Questões de concursos sobre "Poder Constituinte Originário, Derivado e Decorrente - Reforma (Emendas e Revisão) e Mutação da Constituição" | Direito Constitucional - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Poder Constituinte Originário, Derivado e Decorrente - Reforma (Emendas e Revisão) e Mutação da Constituição que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q274281 - UERR Auditor 2018

“Só o povo entendido como um sujeito constituído por pessoas - mulheres e homens - pode 'decidir' ou deliberar sobre a conformação da sua ordem político-social. Poder constituinte significa, assim, poder constituinte do povo. Como já atrás foi referido, o povo, nas democracias atuais, concebe-se como uma 'grandeza pluralística' (P. Hãberle), ou seja, como uma pluralidade de forças culturais, sociais e políticas, tais como partidos, igrejas, associações, personalidades, decísivamente influenciadoras na formação de 'opiniões', 'vontades', 'correntes' ou 'sensibilidades ' políticas nos momentos preconstituintes e nos procedimentos constituintes”

(CANOTILHO, J. J. Gomes. Direito Constitucional e Teoria da Constituição. 7. ed. Coimbra: EdiçõesAlmedinas, 2003. p. 75).


Sobre a titularidade do poder constituinte no constitucionalismo brasileiro, é correto afirmar que é conferida ao:

Ver Comentários

Q274387 - INAZ do Pará Advogado 2018

De acordo com a Constituição Federal, no art. 60 §4º, a Constituição poderá ser emendada, sendo vedado propostas:
Ver Comentários

Q274495 - SELECON Direito 2018

No século XXI, um dos modelos de realização do poder constituinte pode ser identificado com o constitucionalismo americano. Nesse modelo, o poder constituinte é baseado na soberania:
Ver Comentários

Q274518 - FUNDATEC Analista de Planejamento e Orçamento - Planejamento e Orçamento 2018

No que diz respeito à reforma constitucional, admite-se a emenda à Constituição brasileira desde que observados requisitos específicos, tais como:


I. Proposta de mais da metade das Assembleias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria absoluta de seus membros.

II. A proposta será discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, dois terços dos votos dos respectivos membros.

III. A matéria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada não pode ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa.


Quais estão corretas?

Ver Comentários

Q274617 - FCC Defensor Público 2018

Constitui poder dos Estados, unidades da federação, de elaborar as suas próprias constituições, o poder constituinte derivado
Ver Comentários

Q274621 - VUNESP Juiz de Direito 2018

Sobre a reforma e revisão constitucional, pode-se afirmar que
Ver Comentários

Q274658 - CESPE Técnico Tributário 2018

A Constituição Federal de 1988 poderá ser emendada para incluir garantia social mediante proposta
Ver Comentários

Q274801 - CETREDE Advogado 2018

Em relação ao Poder Constituinte Derivado Decorrente, marque a opção INCORRETA. 
Ver Comentários

Q274897 - VUNESP Juiz de Direito 2018

O Supremo Tribunal Federal pacificou o entendimento de que, “para efeito de progressão de regime no cumprimento de pena por crime hediondo, ou equiparado, o juízo da execução observará a inconstitucionalidade do art. 2o da Lei no 8.072, de 25 de julho de 1990, sem prejuízo de avaliar se o condenado preenche, ou não, os requisitos objetivos e subjetivos do benefício, podendo determinar, para tal fim, de modo fundamentado, a realização de exame criminológico.” Para chegar a essa decisão, o STF utilizou-se da interpretação denominada:
Ver Comentários

Q274950 - FCC Analista Ministerial - Área Jurídica 2018

À luz das regras de processo legislativo atinentes à forma de alteração do texto constitucional vigente, a
Ver Comentários