Q234556 - IF-CE Técnico em Áudiovisual 2017
São unidades de medida das grandezas corrente, tensão e resistência elétrica, respectivamente,
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Circuitos de Corrente Alternada que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
São unidades de medida das grandezas corrente, tensão e resistência elétrica, respectivamente,
Sobre associações de resistores em série e paralelo, é correto afirmar-se que, na associação em
A respeito da análise de circuitos usando as leis de Kirchoff, considere as seguintes afirmativas:
I. A soma algébrica das tensões é igual a zero.
II. Apenas os sentidos reais de correntes devem ser usados.
III. A soma algébrica das quedas de tensão é igual à soma algébrica das elevações de tensão.
IV. Apenas os sentidos convencionais de correntes devem ser usados.
V. A soma algébrica das correntes em um nó é igual a zero.
Está(ão) CORRETA(S) apenas a(s) afirmativa(s)
Considere as Figuras 07 e 08 nas quais são apresentados circuitos elétricos e sinais aferidos nos pontos A e B destacados.
Sabendo que a única diferença entre os circuitos apresentados nas Figuras 07 e 08 está nos resistores de polarização de porta de cada SCR (R1 e R2) e que os sinais aferidos nos pontos A e B correspondem à tensão e potência no domínio do tempo, respectivamente, então é CORRETO afirmar que
Dado o circuito abaixo e considerando uma tensão de entrada (vs) de 220 V/60 Hz e o resistor com resistência R = 10 kΩ, assinale a alternativa que apresenta o valor médio aproximado da tensão na carga e o valor médio da corrente, respectivamente.
O circuito elétrico a seguir foi construído em laboratório com auxílio de uma fonte de corrente contínua (CC), um gerador de sinais habilitado como fonte de corrente alternada (CA) e alguns componentes passivos (RLC). A fonte CC tem amplitude 2,0 A, enquanto que a fonte CA tem valor de pico 1,0 A e frequência 100 Hz, sendo esta compatível com a frequência de ressonância do ramo do circuito que contém o indutor e o capacitor. Três multímetros digitais configurados como amperímetros foram conectados individualmente em cada um dos ramos do circuito elétrico, tal como apresentado na figura a seguir.
Os instrumentos foram ajustados para medir o valor médio da corrente em cada ramo (I1m; I2m; I3m). A opção que representa, em regime permanente, o valor mais próximo de cada uma destas grandezas é:
Considerando o circuito apresentado abaixo:
Qual relação descreve a tensão no resistor R2 (VR2) e a corrente no resistor R4 (IR4), respectivamente?
Assinale a alternativa CORRETA.
Considere que o circuito da figura acima está operando em regime permanente senoidal. Por essa razão, a expressão no tempo da tensão Vo vale
A figura acima ilustra um circuito monofásico que funciona em regime permanente e é alimentado por fonte senoidal. O resistor, o indutor e o capacitor são ligados em série de modo a formar uma carga equivalente que é conectada aos terminais da fonte. As grandezas XL e XC são, respectivamente, as reatâncias do indutor e do capacitor na freqüência da fonte. Quando a tensão eficaz da fonte é igual a 200 √2 V e a corrente é igual a 20 A eficazes, a potência ativa fornecida pela fonte ao resistor é igual a 4 kW. Os valores das reatâncias XL e XC são desconhecidos, bem como o valor da resistência R. Com base nessas informações, julgue os itens que se seguem.
I Independentemente de qualquer valor dos elementos de circuito, a potência reativa da carga é igual a 4 kVar e o fator de potência resultante é indutivo.
II Se as reatâncias capacitivas e indutivas no circuito são iguais, a carga apresenta fator de potência unitário.
III A potência aparente da carga é igual a 8 kVA.
IV A tensão sobre os terminais do indutor é igual a 100 V.
V O valor da resistência no circuito é igual a 10 Ω.
Estão certos apenas os itens
O circuito RL, mostrado na figura acima, é alimentado por uma tensão alternada V(t) = V0 cos(ωt), onde V0 é a amplitude da tensão e ω a frequência de excitação do circuito. O equacionamento do circuito pela Lei de Kirshhoff das tensões resulta em uma equação diferencial de governo que, após ser resolvida, fornece para a corrente do circuito a expressão i(t) = I0 cos (ωt + Φ), onde é a amplitude da corrente e Φ = - tg -1 ωL/R. Esse resultado para o ângulo Φ indica que, se