Questões de concursos sobre "Sistemas e Processos Construtivos" | Edificações - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Sistemas e Processos Construtivos que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q228570 - IFPI Professor - Edificações 2016

Os Limites de consistência dos solos são teores de umidade em que se define, de forma empírica, a mudança de estado dos solos. Sobre os referidos limites e ensaios segundo as normas da ABNT, analise as assertivas a seguir:

I. O Limite de Plasticidade é aquele a partir do qual o solo se torna maleável e pode ser moldado.

II. O ensaio realizado no aparelho de Casagrande destina-se a encontrar o Limite de Plasticidade e, resumidamente, consiste em determinar a umidade do solo que submetido a repetidas quedas de 1 cm e intensidade igual a duas quedas por segundo.

III.O Limite de Liquidez equivale ao valor de umidade para a qual são necessários 35 golpes para que as bordas de uma ranhura previamente aberta na amostra se unam ao longo de 13 mm, aproximadamente.

IV. O gráfico com os resultados das amostras ensaiadas no aparelho de Casagrande é construído com as ordenadas e abscissas em escala logarítmica.

V. O Limite de Plasticidade é determinado pelo cálculo da porcentagem de umidade para a qual o solo começa a se fraturar, quando se tenta moldar um cilindro de 3 mm de diâmetro e cerca de 10 cm de comprimento.

Estão CORRETAS:
Ver Comentários

Q228571 - IFPI Professor - Edificações 2016

Um projeto de engenharia deve conter as plantas, desenhos, cálculos e um memorial descritivo com as especificações técnicas dos serviços e materiais. A respeito dos projetos e especificações, analise as opções a seguir:

I) No dimensionamento de instalações prediais de água fria, o problema do acúmulo de bolhas de ar na tubulação pode ser resolvido com a instalação do tubo ventilador da coluna de distribuição.

II) A ligação dos aparelhos a gás à rede de distribuição interna pode ser feita utilizando-se uma válvula de bloqueio geral para cada consumidor.

III) Nas tubulações de água fria a velocidade da água, em qualquer trecho de tubulação, não deve ser superior a 5 m/s.

IV) Nas instalações elétricas, a medida de caráter geral a ser utilizada na proteção contra choques é a equipotencialização e seccionamento automático da alimentação.


Estão CORRETAS:
Ver Comentários

Q228583 - VUNESP Analista de Tecnologia - Obras 2014

Em uma rede predial de distribuição, segundo a ABNT NBR 5626 – Instalação predial de água fria, o barrilete é
Ver Comentários

Q228585 - IF-SP Professor 2011

Apresentando-se em forma de placa ou manta, a lã de rocha provém de fibras minerais de rocha vulcânica. A sua principal característica é:
Ver Comentários

Q228587 - IF-SP Professor 2011

Sem um sistema de aterramento eficaz, existe risco de choque elétrico, além de risco de erros nos instrumentos. Qual alternativa está correta?
Ver Comentários

Q228589 - PR-4 UFRJ Administrador 2012

Na questão de proteção ambiental, temos ouvido falar em utilização de águas de chuvas. Fazendo um sistema de coleta primária, em uma cisterna, a sequência mais adequada para utilizarmos essa água armazenada é:
Ver Comentários

Q228595 - PR-4 UFRJ Administrador 2012

Em um prédio público de laboratórios um pesquisador solicitou a retirada de uma parede para que o espaço existente fosse readequado para os equipamentos de sua nova pesquisa. 
O pesquisador foi informado de que não poderia ser feita tal demolição. A provável informação recebida pelo pesquisador foi de que:
Ver Comentários

Q228597 - PR-4 UFRJ Administrador 2012

O equipamento que mede a pressão na rede de abastecimento de água de um edifício é:
Ver Comentários

Q228599 - PR-4 UFRJ Administrador 2012

Em um edifício com 725 usuários/dia, sabendo-se que cada usuário consome por dia 77 litros de água. O volume mínimo aproximado da caixa d´água, para atender o consumo diário dos seus usuários, é:
Ver Comentários

Q228601 - PR-4 UFRJ Administrador 2012

As descargas atmosféricas (raios) causam grandes danos às instalações elétricas e equipamentos eletrônicos de um edifício e, de acordo com a NBR 5419, o aterramento de um Sistema de Proteção contra Descargas Elétricas (SPDA) deve ser feito de uma forma que amenize os efeitos de uma descarga elétrica que atinja a edificação. 
Será considerado mais bem aterrado o sistema que estiver ligado através de cabo de aço e esse cabo de aço ligado:
Ver Comentários