Questões de concursos sobre "Endosso, aval e protesto" | Direito Empresarial (Comercial) - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Endosso, aval e protesto que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q320073 - VUNESP Juiz de Direito 2018

Em relação aos títulos de crédito, estabelece o Código Civil:
Ver Comentários

Q320104 - CESPE Procurador Municipal 2018

Com base nas disposições do Código Civil a respeito de títulos de crédito, julgue os itens a seguir. 
I O endosso feito posteriormente ao vencimento tem efeito de cessão civil. II A simples assinatura do avalista no anverso do título confere validade ao aval. III A omissão de requisito legal não implica a invalidade do negócio jurídico que lhe deu origem.
Assinale a opção correta.
Ver Comentários

Q320124 - FCC Auditor Fiscal da Receita Estadual 2018

Atenção: A questão refere-se a Direito Civil II .

A respeito dos títulos de crédito, considere:


I. Consideram-se não escritas no título a cláusula de juros, a proibitiva de endosso, a excludente de responsabilidade pelo pagamento ou por despesas e a que dispense a observância de termos e formalidade prescritas.

II . O pagamento de título de crédito, que contenha obrigação de pagar soma determinada, pode ser garantido por aval, total ou parcial.

III . A transferência de título ao portador deve ser realizada por meio de endosso.

IV. O título nominativo pode ser transformado em à ordem ou ao portador, a pedido do proprietário e à sua custa, salvo proibição legal.


De acordo com o Código Civil, está correto o que se afirma APENAS em

Ver Comentários

Q320182 - CONSULPLAN Titular de Serviços de Notas e de Registros 2018

Sendo o endosso “em branco” inserido no cheque, assinale a alternativa correta.
Ver Comentários

Q320227 - IADES Analista Jurídico 2018

No que tange às normas que regem os títulos de crédito previstas no Código Civil brasileiro, assinale a alternativa correta.
Ver Comentários

Q321780 - FCC Procurador do Estado 2018

Em relação ao protesto de títulos,
Ver Comentários

Q321801 - FGV Advogado 2018

Sobre títulos de crédito, analise as afirmativas a seguir.


I. A lei brasileira permite que se faça um endosso parcial, desde que seja tal circunstância anotada no verso do título de crédito transferido.

II. Nos títulos de crédito ao portador, a prestação é devida ainda que o documento tenha entrado em circulação contra a vontade do emitente.

III. Em relações jurídicas regidas pelo direito comum, é válida a cláusula pela qual o avalista se responsabiliza por parte do pagamento da dívida.


Está correto o que se afirma em

Ver Comentários

Q321838 - FCC Defensor Público 2018

A respeito do protesto de títulos:
Ver Comentários

Q321898 - IESES Titular de Serviços de Notas e de Registros 2018

Analise as assertivas abaixo e, de acordo com o que dispõe a legislação vigente, assinale a alternativa correta: 
I. Para a validade do aval, é suficiente a simples assinatura do avalista no anverso do título. II. O endosso parcial é nulo. III. São inválidos os títulos de crédito que não indicarem o local de pagamento. IV. É válido o título de crédito que não contenha a indicação do vencimento, considerando-se à vista o seu vencimento.
Ver Comentários

Q321996 - FCC Defensor Público 2018

Em relação ao protesto de títulos, considere as afirmações seguintes:


I. Todos os títulos e documentos de dívida protocolizados serão examinados em seus caracteres formais e terão curso se não apresentarem vícios, devendo porém o tabelião de protesto analisar a ocorrência de prescrição ou caducidade, já que nesses casos terá perecido o direito do apresentante.

II. Poderão ser protestados títulos e outros documentos de dívida em moeda estrangeira, desde que emitidos no Brasil, defeso o protesto de títulos emitidos em outros países, que poderão ser apenas enviados ao devedor como notificação para pagamento.

III. O protesto será registrado dentro de três dias úteis contados da protocolização do título ou documento de dívida; na contagem desse prazo exclui-se o dia da protocolização e inclui-se o do vencimento.

IV. A intimação ao devedor do título apresentado a protesto será feita por edital se a pessoa indicada para aceitar ou pagar for desconhecida, sua localização incerta ou ignorada, residente ou domiciliada fora da competência territorial do Tabelionato, ou, ainda, se ninguém se dispuser a receber a intimação no endereço fornecido pelo apresentante.

V. O título do documento de dívida cujo protesto tiver sido sustado judicialmente só poderá ser pago, protestado ou retirado com autorização judicial.


Está correto o que se afirma APENAS em

Ver Comentários