Questões de concursos sobre "Doenças Crônicas Não Transmissíveis: panorama geral e plano de enfrentamento" | Enfermagem - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Doenças Crônicas Não Transmissíveis: panorama geral e plano de enfrentamento que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q232647 - FCC Enfermeiro 2018

O Plano de Ações Estratégicas para o enfrentamento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) no Brasil aborda, os quatro principais grupos de DCNT, seus fatores de risco em comum modificáveis, além de definir as diretrizes e ações em três eixos. Um dos principais grupos de DCNT e um dos fatores de risco em comum modificável são, respectivamente,
Ver Comentários

Q234812 - CETRO Enfermeiro do Trabalho 2015

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.


As doenças crônicas apresentam descompensações agudas que estão diretamente ligadas ao consumo excessivo de algumas substâncias, entre elas o álcool. Um paciente, portador de doença crônica, chega a UPA apresentando sinais de embriaguez. Diante deste quadro, é de total importância que __________________ do paciente sejam avaliados, pois podem ocorrer/ estar ocorrendo alterações significativas que necessitam de intervenções clínicas.

Ver Comentários

Q234824 - CETRO Enfermeiro do Trabalho 2015

Em relação às doenças crônicas, é importante avaliar a capacidade de autocuidado dos pacientes, pois é uma medida que depende exclusivamente da postura desses indivíduos diante de sua condição crônica. Esta capacidade (de autocuidado) deve ser sistematicamente avaliada pelos profissionais da saúde, que precisam estar atentos a mudanças de atitude dos pacientes sob seus cuidados. O julgamento do profissional da saúde em relação à capacidade de autocuidado de seus pacientes e/ou seus familiares deve levar em consideração
Ver Comentários

Q237071 - IF-RS Professor - Enfermagem 2016

Analise as afirmativas identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS, assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo: 
( ) O Plano de ações estratégicas para enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis fundamenta-se no delineamento de diretrizes e ações em vigilância, informação, avaliação e monitoramento; promoção da saúde; cuidado integral.
( ) A vigilância das doenças crônicas não transmissíveis pressupõe a identificação dos fatores de risco, o monitoramento da morbidade e mortalidade específica das doenças e as respostas dos sistemas de saúde, que também incluem gestão, políticas, planos, infraestrutura, recursos humanos e acesso a serviços de saúde essenciais, inclusive a medicamentos.
( ) A Promoção da saúde das doenças crônicas não transmissíveis não considera a importância das parcerias para superar os fatores determinantes do processo saúde-doença, desconsiderando diferentes ações intersetoriais, envolvendo educação, esporte, desenvolvimento agrário, desenvolvimento social, meio ambiente, agricultura, trabalho.
( ) O Cuidado integral das doenças crônicas não transmissíveis pressupõe a realização de ações visando ao fortalecimento da capacidade de resposta do Sistema Único de Saúde e à ampliação de um conjunto de intervenções diversificadas capazes de uma abordagem integral da saúde com vistas à prevenção e ao controle das Doenças Crônicas Não Transmissíveis.
( ) O Plano de ações estratégicas para enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis desconsidera as quatro principais doenças (doenças do aparelho circulatório, câncer, respiratórias crônicas e diabetes) e os fatores de risco (tabagismo, consumo nocivo de álcool, inatividade física, alimentação inadequada e obesidade), mostrando as doenças infecciosas como mais relevantes para prevenção em saúde.
Ver Comentários

Q237468 - FUNCAB Médico veterinário 2015

A vigilância de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) exige estratégias específicas, integradas e complementares entre si. Em geral, no campo das DCNT's, a morbidade e a mortalidade refletem risco acumulado durante toda a vida e tendem a mudar lentamente, a partir de intervenções específicas, pois os eventos abordados são doenças que apresentam longos períodos de indução e latência. As DCNT's apresentam fatores de riscos, conforme apresentado na coluna I. Estabeleça a correta correspondência com os determinantes da coluna II. Coluna I 1. Fatores de risco não modificáveis 2. Fatores de risco comportamentais 3. Fatores de risco intermediários 
Coluna II ( ) tabagismo ( ) idade ( ) alimentação ( ) diabetes ( ) inatividade física A sequência correta é:
Ver Comentários

Q239183 - IF-CE Técnico de enfermagem 2017

Em relação às DCNT (Doenças Crônicas Não Transmissíveis), analise as afirmativas.

I. As quatro DCNT de maior impacto mundial são doenças cardiovasculares, diabetes, câncer e doenças respiratórias crônicas.

II. O tabagismo, a alimentação saudável, a atividade física e o uso nocivo de álcool são fatores de risco em comum para as DCNT.

III. A genética é considerada um fator de risco modificável para as DCNT.

Está(ão) correto(s):

Ver Comentários

Q241409 - CETRO Enfermeiro 2014

Sobre as ações de enfermagem no Plano de ações estratégicas para o enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) no Brasil 2011-2022, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 

( ) As DCNTs são, normalmente, decorrentes do estilo de vida.

( ) A adoção de determinados estilos de vida podem determinar as modificações no perfil e importância da morbidade das DCNTs.

( ) Os fatores de risco podem mudar com o passar do tempo.

( ) Os fatores de risco são modificáveis através de intervenções educativas e sanitárias.

( ) A redução da mortalidade por DCNT se deve ao atual estilo de vida da população.

Ver Comentários

Q241449 - FUMARC Enfermeiro 2014

Ao orientar um trabalhador da sua empresa sobre a prevenção das DCNT, é importante que o enfermeiro
Ver Comentários

Q241451 - FUMARC Enfermeiro 2014

A respeito das DCNT, conforme as Diretrizes e Recomendações para o Cuidado Integral de Doenças Crônicas Não Transmissíveis, pode-se afirmar, EXCETO que
Ver Comentários

Q241452 - FUMARC Enfermeiro 2014

De acordo com resultados do VIGITEL, 2010, pode-se afirmar, sobre a prevalência de fatores de risco e prevenção para as DCNT, EXCETO:
Ver Comentários