Disciplinas Direito Constitucional Fase Introdutória – Iniciativa de Lei por Parlamentar e Extra-Parlamentar Questões de concursos sobre "Fase Introdutória – Iniciativa de Lei por Parlamentar e Extra-Parlamentar" | Direito Constitucional - página 25 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Fase Introdutória – Iniciativa de Lei por Parlamentar e Extra-Parlamentar que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q317977 - FCC Analista Judiciário - Área Judiciária 2009
Em tema de processo legislativo é correto que
A)a proposta de emenda constitucional será aprovada se obtiver, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, três quintos dos votos dos respectivos membros.
B)dentre outras, são de iniciativa privativa do Congresso Nacional, as leis que disponham sobre criação de cargos na administração direta, indireta e autárquica.
C)a Constituição Federal poderá ser emendada na vigência do estado de defesa, mediante proposta de dois quintos do Congresso Nacional.
D)as medidas provisórias terão sua votação iniciada no Senado Federal, em dois turnos.
E)as leis delegadas serão elaboradas pela Mesa do Congresso Nacional, que deverá solicitar a delegação ao Presidente da República.
Responder
Q318053 - FCC Analista Judiciário - Área Judiciária 2008
No que toca ao processo legislativo, é correto afirmar:
A)Prorrogar-se-á uma única vez por igual período a vigência de medida provisória que, no prazo de noventa dias, contado de sua publicação, não tiver a sua votação encerrada nas duas Casas do Congresso Nacional.
B)É permitida a reedição, na mesma sessão legislativa, de medida provisória que tenha sido rejeitada ou que tenha perdido sua eficácia por decurso de prazo.
C)É permitida a edição de medidas provisórias sobre matéria que vise a detenção ou seqüestro de bens, de poupança popular ou qualquer outro ativo financeiro.
D)São de iniciativa privativa do Presidente da República as leis que fixem ou modifiquem os efetivos das Forças Armadas.
E)A deliberação de cada uma das Casas do Congresso Nacional sobre o mérito das medidas provisórias não dependerá de juízo prévio sobre o atendimento de seus pressupostos constitucionais.
Responder
Q318112 - MPT Procurador 2008
Com relação à iniciativa legislativa, é INCORRETO afirmar que:
A)é de iniciativa privativa do Presidente da República legislar sobre responsabilidade por dano ao meio ambiente;
B)os municípios não têm competência legislativa para estabelecer, em lei municipal, as hipóteses de desapropriação relativas aos imóveis localizados nos limites do município;
C)compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar, concorrentemente, sobre direito tributário e financeiro;
D)na ausência de legislação federal fixando diretrizes de proteção ao patrimônio histórico, cultural, artístico, turístico e paisagístico é lícito a cada um dos Estados da federação fixá-las em lei estadual;
E)não respondida.
Responder
Q318177 - CESPE Procurador do Estado 2008
Quanto ao processo legislativo, assinale a opção correta.
A)É de competência privativa do presidente da República a iniciativa de proposição de projeto de lei que disponha acerca do parcelamento de débitos tributários.
B)Considere-se que determinada medida provisória que determine aumento de certo imposto tenha sido publicada no dia 15/11/2007 e convertida em lei em 11/2/2008. Nessa hipótese, o referido tributo não pode ser cobrado, com aumento, no exercício de 2008.
C)Os projetos de lei somente podem ser votados no plenário do Congresso Nacional ou no de uma de suas casas.
D)Os estados e municípios não têm autorização constitucional para aceitarem proposta de lei de origem popular.
E)O aumento da remuneração dos servidores do Poder Legislativo deve ser apreciado por meio de resolução, visto que constitui competência privativa do Congresso Nacional.
Responder
Q318596 - FCC Analista Judiciário - Área Judiciária 2007
A iniciativa popular pode ser exercida pela apresentação,
A)ao Congresso Nacional, de projeto de lei subscrito por, no mínimo, sete por cento do eleitorado nacional, distribuído pelo menos por sete Estados, com não menos de três décimos por cento dos eleitores de cada um deles.
B)ao Senado Federal, de projeto de lei subscrito por, no mínimo, dois por cento do eleitorado nacional, distribuído pelo menos por sete Estados, com não menos de dois décimos por cento dos eleitores de cada um deles.
C)à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal, de projeto de lei subscrito por, no mínimo, cinco por cento do eleitorado nacional, distribuído pelo menos por nove Estados, com não menos de cinco décimos por cento dos eleitores de cada um deles.
D)à Câmara dos Deputados, de projeto de lei subscrito por, no mínimo, um por cento do eleitorado nacional, distribuído pelo menos por cinco Estados, com não menos de três décimos por cento dos eleitores de cada um deles.
E)à Câmara dos Deputados, de projeto de lei subscrito por, no mínimo, três por cento do eleitorado nacional, distribuído pelo menos por três Estados, com não menos de cinco décimos por cento dos eleitores de cada um deles.
Responder