Questões de concursos sobre "Fontes do Direito do Trabalho" | Direito do Trabalho - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Fontes do Direito do Trabalho que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q316911 - FCC Analista Judiciário - Área Judiciária 2015

Em sentido genérico, 'fontes do direito' consubstancia a expressão metafórica para designar a origem das normas jurídicas. Na Teoria Geral do Direito do Trabalho, são consideradas fontes formais autônomas:
Ver Comentários

Q317115 - FCC Técnico Judiciário - Área Administrativa 2015

Considere:

I. As convenções coletivas e os acordos coletivos de trabalho são exemplos de fontes formais autônomas do Direito do Trabalho.

II. A legislação trabalhista faz referência aos costumes como fonte integradora do Direito do Trabalho.

III. A jurisprudência não é considerada fonte formal de Direito do Trabalho, uma vez que não há previsão legal para sua utilização, bem como se refere apenas a casos concretos e específicos.

Está correto o que se afirma em:
Ver Comentários

Q318192 - TRT 2R (SP) Juiz do trabalho 2014

A sentença normativa é um tipo de fonte formal heterônoma do Direito do Trabalho; a respeito desta fonte, aponte a alternativa correta:
Ver Comentários

Q318615 - IADES Médico do trabalho 2013

Uma fonte especialíssima do Direito do Trabalho são as Convenções e Acordos Coletivos de Trabalho, vez que em nenhum outro ramo do direito pode-se encontrar um instituto análogo. Sobre o tema.

Assinale a alternativa correta:

Ver Comentários

Q319137 - FCC Procurador Municipal 2012

As Convenções e Acordos Coletivos são fontes 

Ver Comentários

Q319356 - CESPE Técnico Judiciário - Área Administrativa 2008

Considerando que determinada categoria profissional tem assegurada à gestante, por força de convenção coletiva, estabilidade no emprego por mais um mês além do período fixado na CF, assinale a opção correta.
Ver Comentários

Q319568 - FCC Técnico Judiciário - Área Administrativa 2006

Considere as seguintes assertivas:

I. As autoridades administrativas e a Justiça do Trabalho, mesmo na falta de disposições legais ou contratuais, não poderão decidir por analogia ou por eqüidade.

II. Não haverá distinções relativas à espécie de emprego e à condição de trabalhador, nem entre o trabalho intelectual, técnico e manual.

III. Salvo disposição especial expressamente consignada, considera-se como serviço efetivo apenas o período em que o empregado esteja efetivamente executando ordens do empregador.

De acordo com o Decreto Lei no 5.452/43, está correto o que se afirma APENAS em

Ver Comentários

Q321092 - TRT 8R Juiz do trabalho 2009

Assinale a alternativa correta, concernente à legislação consolidada: 
Ver Comentários

Q321704 - FCC Procurador 2006

Convenção coletiva de trabalho, acordo coletivo de trabalho e acordo em dissídio coletivo de trabalho, são, respectivamente, formas de solução
Ver Comentários