Questões de concursos sobre "Motores Elétricos" | Eletroeletrônica - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Motores Elétricos que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q234523 - NC-UFPR Técnico em Eletrônica 2014

Sobre as máquinas síncronas trifásicas, considere as seguintes afirmativas:

1. Os geradores síncronos podem facilmente operar em paralelo. De fato, os sistemas de fornecimento de energia elétrica dos países industrializados têm tipicamente dezenas, ou mesmo centenas, deles operando em paralelo.

2. Se o eixo da máquina síncrona gira com velocidade alta, como é o caso dos turbogeradores, o rotor exigirá um número elevado de polos. Além disso, forças centrífugas de alta intensidade atuarão sobre o rotor, o que leva à escolha do rotor de polos salientes, por este ser, sob o ponto de vista mecânico, mais robusto.

3. O motor síncrono necessita de um dispositivo auxiliar para alcançar a velocidade síncrona. Uma solução frequentemente utilizada faz uso de enrolamentos amortecedores, que são barras colocadas nas faces do rotor e curto-circuitadas nas extremidades por anéis. Essas barras são muito parecidas com um rotor em gaiola. Dessa forma, o motor opera como um motor de indução durante o transitório de aceleração e somente depois desse transitório é que o enrolamento de campo é alimentado.

4. No gerador síncrono o aumento da corrente de campo faz com que o fator de potência da máquina se torne cada vez mais capacitivo.

Assinale a alternativa correta.

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Q234524 - NC-UFPR Técnico em Eletrônica 2014

Com base no princípio de funcionamento do motor de indução trifásico, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) Um motor de indução trifásico de seis polos, quando alimentado com tensões trifásicas na frequência de 60 Hz, produz um campo magnético girante na velocidade de 900 rpm.

( ) Os motores de indução trifásicos apresentam na partida elevadas correntes, que podem produzir perturbações na tensão de alimentação, comprometendo a operação de outras cargas e até mesmo a própria partida do motor de indução.

( ) Para reduzir a corrente e aumentar o torque na partida do motor de indução, algumas técnicas de partida podem ser utilizadas, tais como partida estrela-triângulo, chave compensadora e soft-starter, entre outras.

( ) Se o rotor do motor de indução trifásico estiver girando na velocidade síncrona, ele não produzirá torque mecânico.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

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Q234543 - FUNDEP (Gestão de Concursos) Tecnico em Laboratorio 2017

Analise as afirmativas sobre retificadores controlados. I. Usada na alimentação de motores CC, uma ponte monofásica totalmente controlada permite a operação em 4 quadrantes no plano tensão/corrente. II. Uma ponte monofásica semicontrolada pode ser obtida com apenas dois tiristores. III. O diodo de roda-livre é usado para prover um caminho para a corrente em carga indutiva quando a tensão se torna negativa e o sistema não permite regeneração de energia. IV. Um retificador 3 totalmente controlado requer seis tiristores, sendo dois por fase. Estão corretas as afirmativas:
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Q234577 - IF-PE Técnico em Eletrotécnica 2017

A Figura 11 apresenta a variação da corrente no tempo, durante a partida de um motor.



Com base na Figura 11, pode-se afirmar que os momentos identificados por 1, 2, 3 e 4 correspondem, respectivamente, aos métodos de partida

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Q234595 - IF-PE Técnico em Eletrotécnica 2017

As proposições abaixo se referem a motores monofásicos. 
I. Os motores de polos sombreados têm alto rendimento e por isso são aplicados para movimentação de cargas que exigem alto torque na partida. II. Os motores de fase dividida (split phase) devem ser aplicados para movimentação de cargas de baixo torque de partida. III. Os motores com capacitor de partida são semelhantes aos de fase dividida e podem ser aplicados para movimentação de carga de alto torque de partida. IV. Os motores com capacitor permanente não podem ser aplicados para movimentação de carga de alto torque de partida. V. Os motores universais são normalmente aplicados para movimentação de cargas de grande massa, comumente encontradas na indústria da construção civil.
Estão CORRETAS, apenas, as proposições
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Q234605 - IF-PE Técnico em Eletrotécnica 2017

As proposições abaixo se referem a motor trifásico. 
I. Motor de alto rendimento tem uma compensação de seu maior custo de aquisição na redução do seu custo operacional.
II. No motor com freio, é importante que o mecanismo de frenagem possua o máximo de partes móveis, para que a ventilação seja facilitada.
III. Num motor, o rendimento é diretamente relacionado ao percentual da potência ativa recebida da rede de alimentação que é efetivamente transformada em movimento do rotor e não depende da carga a ele acoplada.
IV. Em um motor operando em vazio, ou seja, sem carga acoplada ao seu eixo, as perdas se resumem praticamente àquelas existentes no seu estator.
V. Desde que não se ultrapasse a sua capacidade nominal, quanto maior a carga acoplada ao eixo do motor, maior o seu rendimento.
Estão CORRETAS, apenas, as proposições
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Q234635 - IF-PE Técnico em Eletroeletrônica 2016

Considere as seguintes afirmativas sobre as características de motores elétricos, dispositivos auxiliares e técnicas de acionamento.  I. Em circuitos do tipo estrela-triângulo, a corrente transitória de partida do motor é menor que no caso da partida direta, reduzindo os estresses nos enrolamentos.  II. O Fator de Serviço significa um multiplicador que, quando aplicado à potência nominal do motor, indica a carga permissível que pode ser aplicada em regime permanente.  III. Motores elétricos de indução do tipo monofásicos com rotor em formato de gaiola de esquilo podem apresentar capacitor auxiliar de partida.  IV. A sobrecarga mecânica no eixo pode ser uma das causas de sobreaquecimento do motor. Neste caso, relés de sobrecarga podem ser utilizados como medida de proteção.  V. O inversor de frequência é um dispositivo com parâmetros programáveis que, dentre suas funções, permite controlar a velocidade de motores, suavizando o acionamento.  Assinale a alternativa CORRETA. 
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Q234664 - BIO-RIO Profissional de Nível Superior 2014

Acorrentenominalsolicitadaporummotortrifásicode5CV, fator de potência 80%, rendimento 0,96, quando ligado em 220Vé:[Dado:1CV=736W]
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Q234683 - BIO-RIO Profissional de Nível Superior 2014

No acionamento de motores elétricos em instalações elétricas de baixa tensão, pode-se utilizar um dispositivo de partida denominado chave estrela - triângulo, que tem como desvantagem:
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Q234697 - IF-SC Técnico de Laboratório - Eletroeletrônica 2014

O circuito de potência para acionamento de um motor de indução trifásico com tensão nominal de 220 V/380 V é mostrado a seguir. Considerando esse circuito, leia com atenção as afirmações a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.


( ) O circuito implementa a partida direta com reversão.
( ) O circuito implementa a partida através de chave compensadora.
( ) O circuito implementa a partida estrela/triângulo do motor.
( ) O circuito permite reduzir a corrente de partida do motor.
( ) A rede deve possuir tensão de linha de 380 V para que o circuito opere corretamente.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo:
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