Questões de concursos sobre "Doença de Chagas" | Enfermagem - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Doença de Chagas que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q232280 - IADES Enfermeiro 2018

A transmissão do Trypanosoma cruzi para o homem ocorre por meio de um vetor, os triatomíneos. Porém esses triatomíneos apenas transmitem o parasita se estiverem infectados, e isso acontece quando eles se alimentam sobre um dos numerosos hospedeiros. Ou seja, se os mamíferos de determinada área apresentarem altas taxas de infecção por T. cruzi, há probabilidade de o vetor se infectar e, portanto, infectar o próximo mamífero, incluindo o homem, com a
Ver Comentários

Q234968 - IBFC Biólogo 2016

A doença de Chagas (DC) é endêmica em 21 países do continente americano, e estima-se que entre 6 e 7 milhões de pessoas estejam infectadas, embora mais de 90% delas desconheçam a infecção por falta de oportunidade de diagnóstico. Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta. ( ) Xenodiagnóstico é um método muito sensível na fase aguda, podendo chegar a 100% de positividade. Esta técnica é a mais indicada uma vez que reproduz os resultados imediatamente. ( ) Na fase aguda, observam-se: alta parasitemia, presença de anticorpos (Ac) inespecíficos e início de formação de Ac específicos (IgM e IgG) que podem atingir níveis elevados. Nesta fase, recomenda-se: pesquisa direta e, se necessário, pesquisa indireta do parasito. ( ) Na fase crônica, observam-se: baixíssima parasitemia e presença de anticorpos específicos (igG ). Nesta fase, a presença de anticorpos IgM é discutida, só sendo detectada esporadicamente em baixos títulos. Recomendam-se métodos sorológicos como imunofluorescência indireta, ELISA (Enzime-linke-dimmunosorbent-assay), hemaglutinação indireta ou fixação de complemento ou a pesquisa do parasito por métodos indiretos como xenodiagnóstico, hemocultura ou inoculação em animais de laboratório. ( ) Enzime-linked-immunosorbent-assay (ELISA) é uma técnica que também detecta classes específicas de anticorpos e, portanto, é indicada para o diagnóstico de fase aguda da doença, utilizando-se conjugado anti-IgM.
Ver Comentários

Q235019 - IBFC Biólogo 2016

Sobre os testes para diagnóstico da doença de Chagas, analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:  I. Presença de anticorpos IgM anti-T. cruzi no sangue indica doença aguda quando associada a fatores clínicos e epidemiológicos compatíveis. II. Caracteriza doença crônica a presença de anticorpos IgG anti-T. cruzi detectados por dois testes sorológicos de princípios distintos, sendo a Imunofluorescência Indireta (IFI), a Hemoaglutinação (HE) e o ELISA os métodos recomendados. III. Por serem de baixa sensibilidade, os métodos parasitológicos são desnecessários para o manejo cl ínico dos pacientes; no entanto, testes de xenodiagóstico, hemocultivo ou PCR positivos podem indicar a doença crônica
Ver Comentários

Q235934 - SUGEP - UFRPE Enfermeiro 2016

Analise, nas proposições abaixo, a relação entre a doença infecciosa e a coleta de dados feita durante consulta de enfermagem.


1) Doença de Chagas – a entrevista deve incluir na investigação o tipo de moradia da família, e o exame físico deve buscar identificar edema de pálpebra e sinais de insuficiência cardíaca.


2) Esquistossomose mansônica – a entrevista deve investigar o contato com água contaminada com caramujos, e o exame físico deve pesquisar sinais de hepatomegalia.


3) Leptospirose – a entrevista deve investigar o contato com água contaminada, e o exame físico deve buscar hiperemia e edema da conjuntiva (sufusão conjuntival).


Está(ão) correta(s):

Ver Comentários

Q236330 - IADES Biólogo 2014

Uma vez que o diagnóstico direto é a principal forma de identificar parasitoses, é importante ao especialista saber diferenciar e identificar o agente etiológico visualizado. Considerando a observação de esfregaço sanguíneo ao microscópio apresentando organismo unicelular, com flagelo único, membrana ondulante e sem pseudópodes é correto afirmar que pode ser indicativo da parasitose denominada
Ver Comentários

Q236720 - INSTITUTO AOCP Biólogo 2016

Um homem de 40 anos sentindo-se bem vai até o hemonúcleo de sua cidade para doar sangue. Nos exames realizados, há detecção de doença de Chagas. Em entrevista, esse homem relata ter vivido sua infância em região endêmica. A respeito desse paciente, é correto afirmar que 
Ver Comentários

Q237454 - CONSULPLAN Enfermeiro 2016

Muitas doenças no Brasil ainda apresentam um curso endêmico, necessitando, assim, de registros junto aos serviços de vigilâncias em saúde, porém, outras doenças, devido à baixa magnitude, não necessitam de tal registro. Entre as doenças elencadas a seguir, dispensa-se a necessidade de notificação de:
Ver Comentários

Q239190 - UNA Concursos Enfermeiro 2015

De acordo com o Ministério da Saúde ao que se refere à Doença de Chagas, assinale a alternativa correta:
Ver Comentários

Q239264 - CONSULPLAN Técnico de enfermagem 2017

Na doença de Chagas observam-se duas fases clínicas: uma aguda, que pode ou não ser identificada, podendo evoluir para uma fase crônica, caso não seja tratada com medicação específica. As principais complicações que podem ser apresentadas na fase crônica da doença envolvem os sistemas: 
Ver Comentários

Q242290 - FCC Analista Judiciário - Enfermagem 2009

Os exames empregados para detectar Doença de Chagas, tuberculose e hepatite são, respectivamente,
Ver Comentários