Q232510 - IADES Enfermeiro Obstetra 2018
Na estrutura física de um centro de parto normal, preconizada pelo Ministério da Saúde, qual ambiente é considerado de apoio?
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Assistência de Enfermagem ao Parto/Aborto que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Na estrutura física de um centro de parto normal, preconizada pelo Ministério da Saúde, qual ambiente é considerado de apoio?
Nos casos de aborto em curso, ocorre a saída de restos ovulares pelo colo uterino, que frequentemente estará pérvio, podendo ou não haver odor fétido e secreção purulenta. Eventualmente, será observada alguma lesão decorrente da manipulação de genitais por instrumental. Em casos mais graves, o toque vaginal pode demonstrar amolecimento e dor uterina ou anexial, além de sensação de crepitação. Se houver formação de abscesso pélvico, ele pode estar bloqueado por alças, levando a peritonismo localizado, ou haverá dor difusa abdominal, que pode indicar
É importante destacar que o misoprostol, inicialmente empregado para interrupção das gestações de primeiro trimestre e, posteriormente, para interrupção da gravidez com óbito fetal, na atualidade, é amplamente utilizado como método de indução do parto. O manejo das pacientes em indução do parto deve ser cuidadoso, observando-se as principais contraindicações, os riscos e as precauções. Acerca do exposto, assinale a alternativa que apresenta uma contraindicação absoluta para indução do parto.
Tono ou tônus define-se como a pressão mais baixa exercida pelo útero entre as contrações no trabalho de parto. Os valores normais dessa pressão encontram-se entre
O processo denominado de falso trabalho de parto caracteriza-se por
1. contrações uterinas presentes, porém de baixa intensidade e longo intervalo, associadas a queixas dolorosas na região lombar e formação da bolsa das águas. 2. ocorrência de atividade uterina aumentada, com padrão de contrações descoordenadas. 3. contrações fracas e colo uterino com dilatação inferior a 3cm, tendo início o processo de insinuação fetal. 4. descida do fundo uterino, com ocorrência de contrações que melhoram no repouso.
Está(ão) CORRETO(S), apenas, os itens
O partograma é uma representação gráfica, que permite ao obstetra acompanhar e documentar a evolução de processo do trabalho de parto com vistas a diagnosticar possíveis alterações e evitar intervenções desnecessárias. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA.
Leia as afirmativas abaixo que se referem ao procedimento do abortamento seguro, baseadas nas orientações da Organização Mundial de Saúde e assinale a alternativa CORRETA.
Considerando-se as Evidências Científicas sobre as Práticas utilizadas no Parto (Organização Mundial de Saúde), faça a correlação entre as condutas descritas na coluna I com a Classificação das Práticas no Parto Normal, relacionadas na coluna II.
Coluna I Condutas A. Esforços de puxos prolongados e dirigidos (manobra de valsalva) durante o segundo estágio do trabalho de parto. Massagem e distensão do períneo durante o segundo estágio do trabalho de parto. B. Restrição hídrica e alimentar durante o trabalho de parto. Correção da dinâmica uterina com a utilização de ocitocina. C. Administração profilática de ocitocina no terceiro estágio do parto em mulheres com risco de hemorragia pós-parto. D. Métodos não farmacológicos de alívio da dor durante o trabalho de parto, com o uso de ervas e estimulação de nervos.
Coluna II Classificação I. Práticas no parto normal demonstradamente úteis e que devem ser estimuladas. II. Práticas no parto normal claramente prejudiciais ou ineficazes e que devem ser eliminadas. III. Práticas no parto normal em que não existem evidências para apoiar sua recomendação e devem ser utilizadas com cautela. IV. Práticas no parto normal frequentemente utilizadas de modo inadequado.
A relação CORRETA entre as colunas aparece descrita na alternativa
A distorcia é definida como qualquer perturbação no bom andamento do parto em que estejam implicadas alterações em um dos três fatores fundamentais que participam do evento. Em se tratando da distorcia de ombro, algumas manobras podem ser aplicadas. Assim, com base no Manual de Parto, Aborto e Puerpério do Ministério da Saúde (2001), as manobras a serem tomadas, nesse caso, são:
O enfermeiro obstétrico deve prestar cuidados à parturiente, com vistas a preservar a integridade do períneo. O insucesso desse cuidado pode desencadear lacerações decorrentes de trauma perineal ou genital provocado por episiotomia ou lacerações. Nesse contexto, segundo as Diretrizes Nacionais de Assistência ao Parto Normal (2017), a lesão de terceiro grau diz respeito à