Questões de concursos sobre "Franquia" | Direito Empresarial (Comercial) - página 5

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Franquia que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q325476 - TJ-DFT Juiz de Direito 2007

Julgue as proposições seguintes acerca do contrato de franquia empresarial, assinalando, após, a alternativa correta: 

I - O contrato de franquia (franchising) resulta da conjugação de dois outros contratos empresariais: a licença de uso da patente e a prestação de serviços de organização de empresa.

II - A venda de produtos, do franqueador para o franqueado, não é requisito essencial da franquia, mesmo da comercial.

III - A lei brasileira, sobre franquias, não confere tipicidade ao contrato, uma vez que não define direitos e deveres dos contratantes, mas apenas obriga os empresários que pretendem franquear seu negócio a expor, anteriormente à conclusão do acordo, aos interessados algumas informações essenciais.

IV - A Circular de Oferta de Franquia - COF, instrumento fundamental para a formação válida do vínculo entre franqueador e franqueado, introduzido no direito brasileiro pela Lei n. 8.955/94, deve apresentar o conteúdo exigido pela lei, conter somente informações verídicas e ser entregue ao interessado em aderir ao sistema, com a antecedência mínima de dez dias, sob pena de anulabilidade do contrato que vier a ser firmado, devolução de todos os valores pagos a título de taxa de filiação e royalites, além de indenização.
Ver Comentários

Q325563 - ACAFE Analista do Ministério Público 2009

Correlacione as colunas a seguir.



A sequência correta, de cima para baixo, é:
Ver Comentários

Q325736 - TRT 8R Juiz do trabalho 2005

Assinale a alternativa incorreta:
Ver Comentários

Q325772 - PUC-PR Juiz do trabalho 2007

Em relação aos contratos mercantis, considere as seguintes assertivas:

I. Na alienação fiduciária em garantia, o devedor é o possuidor direto e depositário do bem, enquanto o credor tem a posse indireta e o domínio resolúvel.

II. No contrato de franquia, o uso de marca ou patente é necessariamente temporário, podendo haver, ou não, transferência de know-how, assessoria técnica, mercadológica e administrativa do negócio.

III. O contrato de representação comercial, regido pela Lei 4886/65, exige que o contratado seja pessoa jurídica, registrada no CORE (Conselho Regional dos Representantes Comerciais); caso contrário, estar-se-á necessariamente diante de um contrato de trabalho, já que presente o requisito da pessoalidade.

IV. Nos termos da Lei 4886/65, considera-se contrato de representação comercial com prazo indeterminado todo contrato que suceder, dentro de seis meses, a outro contrato, por prazo indeterminado ou não.

Assinale a alternativa correta:
Ver Comentários

Q326113 - FGV Auditor da Receita do Estado 2010

A respeito do contrato de franquia é correto afirmar que:
Ver Comentários