Questões de concursos sobre "Anatomia" | Enfermagem - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Anatomia que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q228166 - COMPERVE Fisioterapeuta 2018

O sistema respiratório é composto por várias estruturas dentre as quais podemos citar: vias aéreas, pulmões, arcabouço torácico, músculos respiratórios e estruturas adjacentes. O funcionamento adequado de todos os componentes influencia diretamente na mecâ nica ventilatória. Analise as afirmativas a seguir sobre o sistema respiratório.


I O controle respiratório central divide-se em tronco cerebral (voluntário) e córtex cerebral (involuntário). No tronco cerebral, no bulbo e na ponte, localizam -se estruturas relacionadas ao ato de respirar.

II O sistema mucociliar da árvore respiratória tem as seguintes funções: barreira mecânica, transporte de partículas e filtro químico. O muco produzido no sistema respiratório tem o poder antioxidante, constituindo barreira biológica, interagindo com os microrganismos e prevenindo sua aderência e migração para o epitélio .

III A difusão efetiva ocorre por diferença de pressão parcial dos gases entre alvéolos e sangue capilar pulmonar. São alguns componentes que interferem na velocidade da difusão: área de troca, espessura da área, solubilidade dos gases nos tecidos, peso molecular dos gases e aumento da pressão em apenas um dos lados da membrana de troca.

IV A ventilação deve ser monitorizada e ajustada sempre de forma que se mantenha a pressão parcial de O2 (PaO2) e o PH em níveis de normalidade, por meio de sistemas de sensores, mecanismos controladores centrais e um sistema efetor.


Das afirmações, estão corretas

Ver Comentários

Q228226 - FCC Fisioterapeuta 2018

Os ossos do carpo se ossificam à partir de quantos centros de ossificação?
Ver Comentários

Q228325 - Prefeitura de Fortaleza - CE Fisioterapeuta 2018

Qual o músculo é inervado pelo nervo plantar medial?
Ver Comentários

Q228333 - Prefeitura de Fortaleza - CE Fisioterapeuta 2018

O músculo que tem como inserções proximal e distal, respectivamente, a face anterior do sacro e o trocânter maior e realiza o movimento de rotação externa do quadril chama-se:
Ver Comentários

Q228460 - VUNESP Fisioterapeuta 2017

O músculo que se origina no tubérculo supraglenoidal da escápula e no processo coracoide da escápula e se insere na tuberosidade do rádio é o
Ver Comentários

Q228525 - FUNRIO Fisioterapeuta 2017

A lordose lombar, se for uma posição adotada e não consequência de encurtamentos, é uma curvatura necessária da coluna vertebral para amortecimento das pressões verticais. Caso ocorra uma retificação intensa dessa curvatura, o sacro estará oblíquo. Avalie se, em conseqüência, a vértebra L5 tenderá a deslizar sobre o platô sacral acarretando:

I. Sobrecarga posterior sobre as apófises articulares.

II. Lombalgia por compressão interapofisária.

III. Ciatalgias devido à hérnia discal.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

Ver Comentários

Q228529 - FUNRIO Fisioterapeuta 2017

O diafragma é um músculo que separa o tórax do abdome e compreende duas porções, uma muscular e periférica, graças à qual o músculo insere-se no contorno do tórax e coluna, e outra tendínea. A porção muscular divide-se em vertebral, costal e esternal. A porção vertebral forma os pilares do diafragma que têm as seguintes inserções:
Ver Comentários

Q228556 - IBFC Fisioterapeuta 2017

Assinale a alternativa incorreta. Considerando o ponto de vista embriológico, morfológico e funcional, os músculos respiratórios são considerados esqueléticos. Comparados aos músculos esqueléticos periféricos, os músculos respiratórios são caracterizados por: 
Ver Comentários

Q228564 - IDECAN Fiscal Fisioterapeuta 2013

Os músculos flexores do joelho são, ao mesmo tempo, os seus rotadores, que se dividem em: externos e internos. Quando se desloca para trás a parte interna do platô tibial, o joelho gira de forma que a ponta do pé se dirige para dentro. Agem como freios da rotação externa com o joelho flexionado, de forma que protegem os elementos cápsulo-ligamentares quando estes são requeridos, violentamente, durante um giro inesperado para o lado oposto ao da perna que suporta o peso. Diante do exposto, são músculos rotadores internos do joelho, EXCETO:
Ver Comentários

Q228609 - IF-CE Fisioterapeuta 2016

A pelve é constituída pelos ossos sacro, ilíacos e cóccix. Ocupa uma posição central do corpo e possui poderosas alavancas musculares. Os músculos considerados chaves ao equilíbrio da pelve, que influenciam a coluna lombar e membros inferiores, são
Ver Comentários