Paciente, 36 anos, apresentou doença cardiovascular precoce. Preocupada com seu filho de 10 anos, solicitou ao médico a realização do perfil lipídico do seu filho. Duas semanas após a consulta, com o resultado de exame em mãos, ela compareceu à Unidade de Saúde para agendar o retorno com o pediatra, no entanto não havia vaga para aquele momento. Angustiada com o resultado, questionou o enfermeiro sobre os seguintes valores:
Legenda: P = percentil
Considerando as recomendações do Ministério da Saúde, qual é a possível conclusão do enfermeiro?
As dislipidemias são fatores de risco para a DAC (doença arterial coronariana) e da DA cerebrovascular e periférica. As mulheres, crianças e adolescentes, idosos e portadores de diabetes fazem parte de um grupo especial enquanto análise clínica e tratamento das dislipidemias. Marque a alternativa CORRETA:
A maioria dos pacientes com dislipidemias não apresentam sinais ou sintomas diretamente relacionados às alterações nos níveis dos lipídeos. Deste modo, seu diagnóstico quase que exclusivamente dá-se por meio da determinação do perfil lipídico. Assinale a alternativa que corresponde às determinações bioquímicas para avaliação do perfil lipídico.
Q246138 - INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO Técnico de Laboratório 2015
O lipidograma de paciente do sexo masculino, 35 anos, apresentou os seguintes resultados: Triglicídeos = 75 mg/dL; Colesterol Total = 220 mg/dL e HDL-Colesterol = 89 mg/dL. Pode-se concluir que o colesterol Não-HDL é: