Questões de concursos sobre "Assistência de Enfermagem ao Puerpério" | Enfermagem - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Assistência de Enfermagem ao Puerpério que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q232230 - ICAP Enfermeiro 2016

Quando uma criança nasce, ocorrem mudanças na vida da mãe e da sua família e surge a necessidade de adaptação à chegada do novo ser. E adaptar-se não é uma tarefa fácil, especialmente quando se trata do primeiro filho. Abaixo alguns aspectos vinculados ao puerpério que podem orientar a atuação dos profissionais que atuam na APS (Atenção primária em Saúde): 
A. O puerpério é um momento provisório, de maior vulnerabilidade psíquica, em que há alteração emocional na mulher. Momento que permite às mães ligarem-se intensamente ao recém-nascido, adaptando-se ao contato com ele e atendendo às suas necessidades básicas.
B. A mulher sente a perda do corpo gravídico e o não retorno imediato do corpo original.
C. A puérpera pode apresentar ansiedades referentes à sensação de perda de partes importantes de si mesma, de algo valioso e de limitação pela necessidade de assumir novas tarefas e de não poder realizar as atividades anteriores.
D. Na relação inicial entre mãe e bebê predomina a comunicação verbal, pois o bebê se comunica pelo corpo.
Aponte a alternativa correta:
Ver Comentários

Q232500 - IADES Enfermeiro Obstetra 2018

Quanto às orientações dadas pelos profissionais de saúde no manejo da amamentação, assinale a alternativa correta.

Ver Comentários

Q232938 - COMPERVE Enfermeiro Obstetra 2018

A icterícia é um dos problemas mais frequentes no período neonatal e corresponde à expressão clínica da hiperbilirrubinemia. Essa condição é definida como a concentração sérica de bilirrubina indireta (BI) maior que 1,5mg/dL ou de bilirrubina direta (BD) maior que 1,5mg/dL, desde que a BD represente mais que 10% do valor de bilirrubina total (BT) (BRASIL, 2011). Segundo o Ministério da Saúde (2011), no que se refere à hiperbilirrubinemia fisiológica durante a primeira semana de vida,
Ver Comentários

Q232941 - COMPERVE Enfermeiro Obstetra 2018

O aleitamento materno é a mais sábia estratégia natural de vínculo. Apesar de a alimentação variar enormemente entre as pessoas, o leite materno, surpreendentemente, apresenta composição semelhante em todas as mulheres que amamentam, no mundo. No que concerne à concentração de gordura no leite materno, o Ministério da Saúde (2015) afirma que
Ver Comentários

Q232948 - COMPERVE Enfermeiro Obstetra 2018

Uma parturiente de 30 anos de idade, com idade gestacional de 38 semanas, pariu por via vaginal, sem presença de líquido meconial, um recém-nascido (RN) do sexo masculino pesando 3.100g. A avaliação de vitalidade fetal realizada por pediatra constatou valor de apgar 9, no primeiro minuto de vida, e 9, no quinto minuto de vida. Considerando o que preconiza o guia para os profissionais de saúde do Ministério da saúde (2014), a sequência indicada para os cuidados imediatos a serem prestados na assistência a es se RN é:
Ver Comentários

Q233308 - AOCP Enfermeiro 2018

O teste do pezinho, para triagem neonatal, deverá ser realizado, preferencialmente,
Ver Comentários

Q233310 - AOCP Enfermeiro 2018

Mãe leva seu filho de 1 mês à puericultura. Após anamnese e exame físico, o(a) enfermeiro(a) realiza algumas orientações, dentre estas, sobre o risco de morte súbita. Considerando esse assunto, assinale a alternativa que indica a posição adequada para o lactente dormir.
Ver Comentários

Q233409 - UFPR Enfermeiro 2018

A respeito das adaptações fisiológicas maternas que ocorrem no puerpério, considere as seguintes afirmativas:


1. A involução uterina é o fenômeno pelo qual o útero volta ao seu tamanho pré-gravídico, e alguns fatores são considerados facilitadores desse processo, como expulsão completa da placenta e membranas amnióticas, trabalho de parto e nascimento sem complicações, amamentação e deambulação precoce.

2. O termo lóquios refere-se à secreção vaginal que ocorre após o nascimento. É resultado da involução uterina, durante a qual a camada superficial da decídua basal sofre necrose e descama. Os lóquios passam por três fases e se modificam, sendo descritos como lóquios rubros, serosos e brancos.

3. Os níveis de progesterona que causaram relaxamento dos músculos lisos durante a gravidez e diminuíram o tônus intestinal também estão em queda. Portanto a constipação intestinal não constitui mais problema no pós-parto ou puerpério.

4. A diaforese profusa, que é comum no período pós-parto imediato, é uma das mais notáveis adaptações do sistema tegumentar. Muitas mulheres acordarão encharcadas de suor durante o puerpério. É considerado um mecanismo que reduz os líquidos retidos durante a gravidez e restaura os níveis pré-gravidez dos líquidos corporais.


Assinale a alternativa correta

Ver Comentários

Q233633 - Prefeitura de Fortaleza - CE Enfermeiro 2018

A “Primeira Semana Saúde Integral” (PSSI) é uma estratégia na qual são realizadas atividades na atenção à saúde de puérperas e recém-nascidos. Essa estratégia inclui a realização da primeira consulta de puericultura, por meio de visita domiciliar, ainda na primeira semana de vida do recém-nascido. A atuação do enfermeiro, na primeira consulta de puericultura, inclui:
Ver Comentários

Q233654 - COMPERVE Enfermeiro 2018

Uma criança nasceu com espinha bífida (EB), que consiste em uma anomalia do tubo neural, caracterizada por um defeito da linha mediana envolvendo a insuficiência da coluna óssea (HOCKENBERRY; WILSON,2014). Em relação às características da EB e quanto ao tratamento e aos cuidados com as crianças que apresentam essa anomalia, analise as afirmativas abaixo.


I Na avaliação do recém-nascido, o enfermeiro deve observar, entre outros aspectos, a higidez dos cistos membranosos, o movimento das extremidades, o reflexo anal e as fontanelas. O perímetro cefálico deverá ser medido diariamente.

II Um dos tratamentos dos problemas renais é o esvaziamento regular da bexiga, tal como a cateterização intermitente com técnica limpa, ensinada e realizada pelos pais , e o ensino da autocateterização à criança, de acordo com seu nível cognitivo.

III A meningocele é um tipo de EB oculta e tem uma variedade de complicações associadas que incluem hidrocefalia e mau funcionamento da derivação, escoliose, aspectos do controle vesical e intestinal, alergia ao látex e epilepsia.

IV Para proteger o saco da mielomeningocele antes da cirurgia, o enfermeiro deverá orientar os pais a manter a criança em decúbito lateral, umedecer e aquecer o saco com curativo aderente e limpo, utilizando solução antisséptica de iodo.


Em relação ao exposto, estão corretas as afirmativas

Ver Comentários