Disciplinas Direito Constitucional Mandado de Segurança Coletivo Questões de concursos sobre "Mandado de Segurança Coletivo" | Direito Constitucional - página 25 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Mandado de Segurança Coletivo que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q316800 - ACEP Advogado 2006
Assinale a alternativa INCORRETA .
A)O mandado de segurança pode ser individual ou coletivo.
B)Organização sindical legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos seis meses tem legitimidade para impetrar mandado de segurança coletivo.
C)Partido político com representação no Congresso Nacional tem legitimidade para impetrar mandado de segurança.
D)O prazo para interposição de mandado é decadencial.
E)O rito do mandado de segurança coletivo é o mesmo do mandado de segurança individual.
Responder
Q317049 - FGV Juiz de Direito 2009
A respeito da ação constitucional de mandado de segurança, assinale a alternativa que não expressa a jurisprudência firmada pelo Supremo Tribunal Federal.
A)Controvérsia sobre matéria de direito não impede concessão de mandado de segurança.
B)É constitucional lei que fixa prazo de decadência para impetração de mandado de segurança.
C)Não cabe mandado de segurança enquanto não for apreciado pedido de reconsideração do ato feito em via administrativa.
D)A impetração de mandado de segurança coletivo por entidade de classe em favor dos associados independe da autorização destes.
E)A entidade de classe tem legitimação para o mandado de segurança ainda quando a pretensão veiculada interesse apenas a uma parte da respectiva categoria.
Responder
Q317139 - ESAF Auditor Fiscal do Trabalho 2010
A Constituição da República previu a chamada Tutela Constitucional das Liberdades. Assinale a assertiva que traz características corretas em relação aos instrumentos abaixo.
A)Habeas corpus - trata-se de um recurso, estando, por isso, regulamentado no capítulo a eles destinados no Código de Processo Penal.
B)Mandado de segurança - a natureza civil da ação impede o ajuizamento de mandado de segurança em matéria criminal, inclusive contra ato de juiz criminal, praticado no processo penal.
C)Mandado de injunção - as normas constitucionais que permitem o ajuizamento do mandado de injunção não decorrem de todas as espécies de omissões do Poder Público, mas tão-só em relação às normas constitucionais de efi cácia limitada de princípio institutivo e de caráter impositivo e das normas programáticas vinculadas ao princípio da legalidade, por dependerem de atuação normativa ulterior para garantir sua aplicabilidade.
D)Mandado de injunção - em razão da ausência constitucional, não é possível o mandado de injunção coletivo, não tendo sido, por isso, atribuída a legitimidade para as associações de classe, ainda que devidamente constituída.
E)Mandado de segurança - o mandado de segurança coletivo não poderá ter por objeto a defesa dos mesmos direitos que podem ser objeto do mandado de segurança individual.
Responder
Q317282 - CESGRANRIO Analista do Banco Central 2010
Na hipótese de o Banco Central vir a praticar ato manifestamente ilegal e lesivo ao patrimônio público, um cidadão brasileiro, indignado com o ocorrido e com o propósito de anular o referido ato, pode ajuizar
A)ação popular.
B)ação civil pública.
C)mandado de segurança coletivo.
D)mandado de injunção coletivo.
E)habeas data.
Responder
Q317563 - ESAF Analista Tributário da Receita Federal 2009
Sobre os direitos e deveres individuais e coletivos, assinale a única opção correta.
A)A impetração do mandado de segurança coletivo por entidade de classe em favor dos associados depende da autorização destes.
B)É cabível habeas corpus contra decisão condenatória a pena de multa.
C)É cabível habeas corpus contra a imposição da pena de perda da função pública.
D)Comissão Parlamentar de Inquérito não pode decretar a quebra do sigilo fiscal, bancário e telefônico do investigado.
E)Apesar de o art. 5º, caput , da Constituição Federal de 1988 fazer menção apenas aos brasileiros e aos estrangeiros residentes, pode-se afirmar que os estrangeiros não-residentes também podem invocar a proteção de direitos fundamentais.
Responder
Q317567 - ESAF Analista Tributário da Receita Federal 2009
Sobre os direitos e deveres individuais e coletivos, assinale a única opção correta.
A)O mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por partido político que não tenha representação no Congresso Nacional, desde que, no entanto, tenha representação em Assembléia Legislativa Estadual ou em Câmara de Vereadores Municipal.
B)As Comissões Parlamentares de Inquérito podem determinar a interceptação de comunicações telefônicas de indivíduos envolvidos em crimes graves.
C)Todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado.
D)Pessoas jurídicas de direito público não podem ser titulares de direitos fundamentais.
E)Qualquer pessoa física é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, fi cando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência.
Responder
Q317631 - FUNIVERSA Agente de Polícia 2009
A respeito dos direitos e deveres individuais e coletivos, assinale a alternativa correta.
A)Qualquer indivíduo é parte legítima para propor ação popular que vise anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus de sucumbência.
B)O mandado de injunção e a ação direta de inconstitucionalidade por omissão possuem mesma finalidade e objeto, mas demandam titularidades distintas.
C)O mandado de segurança coletivo será impetrado por partido político, independentemente de representação no Congresso Nacional, organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos dois anos, em defesa dos interesses de seus membros ou associados.
D)Graça é medida que ocorre por iniciativa do condenado com o objetivo de alcançar clemência específica. O pedido será submetido ao Conselho Penitenciário, e a medida concedida pelo presidente da República.
E)Indulto é ato de clemência soberana por meio do qual os ilícitos cometidos pelo agente são apagados. Previsto em lei, visa promover o arquivamento dos processos pendentes e suspender a execução das penas.
Responder
Q318061 - PGT Procurador 2006
No que diz respeito às garantias constitucionais, assinale a alternativa INCORRETA :
A)conceder-se-á habeas corpus sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder;
B)conceder-se-á habeas data para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou banco de dados de entidades governamentais ou de caráter público e para a retificação de dados, quando não se prefira fazê-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo;
C)o mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por partido político com representação no Congresso Nacional e por organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano, em defesa dos interesses de todos os integrantes da categoria;
D)qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência;
E)não respondida.
Responder
Q318130 - MPT Procurador 2008
Assinale a alternativa INCORRETA:
A)o Ministério Público, bem como qualquer cidadão, pode propor ação judicial para a proteção do patrimônio público;
B)cabe mandado de segurança para obtenção de certidão relativa a informações conhecidas de pessoa física, negada por autoridade pública;
C)ressalvada a hipótese do mandado de segurança coletivo, o mandado de segurança para a proteção do direito líquido e certo pode ser impetrado apenas por pessoa física;
D)o mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano, desde que em defesa de seus membros ou associados;
E)não respondida.
Responder
Q318150 - CESGRANRIO Advogado 2008
Caso um determinado indivíduo se considere prejudicado pela falta de norma regulamentadora que torne inviável o exercício de direitos e liberdades constitucionais, de qual medida judicial de controle de ato administrativo (remédio constitucional) deverá este fazer uso para assegurar o exercício de seu direito?
A)Habeas data
B)Habeas corpus
C)Ação civil pública
D)Mandado de injunção
E)Mandado de segurança coletivo
Responder