Questões de concursos sobre "Diodos, transistores e outros componentes de potência" | Eletrônica - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Diodos, transistores e outros componentes de potência que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q235007 - FGV Assistente Judiciário-Técnico em Telecomunicações 2013

Em eletrônica de potência o uso de tiristores tem sido intensificado.  A respeito do TRIAC, SCR E DIAC, analise as afirmativas a seguir. 
I. No TRIAC, o fluxo de corrente entre dois terminais é controlado por um terceiro, permitindo a condução de corrente em qualquer sentido. II. No SCR, o fluxo de corrente entre dois terminais é controlado por um terceiro, permitindo a condução de corrente em um único sentido. III. No DIAC, a condução se dá em um único sentido, quando aplicado em seus terminais uma tensão acima de um valor estabelecido.
Assinale:
Ver Comentários

Q235080 - CESGRANRIO Oficial de Manutenção 2014

Os disjuntores de potência são equipamentos destinados à manobra e à proteção de circuitos, capazes de interromper grandes potências de curto circuito. A Figura acima mostra um tipo de disjuntor ainda muito encontrado nas indústrias.

Nesse tipo de disjuntor, a realização da manutenção requer, fundamentalmente, cuidados com os seguintes itens:

Ver Comentários

Q235102 - CONSULPLAN Técnico em Eletrônica 2015

Alguns componentes elétricos têm comportamentos diferentes em circuitos de corrente contínua e alternada. Sobre capacitores e indutores, é correto afirmar que em circuito com fonte
Ver Comentários

Q235122 - COSEAC Técnico de Laboratório - Eletrônica 2014

O componente eletrônico que substituiu o capacitor sintonizado mecanicamente em várias aplicações é denominado:
Ver Comentários

Q235298 - CESGRANRIO Oficial de Manutenção 2013

O amplificador abaixo usa um transistor bipolar NPN e foi rigorosamente polarizado para trabalhar corretamente em um circuito de um equipamento eletrônico.


O capacitor Cb é de acoplamento com outros estágios do circuito, Cc é de desacoplamento e o capacitor Ce, de bypass. Configurado em emissor comum, funciona perfeitamente, recebendo um sinal Vi na entrada e fornecendo um sinal de saída amplificado V0, ambos senoidais e sem distorção. Em virtude de uma falha, o equipamento tem de ser reparado. Na manutenção, ao substituir o resistor R2 danificado, um técnico, por engano, instalou um novo resistor com valor 100 vezes maior do que o original.

Qual o efeito desse equívoco na polarização do transistor?
Ver Comentários

Q235551 - CESGRANRIO Técnico de Manutenção Júnior - Eletrônica 2011



Considerando-se o circuito com um diodo ideal, mostrado na Figura 1, e o sinal de entrada , mostrado na Figura 2, a forma de onda do sinal de saída é
Ver Comentários

Q235555 - CESGRANRIO Técnico de Projetos, Construção e Montagem Júnior - Elétrica 2011



A figura acima mostra um circuito equivalente de um conversor de potência conhecido como ponte H, com tensão contínua de entrada Vd e tensão de saída v0 . Esse conversor pode ser empregado em algumas aplicações, tais como acionamentos em CC ou em inversores de frequência para nobreaks. Sobre a ponte H, quando acionada pela estratégia de chaveamento PWM, afirma-se que
Ver Comentários