A sequência dinâmica e sistematizada de ações necessárias e suficientes para a construção, o desempenho e a validação do trabalho da equipe de enfermagem, agregando intervenções específicas, ações complementares e interdependentes do conjunto multiprofissional, desenvolvidas em contextos institucionais peculiares, é o conceito vigente no âmbito das exigências de trabalho em enfermagem para a (o)
Preocupado com os custos hospitalares, o gerente de enfermagem vem acompanhando os relatórios mensais de custos da unidade há 14 meses. O acompanhamento desses documentos em particular permitirá, entre outros itens, que o gerente de enfermagem
Um enfermeiro, integrante da equipe de saúde de um hospital universitário, desenvolve, dentre outras atividades, a visita ou ronda com o médico de plantão, ministra palestra para os pacientes com diabetes e hipertensão e participa de grupos de apoio à família. De acordo com Potter (2013), essas ações indicam que o enfermeiro entrou na zona de espaço pessoal e toque do paciente denominada
De acordo com o sistema de classificação de pacientes (SCP), para cuidados de alta dependência, deve haver, além dos auxiliares e (ou) técnicos de enfermagem, a proporção mínima de
No dimensionamento de enfermagem, o índice de segurança técnica consiste em um acréscimo no quantitativo de pessoal por categoria para cobertura das ausências previstas e não previstas ao serviço. São consideradas ausências NÃO previstas:
O profissional responsável pelo gerenciamento de recursos materiais de uma unidade de saúde precisa decidir o quanto de um determinado material de consumo deve ser comprado. Nessa situação, a estimativa do material a ser comprado depende
Sobre gerência e competência do Enfermeiro, analise as afirmativas abaixo: I. O gerenciamento realizado pelo enfermeiro é resultado da composição histórica da força de trabalho em enfermagem que sempre promoveu sua divisão técnica e social. A gerência configurada como instrumento do processo do cuidar pode ser entendida como um processo de trabalho. II. A tomada de decisão é uma das responsabilidades do enfermeiro, objetivando o uso apropriado, a eficácia e o custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e práticas. III. A liderança é uma das principais competências do enfermeiro, uma vez que, no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem-estar da comunidade. IV. Na gerência, a competência comunicacional é essencial, visto que para organizar é indispensável comunicar-se, a fim de estabelecer metas, canalizar energias e identificar e solucionar problemas. Está CORRETO o que se afirma em
No campo dos sistemas de saúde, os debates acerca da educação e desenvolvimento dos recursos humanos levaram a contrastar os paradigmas das denominadas “Educação Continuada” e “Educação Permanente”. O enfoque da Educação Permanente representa uma importante mudança na concepção e nas práticas de capacitação dos trabalhadores. Nesse sentido, a Educação Permanente