A reação transfusional é toda e qualquer intercorrência que ocorra como consequência da transfusão sanguínea, durante ou após a administração desta. As reações agudas são as que acontecem em período menor que 24 horas após a transfusão. Entre as causas de reações transfusionais agudas, assinale a alternativa que apresenta exemplo de causa não imune.
No sistema ABO existem quatro tipos de sangues: A, B, AB e O. Esses tipos são caracterizados pela presença ou não de certas substâncias na membrana das hemácias, os aglutinogênios, e pela presença ou ausência de outras substâncias, as aglutininas, no plasma sanguíneo. A tipagem ABO é necessária antes de uma transfusão para evitar uma reação letal. Assinale a alternativa que indica as provas de tipagem ABO.
Sobre o sistema de grupo sanguíneo Rh analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. 1) Expressão: provavelmente apenas em hemácias. 2) Prováveis funções: manutenção da integridade da membrana e transporte. 3) Anticorpos Rh normalmente não se ligam a baixas temperaturas. 4) Anticorpos Rh na maioria das vezes são IgM e não ativam complemento.
O sistema de grupo sanguíneo ABO foi o primeiro a ser descoberto e até hoje é o mais importante na prática transfusional. São características dos antígenos e anticorpos desse sistema, exceto:
A hemaglutinação é provocada por reações que levam à formação de grumos de eritrócitos e estas podem ser específicas ou inespecíficas. Assinale a alternativa incorreta sobre as substancias/reagentes que são consideradas produtoras de hemaglutinação.
Analise as afirmativas abaixo sobre o sistema de grupo sanguíneo ABO e assinale a alternativa correta. I. O desenvolvimento dos antígenos do sistema ABO inicia-se na sexta semana de vida fetal e os anticorpos já estão presentes ao nascimento. II. Os níveis de expressão dos antígenos A e B nos recém nascidos são diferentes dos observados em adultos. III. A Doença Hemolítica do Recém-nascido (DHRN) por incompatibilidade ABO normalmente é de média intensidade, pois os antígenos ABO estão presentes em vários tecidos do feto e fluidos corporais, reduzindo o potencial hemolítico do anticorpo.
Um individuo do grupo A RhD positivo com pesquisa de anticorpos irregulares negativa e prova de compatibilidade positiva com hemácias do grupo A RhD positivo sugere: Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I. Anticorpo contra antígenos de baixa frequência. II. Erro na classificação ABO da bolsa. III. Teste da antiglobulina humana direto positivo do doador. IV. Presença de Anti-A1 no soro do receptor. Está correto o que se afirma em:
Sobre os sistemas de grupos sanguíneos analise as alternativas abaixo: I. Os antígenos do sistema de grupo sanguíneo Kell estão bem desenvolvidos ao nascimento e geralmente não são destruídos pelo tratamento por enzimas proteolíticas. II. Os antígenos do sistema de grupo sanguíneo Duffy é associado à resistência à malária. III. Os antígenos do sistema de grupo sanguíneo MNS geralmente são destruídos pelo tratamento por enzimas proteolíticas. IV. Os antígenos Lewis, ou substâncias encontradas na secreções, são glicolipídeos, como também são as substâncias ABH de indivíduos secretores. Está correto o que se afirma em: