucas etiologias e apresentações clínicas e causam impacto na qualidade de vida das pessoas, nas relações pessoais, familiares e sociais.
B)São causadas por menos de 20 agentes etiológicos.
C)A transmissão da IST pode acontecer, como consequência de uma IST, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação.
D)São, principalmente, transmitidas de uma pessoa a outra por contato sexual, porém nunca por via sanguínea.
E)Algumas infecções possuem altas taxas de incidência e prevalência e apresentam complicações mais graves em mulheres, dificultando a transmissão do HIV.
Responder