Deseja-se reduzir o valor da magnitude da tensão de ondulação na carga Vr de um retificador monofásico de onda completa com filtro capacitivo C que alimenta uma carga resistiva R.
O circuito retificador usa um transformador com tomada central (CT), fornecendo duas tensões secundárias senoidais de mesma amplitude, porém defasadas de 180° tomadas em relação ao CT e cujo valor eficaz vale Vs. Um técnico verifica que o referido retificador dispõe de dois diodos iguais, superdimensionados com relação às necessidades da carga. Segundo o manual do fabricante, a corrente de pico dos diodos usados é pelo menos 1000 vezes maior do que a necessária.
Na solução do problema, encontram-se disponíveis, em estoque, dois transformadores, seis diodos, dois resistores e dois capacitores iguais aos existentes no circuito original, podendo assim, substituí-los ou associá-los, visando a reduzir a magnitude da ondulação.
Considerando-se que o circuito opera em uma rede com frequência f (Hz), que atitude o técnico deve tomar para resolver o problema, mantendo inalteradas as características da carga R?