Questões de concursos sobre "Acidentes com Animais Peçonhentos" | Enfermagem - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Acidentes com Animais Peçonhentos que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q234639 - FEPESE Enfermeiro 2017

Os acidentes causados por animais peçonhentos são considerados graves.


Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao assunto.


( ) O veneno do escorpião preto e amarelo tem ação neurotóxica. A dor no local da picada pode ser aliviada com compressas mornas e analgésicos.

( ) O veneno da aranha marrom tem ação proteolítica. A lesão é endurecida e escura, podendo evoluir para ferida com gangrena e necrose.

( ) O veneno da serpente surucucu (Lachesis) tem ação proteolítica, neurotóxica e interfere na coagulação, sendo frequente a infecção e a necrose na região da picada e a insuficiência renal.

( ) O veneno da serpente cascavel tem ação proteolítica e neurotóxica, devendo ser tratado com soro antielapídico.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Ver Comentários

Q235260 - CONSULPLAN Enfermeiro do Trabalho 2017

“Paciente é atendido em pronto-socorro com os seguintes sinais e sintomas: formigamento boca e língua, náuseas, vômitos e hipotensão arterial, fasciculação muscular e ptose palpebral.” Dentre os animais peçonhentos relacionados, qual apresenta maior compatibilidade com o caso? 
Ver Comentários

Q235442 - INSTITUTO AOCP Enfermeiro 2017

Homem de 54 anos deu entrada no Pronto-Socorro, com história de picada por serpente em região maleolar de pé direito há um dia, apresentando dor e edema endurado até a altura do joelho do membro afetado, infartamento ganglionar em região inguinal direita e diurese hematúrica. Após avaliação do paciente, este recebeu o diagnóstico de picada por jajaraca, sendo-lhe indicado administração de soro
Ver Comentários

Q235790 - FEPESE Enfermeiro 2016

Com relação ao atendimento às pessoas que sofreram acidentes por animais peçonhentos, assinale a alternativa correta.
Ver Comentários

Q235812 - IBFC Enfermeiro 2017

Os acidentes por serpentes de importância médica no Brasil são divididos em quatro tipos. Assinale a alternativa que apresenta a serpente responsável pelo acidente Elapídico.
Ver Comentários

Q236407 - Prefeitura de Bom Retiro - SC Profissional de Enfermagem - Enfermagem 2014

Para o tratamento de envenenamento provocado pelas picadas de serpentes do gênero Crotalus (cascavel), são recomendações gerais, EXCETO:
Ver Comentários

Q237123 - INSTITUTO AOCP Enfermeiro - Emergência 2016

Na administração de Soro Antiescorpiônico (SAEEs) ou Soro Antiaracnídico (SAAr), em casos de acidentes com escorpiões, quando o paciente apresenta manifestações clínicas graves, é necessário administrar
Ver Comentários

Q237341 - Prefeitura de Fortaleza - CE Enfermeiro 2016

Na emergência do Instituto Dr. José Frota (IJF), uma criança de 8 anos deu entrada por picada de cobra e referiu muita dor no local. A criança não sabia descrever bem a cobra, mas disse que era marrom. Durante a anamnese, o enfermeiro observou, no pé direito, edema pouco intenso e sinais de inflamação com eritema local. Ao realizar exame para identificar o tempo de coagulação, percebeu que estava levemente alterado. Após algumas horas de internação, a criança apresentou hipotensão arterial, choque, oligoanúria e epistaxe. Assinale a alternativa correta, que caracteriza o tipo de acidente ofídico.
Ver Comentários

Q237343 - Prefeitura de Fortaleza - CE Enfermeiro 2016

Os acidentes por animais peçonhentos do tipo araneísmo são causados por diferentes toxinas e podem ser classificados a partir das diferentes espécies de aranhas. O enfermeiro, como parte da equipe do Centro de Assistência Toxicologia do Instituto Dr. José Frota (IJF), deve reconhecer os diferentes tipos de acidentes e promover a assistência adequada. Assim, diante de um caso de latrodectismo, que ocorre em regiões quentes e praianas, as principais intervenções devem ser:
Ver Comentários

Q237426 - CONSULPLAN Enfermeiro 2016

O envenenamento escorpiônico é frequente no Brasil e o único tratamento para os acometimentos causados pelos escorpiões do gênero Tityus é a administração do soro antiescorpiônico, sendo a sua indicação relacionada com a classificação do grau do envenenamento. De acordo com as manifestações clínicas apresentadas, os acidentes com crianças abaixo de 10 anos classificam-se quanto à gravidade em:
Ver Comentários