Questões de concursos sobre "Anatomia do Sistema Músculo Esquelético" | Enfermagem - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Anatomia do Sistema Músculo Esquelético que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q232435 - VUNESP Enfermeiro 2016

Vítima de acidente de trânsito, transportada pelo SAMU, deu entrada no pronto-socorro. A enfermeira foi informada pelo profissional da unidade de resgate que havia suspeita de fratura de zigomático à esquerda. Esse osso se localiza
Ver Comentários

Q235168 - IBADE Enfermeiro 2017

O músculo preferencial para aplicação de injeções intramusculares em lactentes é o:
Ver Comentários

Q235384 - UFMT Enfermeiro 2017

A coluna da esquerda apresenta termos referentes a lesões osteomusculares e a da direita, a definição de cada um. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

1 - Entorse
2 - Fratura
3 - Luxação
4 - Distensão 

( ) Lesão em que há uma distensão dos ligamentos, mas não há deslocamento completo dos ossos da articulação.
( ) Lesão nos músculos ou seus tendões geralmente causada por hiperextensão ou por contrações violentas. Em casos graves pode haver ruptura do tendão.
( ) Lesão em que a extremidade de um dos ossos que compõem uma articulação é deslocada de seu lugar. O dano a tecidos moles pode ser muito grave, afetando vasos sanguíneos, nervos e cápsula articular.
( ) Lesão em que há a não solução de continuidade de um osso. Apresenta aparência geralmente alterada devido ao grau de deformação que pode impor à região afetada. 

Assinale a sequência correta.
Ver Comentários

Q235913 - UFTM Técnico de enfermagem 2018

Os traumas esqueléticos podem acontecer em qualquer etapa da vida, mas as fraturas de quadril acontecem muito frequentemente em pessoas idosas, o que acaba tornando este um fator que contribui para a mortalidade de pessoas acima de 75 anos. Analise as assertivas e atribua V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas. Escolha a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

( ) Clientes idosos que sofrem fraturas têm maiores chances de apresentar complicações, por comumente associarem à condição atual, doenças crônicas pré-existentes.

( ) A imobilidade decorrente da fratura torna o cliente mais propenso a lesões de pele, o que pode estar agravado pela alterações decorrentes do envelhecimento fisiológico da pele, e se caso ocorrer, incontinência urinária.

( ) Idosos hospitalizados podem apresentar confusão após a ocorrência da fratura, resultante de estresse, medicamentos, privação do sono ou outras complicações, como, processos infecciosos.

( ) Complicações neurovasculares são raras em caso de fraturas em idosos, o que dispensa preocupação e avaliação da equipe de enfermagem voltada ao membro afetado.

A sequência CORRETA é:

Ver Comentários

Q236574 - IBFC Enfermeiro 2016

Sobre a osteomielite, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. ( ) A osteomielite é uma infecção do osso, que se torna infectado por uma extensão da infecção dos tecidos moles, como por exemplo úlcera vascular. ( ) Uma das causas da osteomielite é a contaminação óssea direta a partir da cirurgia óssea, fratura exposta ou lesão traumática. ( ) A osteomielite não ocorre por disseminação hematogênica. ( ) Os pacientes que se encontram em alto risco de osteomielite incluem apenas os mal nutridos ou obesos.
Ver Comentários

Q236769 - INSTITUTO AOCP Enfermeiro 2015

Assinale a alternativa que apresenta o nome da região assinalada pelo número 15 na figura a seguir. 
Ver Comentários

Q237031 - CONSULPLAN Terapeuta Ocupacional 2016

“Amputação é o termo utilizado para definir a retirada total ou parcial de um membro, sendo este um método de tratamento para diversas doenças.” (Brasil, 2013, p. 7.)

No que concerne aos níveis de amputação do membro inferior, analise a figura a seguir.

(Disponível em: http://www.ottobock.com.br/prosthetics/informação-para-amputados/da-amputação-a-reabilitação/nível-de-amputação/.)

A figura corresponde a qual nível de amputação em membro inferior?

Ver Comentários

Q237418 - CONSULPLAN Enfermeiro 2016

Potter (2013) afirma que “os cuidados de higiene adequados requerem uma compreensão da anatomia e fisiologia da pele, unhas, cavidade oral, olhos, orelhas e nariz”. A epiderme é a camada mais externa da pele e participa da manutenção do equilíbrio entre o meio externo e o meio interno do organismo e é dividida em cinco subcamadas na pele espessa, relacionadas da mais interna para a mais externa em: 
Ver Comentários

Q237509 - IADES Enfermeiro 2014

O músculo que compõe a estrutura do sistema muscular humano é o músculo
Ver Comentários

Q237796 - KLC Enfermeiro 2012

Em um procedimento de punção venosa o enfermeiro aprofundou o cateter chegando a perfurar a artéria radial. Qual a região anatômica que o mesmo realizou o procedimento para ter cometido a perfuração da referida artéria? 
Ver Comentários