Questões de concursos sobre "Assistência de Enfermagem ao Pré-Natal" | Enfermagem - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Assistência de Enfermagem ao Pré-Natal que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q232234 - ICAP Enfermeiro 2016

A Estratégia Rede Cegonha tem a finalidade de estruturar e organizar a atenção à saúde materno infantil no País e será implantada, gradativamente, em todo o território nacional. Os princípios da Rede Cegonha são:


1. Humanização do parto e do nascimento.

2. Organização dos serviços de saúde enquanto uma rede de atenção à saúde (RAS).

3. Acolhimento da gestante e do bebê, sem classificação de risco em todos os pontos de atenção.

4. Gestante não peregrina.


Aponte a alternativa correta:

Ver Comentários

Q232239 - ICAP Enfermeiro 2016

As gestantes devem receber uma dose da vacina Tríplice acelular (dTpa) preferencialmente, entre quais semanas de gestação? Aponte a alternativa correta:
Ver Comentários

Q232294 - CCV-UFC Enfermeiro 2018

Gestante, 20 anos, G2P0A1, IG: 28 semanas, parceiro desconhecido, compareceu à consulta pré-natal com os exames solicitados em consulta anterior. Os dados evidenciaram: tipagem sanguínea O negativo, Hb 9g/dl, Ht: 30%, HBsAg 0,05 (Não reagente), glicemia de jejum 112 mg/dL, anti-HIV 1 e 2 0,01 (Não reagentes), teste rápido de sífilis positivo, Rubéola anticorpos IgG 53,9 UI/mL (Reagente). Acerca do caso descrito acima, marque a alternativa correta.
Ver Comentários

Q232296 - CCV-UFC Enfermeiro 2018

A atuação do enfermeiro na atenção primária é de suma importância para a garantia de uma assistência pré-natal de qualidade, o que requer atualização de conhecimentos específicos nessa área do saber. Em uma Unidade de Atenção Primária, o enfermeiro recebeu para primeira consulta pré-natal uma gestante, com 25 anos, G2P1A0, IG: 15 semanas, de posse dos exames e de seu cartão de vacinação. Os exames apresentaram os seguintes resultados: Hb 12g/dl, Ht: 38%, Anti-HBs inferior a 2mUI/mL (Não reagente), VDRL não reagente, Rubéola anticorpos IgG inferior a 2UI/mL (Não reagente) e IgM 0,15 UI/mL (Não reagente), HBsAg 0,12 (Não reagente). O cartão de vacinas evidenciou vacinação completa para hepatite B e esquema completo de vacinação antitetânica em 2013. Com base na descrição acima, marque a alternativa correta acerca da conduta sobre vacinação na gestação a ser fornecida pelo enfermeiro.
Ver Comentários

Q232304 - CCV-UFC Enfermeiro 2018

Com relação às orientações sobre o trabalho de parto que devem ser repassadas no Pré-Natal, marque a opção correta.
Ver Comentários

Q232310 - CCV-UFC Enfermeiro 2018

Virginia, 24 anos, foi a consulta de Enfermagem referindo sentir os seguintes sintomas de gravidez: amenorreia e congestão mamária.(Relatada)

Ao exame físico, a enfermeira confirmou o Sinal de Jacquemier, Sinal de Hegar e Sinal de Puzos. Na ordem relatada pela paciente e encontrada pela enfermeira são sinais de:

Ver Comentários

Q232322 - CCV-UFC Enfermeiro 2018

Gestante G2P1A0 deu entrada na emergência Obstétrica no dia 05/11/2018 e relata não lembrar da data da última regra e somente realizou um Ultrassom no dia 06/09/2018 com 13 semanas. Diante dos dados, calcule a idade gestacional e a data provável do parto para este dia de atendimento:
Ver Comentários

Q232350 - CCV-UFC Enfermeiro 2018

Assinale a opção correta sobre a investigação de sífilis em gestantes durante o pré-natal.
Ver Comentários

Q232423 - VUNESP Enfermeiro 2016

M.J. 24 anos, casada há um ano, gestante com 62/7 semanas de idade gestacional, compareceu à consulta de enfermagem de pré-natal. Ao realizar o teste rápido para sífilis a enfermeira constatou que o resultado do exame era positivo. Frente a essa situação, de acordo com o preconizado pelo Ministério da Saúde (2013), a enfermeira deve orientar a usuária e
Ver Comentários

Q232447 - COMPERVE Enfermeiro 2018

Uma adolescente, juntamente com o namorado, também adolescente, procurou a enfermeira da unidade básica de saúde por estar suspeitando de uma gravidez indesejada. Após confirmação da gravidez, a enfermeira acolheu a adolescente no programa de pré-natal onde ofereceu uma assistência qualificada, com abordagem diferenciada, relacionada ao maior número de consultas, à adaptação da prescrição (linguagem de fácil compreensão), ao ganho ponderal e às questões éticas, legais e hábitos de vida (BRASIL, 2016). A adolescente foi acompanhada pela equipe da unidade de saúde até o parto. A criança nasceu a termo e, ainda na maternidade, a puérpera recebeu informações sobre a amamentação e sobre o retorno seguro à atividade sexual. No segundo dia de puerpério, ela recebeu alta e retornou para sua casa juntamente com o bebê.

De acordo com o Ministério da Saúde (2016), a adolescente foi incluída no pré-natal com assistência qualificada e abordagem diferenciada por fazer parte da faixa etária de
Ver Comentários