Disciplinas Direito Constitucional Fase Complementar Questões de concursos sobre "Fase Complementar" | Direito Constitucional - página 2 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Fase Complementar que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q299233 - MPE-RS Assessor - Direito 2014
Assinale com V (verdadeiro) ou com F (falso) as seguintes afirmações. ( ) Com a promulgação, mediante a sanção da Presidência da República, a lei passa a vigorar de plano, sendo a sua publicação apenas o exaurimento do processo legislativo. ( ) Pela imunidade processual, os deputados e senadores, a partir de sua posse, não podem ser presos, salvo em flagrante por crime inafiançável. ( ) Lei ordinária que amplie a competência do Tribunal do Júri não ofende o art. 5º, XXXVIII, letra “d”, nem a cláusula pétrea do § 4º do art. 60, ambos da Constituição Federal. ( ) Segundo a Constituição Federal, art. 5º, XLII, a prática do racismo e da homofobia constituem crimes inafiançáveis e imprescritíveis, sujeitos à pena de reclusão, nos termos da lei. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
A)V – V – F – V.
B)V – V – V – F.
C)F – V – V – V.
D)V – F – F – V.
E)F – F – V – F.
Responder
Q302622 - UFCG Analista Judiciário 2008
A elaboração, redação, alteração e consolidação das leis serão disciplinadas mediante
A)decreto do Presidente da República.
B)decreto legislativo.
C)resolução do Congresso Nacional.
D)resoluções da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.
E)lei complementar.
Responder
Q303577 - CESPE Técnico Legislativo 2011
A respeito de processo legislativo, assinale a opção correta.
A)Iniciativa de lei é a prerrogativa concedida aos parlamentares e também a qualquer cidadão ou entidade de classe para apresentar projetos de lei nas casas legislativas.
B)A deliberação parlamentar consiste na ampla discussão e votação sobre a matéria do projeto de lei apresentado, que pode ser aprovado ou rejeitado pelo Poder Legislativo.
C)O chefe do Poder Executivo analisa o projeto de lei ordinária aprovado ou rejeitado, podendo, então, vetá-lo ou sancioná-lo.
D)A promulgação consiste em tornar pública a existência da lei aos seus destinatários, por meio de sua inserção no Diário Oficial.
E)O processo legislativo ordinário destina-se à elaboração de leis ordinárias, de leis complementares e de leis delegadas.
Responder
Q305985 - CESPE Juiz de Direito 2013
Considerando as disposições constitucionais e a jurisprudência acerca do processo legislativo, assinale a opção correta.
A)A rejeição expressa de medida provisória opera efeitos ex nunc .
B)Os projetos de lei de iniciativa popular poderão iniciar-se tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado Federal.
C)De acordo com entendimento do STF, a iniciativa de lei que verse sobre matéria tributária é concorrente entre o chefe do Poder Executivo e os membros do Legislativo.
D)De acordo com o regime de tramitação do projeto de lei complementar, é dispensável a submissão de seu conteúdo ao plenário da casa legislativa.
Responder
Q306571 - VUNESP Juiz de Direito 2012
Assinale a alternativa correta a respeito do processo legislativo.
A)A discussão e votação dos projetos de lei de iniciativa do Presidente da República, do Supremo Tribunal Federal e dos Tribunais Superiores terão início no Senado Federal.
B)É vedada a edição de medidas provisórias sobre matéria relativa a nacionalidade, cidadania, direitos políticos, partidos políticos e direito eleitoral.
C)Se, nos projetos de lei de urgência, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal não se manifestarem sobre a proposição, cada qual sucessivamente, em até sessenta dias, sobrestarseão todas as demais deliberações legislativas da respectiva Casa, com exceção das que tenham prazo constitucional determinado, até que se ultime a votação.
D)Nos casos de sanção tácita ou de rejeição de veto, se a lei não for promulgada dentro de quarenta e oito horas pelo Presidente da República, o Presidente do Senado a promulgará, e, se este não o fizer em igual prazo, caberá ao Presidente da Câmara fazêlo.
Responder
Q306858 - CESPE Analista - Processual 2012
Com base no que dispõe a CF sobre processo legislativo, fiscalização contábil, financeira e orçamentária e Ministério Público da União, assinale a opção correta.
A)O dever de prestar contas não se aplica aos tribunais de contas.
B)A conversão de medida provisória em lei implica a convalidação de seus vícios.
C)A promulgação é o atestado de validade de um projeto de lei.
D)É concorrente a iniciativa de lei destinada a organizar o Ministério Público da União.
E)É vedada a edição de medida provisória sobre matéria relativa a direito civil e processual civil.
Responder
Q308149 - CESPE Juiz de Direito 2012
Considerando as disposições constitucionais acerca do processo legislativo, assinale a opção correta.
A)As deliberações das comissões permanentes de ambas as casas do Congresso Nacional devem ser tomadas por maioria simples, salvo no que diz respeito à discussão e votação, em caráter conclusivo, de projetos de lei, caso em que se requer maioria absoluta.
B)A promulgação é entendida como o atestado de existência da lei; desse modo, os efeitos da lei somente se produzem depois daquela.
C)A promulgação e a publicação da lei são sempre atos conjuntos e devem ocorrer de forma simultânea.
D)As medidas provisórias, cujo prazo de validade é de sessenta dias, prorrogável por mais sessenta, devem ser votadas em sessão conjunta do Congresso Nacional.
E)As leis delegadas, elaboradas pelo presidente da República em virtude de autorização do Poder Legislativo, devem ser aprovadas por maioria absoluta.
Responder
Q317374 - FCC Analista Judiciário - Área Administrativa 2003
O Presidente da República vetou integralmente, por contrário ao interesse público, um projeto aprovado pelo Congresso Nacional. Este, examinando as razões do veto, rejeitou-o, devolvendo o projeto para a promulgação do Presidente da República. Decorrido o prazo, sem qualquer providência do Chefe do Poder Executivo, a lei será promulgada pelo
A)Presidente da Câmara dos Deputados.
B)Presidente do Senado Federal.
C)Presidente do Supremo Tribunal Federal.
D)Vice-Presidente da República.
E)Procurador Geral da República.
Responder