Questões de concursos sobre "Princípios do Direito do Trabalho" | Direito do Trabalho - página 3

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Princípios do Direito do Trabalho que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q321523 - FUNIVERSA Advogado 2010

Acerca do princípio da adequação setorial negociada, assinale a alternativa incorreta.
Ver Comentários

Q321746 - TRT 8R Juiz do trabalho 2005

Assinale a alternativa correta:
Ver Comentários

Q321750 - TRT 8R Juiz do trabalho 2005

Assinale a alternativa incorreta: 

I - Por determinação legal, o repouso semanal remunerado deve ser concedido preferentemente aos domingos e não obrigatoriamente. Com a previsão desta relatividade, os casos excepcionais ficaram sujeitos à razoabilidade e objetividade dos seus critérios, permitindo converter-se em regra, a arbítrio único do empregador, a concessão do repouso exclusivamente nos dias úteis.

II - A relação de trabalho é gênero do qual são espécies, dentre outras, a relação de emprego, a empreitada de lavor e a prestação de serviço por trabalhador autônomo.

III - Tem direito à jornada de seis horas o empregado que trabalha em turnos ininterruptos de revezamento, desde que não goze de intervalos para descanso e alimentação.

IV - Havendo concorrência, quanto à aplicação da norma no caso concreto, deve o juiz considerar o princípio da norma mais favorável ao trabalhador, observando sempre o respeito à hierarquia das leis para que norma hierarquicamente inferior não afaste as normas superiores.

V - Regra geral, o contrato de emprego é pacto solene. O desrespeito à forma de contratação é causa de sua nulidade, exceto quanto aos contratos por tempo determinado que respeita o princípio da primazia da realidade.
Ver Comentários

Q321766 - FUNDEC Juiz do trabalho 2003

Sobre o princípio da irrenunciabilidade, considere as seguintes proposições: 

I - São renunciáveis os direitos livremente estabelecidos pelas partes contratantes, resultantes de ajuste expresso ou tácito do empregado e empregador, quando não haja proibição legal, inexista vício de consentimento e não importe prejuízo ao empregado.

II - Como regra geral, é absoluta a irrenunciabilidade do direito à assinatura da Carteira de Trabalho e Previdência Social.

III - A renunciabilidade de direitos, no curso da relação de emprego, é a regra e a indisponibilidade a exceção.

IV - Admite-se a renúncia a direitos trabalhistas feita através de conciliação celebrada em Juízo.

Quais estão corretas?
Ver Comentários