Disciplinas Direito Processual Civil - CPC 1973 Da Jurisdição Questões de concursos sobre "Da Jurisdição" | Direito Processual Civil - CPC 1973 - página 2 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Da Jurisdição que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q331301 - FCC Assessor Jurídico 2014
Referente à jurisdição, é INCORRETO afirmar:
A)A função jurisdicional tem caráter substitutivo, busca solucionar os conflitos de interesses aplicando a lei ao caso concreto e pode produzir decisões definitivas e imutáveis.
B)Em relação ao objeto, a jurisdição classifica-se em civil, penal e trabalhista; no tocante à hierarquia, em superior e inferior, tendo a justiça federal prevalência sobre a justiça estadual de mesma instância.
C)Os juízes só podem prover a jurisdição dentro do território nacional, respeitados os limites de sua competência, que vem a ser a medida territorial da jurisdição.
D)A jurisdição é inafastável, isto é, a lei não pode excluir da apreciação do Poder Judiciário nenhuma lesão ou ameaça a direito.
E)A jurisdição é obrigatória, ou seja, mesmo que não haja lei aplicável ao caso concreto, o juiz não poderá escusar-se de julgar invocando a lacuna, devendo fazê-lo com base na analogia, usos e costumes e princípios gerais de direito.
Responder
Q331430 - Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ Assessor Jurídico 2013
Constitui característica da jurisdição:
A)a instrumentalidade
B)a prorrogabilidade
C)a primariedade
D)a indisponibilidade
Responder
Q331562 - CESPE Juiz federal 2013
Acerca da jurisdição e dos equivalentes jurisdicionais, assinale a opção correta.
A)No exercício da jurisdição voluntária, o julgador poderá valer- se da equidade, buscando soluções fundadas em critérios de conveniência e oportunidade.
B)A autocomposição somente produzirá efeitos, como forma de solução de conflitos, quando obtida em processo jurisdicional.
C)As hipóteses de impedimento e suspeição do julgador, previstas na legislação processual civil, não se aplicam para o exercício da função em processo de jurisdição voluntária.
D)A autotutela é forma alternativa de solução de conflito caracterizada pela submissão voluntária de uma parte à pretensão manifestada pela outra.
E)A sentença arbitral, obtida por meio da técnica da heterocomposição, é considerada, por disposição expressa do Código de Processo Civil (CPC), título executivo extrajudicial.
Responder
Q331600 - TJ-RS Titular de Serviços de Notas e de Registros 2013
De acordo com o Código de Processo Civil, assinale a alternativa correta.
A)Para propor ou contestar ação é necessário ter interesse e legitimidade, não podendo o interesse do autor limitar-se à declaração de existência de relação jurídica.
B)A jurisdição civil, contenciosa e voluntária, é exercida pelos juízes, em todo o território nacional, sendo que nenhum juiz prestará a tutela jurisdicional senão quando a parte ou o interessado a requerer, nos casos e forma legais.
C)A jurisdição civil, contenciosa e voluntária, é exercida pelos juízes e promotores de justiça, em todo o território nacional, sendo que nenhum deles prestará a tutela jurisdicional, senão quando a parte ou o interessado a requerer, nos casos e forma legais.
D)Para propor ou contestar ação é necessário ter interesse e legitimidade, não podendo o interesse do autor limitar-se à declaração de inexistência de relação jurídica.
Responder
Q331641 - FCC Juiz do trabalho 2013
Consideram-se dúplices as ações em que :
A)se verifica a existência de litisconsórcio facultativo ou ocorrer a denunciação da lide.
B)os pedidos são cumulados e compatíveis entre si.
C)a reconvenção é necessária para deduzir pretensão ilíquida.
D)os pedidos são genéricos e a sentença depende de liquidação.
E)o réu pode manifestar pretensão contra o autor, in- dependentemente de reconvenção.
Responder
Q331657 - MPT Procurador do trabalho 2013
A)De acordo com a Teoria Geral do Processo, pode-se se afirmar que são técnicas de recrutamento da magistratura: a cooptação, a escolha pelo chefe do Poder Executivo com e sem autorização do Parlamento, o sistema de eleição e o concurso público.
B)Pelo princípio da inevitabilidade da jurisdição, garante-se a todos o acesso ao Poder Judiciário, o qual não pode deixar de atender a quem venha a juízo deduzir uma pretensão.
C)O caráter substitutivo da jurisdição tem correlação direta com o conceito processual de ação, que consiste na contrapartida natural da proibição, na maioria das hipóteses, da ação material, que consiste, principalmente, no exercício do poder privado pertencente ao particular titular do direito violado de perseguir, capturar e até matar quem não satisfizer sua pretensão material.
D)A definitividade e a inércia são características da jurisdição, mas ambas admitem exceção no exercício da tutela jurisdicional.
E)Não respondida.
Responder
Q331821 - CESPE Defensor Público 2012
Assinale a opção correta a respeito da jurisdição.
A)Nos procedimentos de jurisdição voluntária, prepondera o princípio inquisitivo.
B)De acordo com o CPC, no âmbito da jurisdição voluntária, o MP só deve ser intimado em caso de direitos indisponíveis.
C)O direito brasileiro admite o controle externo da atividade jurisdicional, a exemplo do indulto e da anistia.
D)O poder instrutório nunca pode ser delegado a outro órgão do Poder Judiciário.
E)A mediação é exemplo de exercício de jurisdição por autoridade não estatal.
Responder
Q331840 - FUMARC Titular de Serviços de Notas e de Registros 2012
Considerando o disposto no Código de Processo Civil,
A)os prazos peremptórios podem ser reduzidos ou prorrogados pelas partes, desde que legítimo o motivo e todos estejam de acordo.
B)todos os prazos estão previstos no Código, por isso é vedado ao juiz determinar o prazo em que o ato do processo pode ser praticado.
C)atos processuais realizam-se, de ordinário, na sede do juízo, mas o magistrado, por ato de deferência, poderá praticá-los em outro lugar.
D)a jurisdição de cada juiz está limitada ao território de sua circunscrição, por isso a realização de citação em outro Estado da Federação não pode ser por ele determinada, senão mediante carta precatória.
Responder
Q332010 - UPENET/IAUPE Assessor Jurídico 2012
São quatro os institutos fundamentais do processo civil: a jurisdição, a ação, a defesa ou exceção e o processo. São fundamentais, porque formam a estrutura e o arcabouço sobre os quais a ciência do processo civil foi construída. Sobre o tema, analise as assertivas abaixo: Assinale a alternativa que contém o número CORRETO de assertivas.
A)Uma.
B)Duas.
C)Três.
D)Quatro.
E)Cinco.
Responder