Disciplinas Direito Empresarial (Comercial) Falência e Recuperação de Empresas Questões de concursos sobre "Falência e Recuperação de Empresas" | Direito Empresarial (Comercial) - página 60 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Falência e Recuperação de Empresas que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q326391 - FCC Promotor de Justiça 2008
Em relação à recuperação judicial de empresa, é correto afirmar:
A)O Ministério Público tem sua atuação restrita à verificação da prática de crimes falimentares ou no curso da recuperação judicial.
B)Os crimes previstos na lei respectiva são de ação penal pública condicionada à representação dos credores.
C)A sentença que decreta a falência, concede a recuperação judicial ou extrajudicial é condição objetiva de punibilidade das infrações penais respectivas.
D)Na omissão do Ministério Público ao oferecimento de denúncia por crime falimentar, qualquer credor habilitado ou o administrador judicial poderá oferecer ação penal privada subsidiária da pública, observado o prazo decadencial de três meses.
E)A inabilitação para o exercício de atividade empresarial é efeito automático da condenação por crime falimentar.
Responder
Q326392 - PGT Procurador 2006
Em relação à nova Lei de Falências e Recuperação de Empresas (Lei nº 11.101/2005): I - a recuperação extrajudicial, que tem por objetivo a continuidade da vida da empresa e a manutenção dos empregos, não afeta os contratos de trabalho e os créditos dos trabalhadores; II - o plano de recuperação judicial não poderá prever prazo superior a um ano para pagamento dos créditos decorrentes das relações de trabalho ou decorrentes de acidentes do trabalho vencidos até a data do pedido da recuperação judicial; III - o plano de recuperação judicial não poderá prever prazo superior a 90 (noventa) dias para o pagamento, até o limite de cinco salários-mínimos, dos créditos de natureza estritamente salarial, vencidos nos seis meses anteriores ao pedido de recuperação judicial; IV - na falência, os créditos trabalhistas são classificados em primeiro lugar para pagamento, mas limitados a cento e cinqüenta salários mínimos por trabalhador. Analisando-se as asserções acima, pode-se afirmar que:
A)todas as assertivas estão corretas;
B)apenas as assertivas II e IV estão incorretas;
C)apenas as assertivas I, II e IV estão corretas;
D)todas as alternativas estão incorretas;
E)não respondida.
Responder
Q326402 - MPT Procurador 2008
Extinguem-se as obrigações do falido com: I - o pagamento de todos os créditos; II - o pagamento, depois de realizado todo o ativo, de mais de 50% do passivo quirografário, sendo facultado depósito para atingir esta porcentagem; III - o decurso do prazo de cinco anos, contado do encerramento da falência, se o falido não tiver sido condenado por prática de crime falimentar; IV - o decurso do prazo de dez anos, contado do encerramento da falência se o falido tiver sido condenado por prática de crime falimentar. De acordo com as assertivas acima pode-se afirmar que:
A)todas as alternativas são incorretas;
B)apenas as alternativas I e II são corretas;
C)apenas as alternativas III e IV são incorretas;
D)Todas as alternativas são corretas;
E)não respondida.
Responder
Q326405 - MPT Procurador 2008
A respeito da recuperação extrajudicial assinale a alternativa CORRETA:
A)os credores trabalhistas, tributários, titulares de posição de proprietário fiduciário de bens móveis ou imóveis, de arrendador mercantil, de proprietário ou promitente vendedor de imóveis cujos respectivos contratos contenham cláusula de irrevogabilidade ou irretratabilidade, e de proprietário em contrato de venda com reserva de domínio e o credor decorrente de adiantamento de contrato de câmbio para exportação, não serão atingidos pelo plano de recuperação extrajudicial;
B)para simplesmente procurar seus credores e tentar encontrar, junto com eles, uma saída negociada para a crise, o empresário ou sociedade empresária precisará atender aos requisitos da Lei para a recuperação extrajudicial;
C)não haverá qualquer requisito a ser preenchido pelo empresário e a sociedade empresária para requerer a homologação do acordo de recuperação extrajudicial;
D)a desistência da adesão ao plano por parte do credor poderá ocorrer a qualquer momento, independentemente da distribuição do pedido de homologação;
E)não respondida.
Responder
Q326413 - CESPE Procurador do Estado 2008
A respeito da falência e da recuperação judicial, assinale a opção correta.
A)A empresa irregular não pode requerer autofalência nem falência de um devedor seu, embora possa figurar no pólo passivo de pedido falimentar.
B)Cabe pedido de restituição de bens baseado em direito real ou relação obrigacional preexistente à falência, ou desta oriunda, salvo quando se tratar de dinheiro, e, para que seja reconhecido o direito do reclamante, exige-se prova da propriedade do bem e da arrecadação indevida.
C)No contrato de depósito bancário, o banco não tem plena disponibilidade sobre o dinheiro dos seus depositantes, estando obrigado a devolvê-lo tão logo lhe seja solicitado pelo depositante, o que torna possível a sua restituição no caso de falência da instituição financeira.
D)As sociedades de economia mista e as fundações estão sujeitas tão somente ao processo de recuperação judicial; os seus administradores respondem solidária e ilimitadamente, entre si, pela má administração da sociedade empresária.
E)O juízo da falência é indivisível e competente para todas as ações e reclamações sobre bens, interesses e negócios da massa falida, ressalvadas as causas trabalhistas, fiscais e aquelas não reguladas pela Lei de Falências em que o falido figurar como autor ou litisconsorte ativo.
Responder
Q326414 - CESPE Procurador do Estado 2008
Assinale a opção correta, relativamente ao direito de empresa.
A)Em caso de insolvência da sociedade limitada com capital social integralizado, os sócios respondem solidariamente, entre si, pelas dívidas da sociedade.
B)As sociedades em comum têm personalidade jurídica, são titulares dos bens e das dívidas sociais, e os sócios respondem solidária e ilimitadamente, entre si e perante terceiros, pelas obrigações sociais, excluindo-se do benefício de ordem o sócio-gerente.
C)A empresa constitui atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou serviços, visando à obtenção de lucros e, desde que legalmente constituída, adquire personalidade jurídica, tornando-se, portanto, titular de direitos e obrigações.
D)Na sociedade limitada, o sócio pode ceder suas cotas, total ou parcialmente, a outro sócio ou a terceiro, sem a necessidade de autorização expressa no contrato social ou dos outros sócios.
E)Ocorre a dissolução parcial da sociedade pela morte, retirada ou exclusão de sócios; no entanto, o sócio que se retira da sociedade ou os herdeiros do que venha a falecer responderão pelas obrigações sociais anteriores, até dois anos após averbada a resolução da sociedade; igualmente, nos dois primeiros casos, pelas posteriores obrigações sociais e em igual prazo, enquanto não se requerer a averbação.
Responder
Q326450 - FCC Técnico de Arrecadação 2016
De acordo com a classificação dos créditos na falência, disposta no art. 83 da Lei nº 11.101, de 09 de fevereiro de 2005, o crédito tributário prefere aos créditos
A)derivados da legislação do trabalho, independentemente do valor.
B)com garantia real, independentemente do valor do bem gravado.
C)com privilégio geral ou especial.
D)decorrentes de acidentes de trabalho.
E)de qualquer espécie ou natureza, excetuados apenas os trabalhistas.
Responder
Q326659 - UNEMAT Agente de Tributos 2008
O administrador judicial, no caso de recuperação judicial e falência, poderá ser.
A)Qualquer pessoa física ou jurídica de estrita confiança do juiz.
B)O curador de massas falidas, o maior credor da recuperação judicial ou da massa falida.
C)Uma pessoa jurídica especializada
D)Um dos próprios administradores da empresa.
E)O maior credor da recuperação judicial ou massa falida.
Responder