Disciplinas Direito Processual Civil - Novo Código de Processo Civil - CPC 2015 Revelia Questões de concursos sobre "Revelia" | Direito Processual Civil - Novo Código de Processo Civil - CPC 2015 - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Revelia que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q331305 - CESPE Analista Judiciário - Área Administrativa 2005
Com referência à competência, à defesa do réu e ao recurso, assinale a opção incorreta .
A)O prazo recursal para o revel corre a partir da data de publicação da sentença em cartório, independentemente da sua intimação. Entretanto, a intervenção do revel no processo afasta os efeitos da revelia para os atos posteriores, não atingindo os atos já praticados.
B)Perpetuada a competência de determinado juízo sobre ação por ele processada, conexa com outra já em curso perante juízo prevento, a exigência do julgamento simultâneo acarretará o deslocamento da causa para este último órgão jurisdicional. Em conseqüência, o primeiro órgão jurisdicional mencionado, que já tinha perpetuada a sua competência para o processamento da ação, acaba por perdê-la em função do deslocamento do feito para o juízo prevento.
C)Interposta apelação contra a decisão que indeferiu a petição inicial, antes do juízo de admissibilidade, o juiz deve determinar a citação do réu para apresentar contra-razões ao recurso.
D)Havendo a tramitação de ações conexas perante comarcas distintas, fica preventa a competência do juízo que promoveu, em primeiro lugar, a citação válida.
E)O juiz que concluir a audiência de instrução estará vinculado para prolatar a sentença, salvo se for promovido, licenciado, aposentado ou afastado por qualquer motivo. Assim, mesmo que tenha concluído a audiência, o magistrado não terá o dever de julgar a lide se for afastado do órgão judicial por motivo de promoção ou aposentadoria. Ocorrendo tal hipótese, permite-se ao substituto sentenciar o feito e, se entender necessário, a repetição das provas já produzidas.
Responder
Q331320 - PGE-GO Procurador do Estado 2010
Aplica-se o procedimento ordinário que é o procedimento padrão e básico para a tutela dos direitos, quando não está previsto um procedimento especial e quando não é de observar-se o procedimento sumário, sendo CORRETO afirmar que
A)o chamamento ao processo é permitido àquele que detiver a coisa em nome alheio, sendo demandado em nome próprio.
B)o autor poderá alterar o pedido ou a causa de pedir, independentemente de nova citação do réu, quando ocorrer a revelia.
C)formulado pedido certo e determinado, autor e réu têm interesse recursal em arguir o vício da sentença ilíquida.
D)a conexão determina a reunião dos processos, ainda no caso de um deles já ter sido julgado.
E)a extinção do processo, por abandono da causa pelo autor, depende de requerimento do réu.
Responder
Q331406 - CESPE Titular de Serviços de Notas e de Registros 2014
No que tange às respostas do réu, à revelia e às regras de competência, assinale a alternativa correta.
A)Caso ocorra a revelia, o autor poderá alterar o pedido formulado na petição inicial, sem necessidade de promover nova citação.
B)Segundo entendimento do STJ, quando há duas ações conexas em juízos de competência territorial distinta, considera-se prevento aquele que despachou em primeiro lugar, entendido como despacho o pronunciamento judicial positivo que determina a citação.
C)A competência, em razão da matéria, do valor e do território, poderá modificar-se pela conexão ou continência.
D)O juiz poderá reconhecer de ofício qualquer das matérias denominadas de questões preliminares, elencadas no art. 301 do CPC.
E)Na hipótese de existirem ação e reconvenção, caso o autor desista da ação, essa desistência não obsta o prosseguimento da reconvenção.
Responder