Q231562 - FUMARC Técnico de Nível Superior - Engenharia 2012
Entre os sistemas de partida de motores, a Partida Direta é o método mais simples por não empregar dispositivos especiais de acionamento, utilizando apenas contatores, disjuntores ou chaves interruptoras.
A seguir são apresentadas algumas condições que devem ser satisfeitas para permitir a Partida Direta.
I. A partida do motor deverá ser feita sem carga.
II. A potência do motor deve ser pequena para que a corrente de partida seja de baixo valor.
III. A corrente nominal da rede deverá ser tão elevada que a corrente de partida do motor não seja relevante.
IV. A carga a ser movimentada deverá necessitar de acionamento lento e progressivo.
São VERDADEIRAS as condições:
Q231563 - FUMARC Técnico de Nível Superior - Engenharia 2012
Um motor de 20 cv possui um fator de serviço de 1,25. Isto significa dizer que este motor
Em um alimentador, em uma rede de 380/220V, estão conectados quatro motores trifásicos iguais de 4 HP (em que 1 HP = 746 W). Esse alimentador precisa ser dimensionado. Considerando que, para cada motor, o fator de potência seja de 0,8 e o rendimento seja de 0,8, a potência aparente total instalada no alimentador e a corrente de projeto por fase serão, respectivamente,
Um motor de indução trifásico, de 6 polos, 60Hz, tensão de alimentação 380 V de linha, conectado em Y, opera em potência nominal e drena da rede elétrica uma potência ativa de 10 kW, com fator de potência 0,8. Considerando que o rendimento do motor é 0,9 e que ele opera com um escorregamento percentual de 10%, o torque no eixo do motor é
Considerando o acionamento de máquinas elétricas, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa. ( ) A principal função da chave de partida estrela-triângulo é limitar a corrente de partida pela aplicação momentânea de uma tensão reduzida ao motor ( ) A principal função de um sistema chamado soft starter é controlar a velocidade de um motor elétrico. ( ) A principal função de um inversor de frequência é aumentar o torque de partida de um motor, não sendo possível controlar sua velocidade. A sequência correta é
Em um motor elétrico, nem toda a energia elétrica fornecida ao motor é convertida em energia mecânica no eixo. Parte da energia elétrica é perdida no processo de conversão eletromecânica de energia. Nesse contexto, considere as afirmativas a seguir. I → As perdas mecânicas ocorrem devido ao atrito entre as partes móveis, ou seja, devido à fricção com os rolamentos e devido ao sistema de ventilação. II → As perdas magnéticas ocorrem devido ao efeito Joule, resultante da corrente elétrica circulando através dos condutores do estator e do rotor do motor. III → As perdas elétricas, que variam em função da densidade de fluxo magnético e da frequência de acionamento do motor, ocorrem principalmente nas lâminas de ferro do estator e do rotor. Está(ão) correta(s)
Três resistores de valores R estão dispostos na configuração Delta, solicitando uma potência P da fonte. A configuração dessa carga é mudada para a configuração Estrela. Para manter a potência P, as resistências que estão nessa nova configuração devem ter um dos seus valores iguais a
Uma fonte de 9 V alimenta uma carga de 2,1 Ω por meio de um circuito constituído por 40 metros fio de cobre 1 mm2 . Sabendo‐se que a resistividade do cobre é 0,0225 Ω.mm2 /m, a energia perdida nesse circuito em uma hora e o rendimento desse sistema são, respectivamente, iguais a
Q231622 - FCC Técnico de Sistemas de Saneamento - Química 2014
A potência de um motor de 2 CV é, aproximadamente, equivalente a