Disciplinas Direito Constitucional Congresso Nacional Questões de concursos sobre "Congresso Nacional" | Direito Constitucional - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Congresso Nacional que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q46118 - FGV Administrador 2008
Em relação às sessões conjuntas, é correto afirmar que:
A)serão públicas, mas podem ser secretas se assim o determinar o presidente.
B)serão abertas somente com a presença mínima de 1/5 (um quinto) da composição de cada Casa do Congresso.
C)seu prazo de duração poderá ser prorrogado por proposta do presidente ou a pedido de qualquer congressista.
D)terá a duração de 6 (seis) horas e se iniciará na parte da tarde.
E)no recinto da sessão conjunta, somente será admitida a presença de funcionários em serviço no plenário com expressa autorização do presidente.
Responder
Q46122 - FGV Advogado 2008
No que tange à votação em sessão conjunta das Casas do Congresso Nacional, assinale a afirmativa incorreta.
A)As emendas com subemendas serão votadas uma a uma, salvo deliberação em contrário, sendo que as subemendas substitutivas ou supressivas serão votadas antes das respectivas emendas.
B)As votações poderão ser realizadas pelos processos simbólico, nominal e secreto.
C)Na votação secreta, a apuração será feita pela Mesa, cujo Presidente convidará para escrutinadores um Senador e um Deputado, preferentemente pertencentes ao mesmo partido político.
D)Estando presente na sessão conjunta, o parlamentar pode deixar de votar em assunto de interesse pessoal, mas seu comparecimento será computado para efeito de quorum.
E)Havendo substitutivo, terá preferência sobre o projeto se de autoria da Comissão, ou se dela houver recebido parecer favorável, salvo deliberação em contrário.
Responder
Q46238 - FGV Técnico Legislativo - Processo Legislativo 2008
Assinale a alternativa correta, no que diz respeito à sessão conjunta da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.
A)A sessão conjunta não pode ser suspensa por conveniência da ordem.
B)Se,ao término da sessão conjunta,tiver sido iniciada votação,esta só será ultimada na próxima sessão.
C)A sessão conjunta terá a duração de 4 (quatro) horas.
D)Apenas o Presidente pode propor a prorrogação do prazo de duração da sessão conjunta.
E)Uma vez prorrogada a sessão conjunta,é vedada nova prorrogação.
Responder
Q46254 - FGV Técnico Legislativo - Administração 2008
Assinale a alternativa correta, no que diz respeito à sessão conjunta da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.
A)A sessão conjunta não pode ser suspensa por conveniência da ordem.
B)Se, ao término da sessão conjunta, tiver sido iniciada votação, esta só será ultimada na próxima sessão.
C)A sessão conjunta terá a duração de 4 (quatro) horas.
D)Apenas o Presidente pode propor a prorrogação do prazo de duração da sessão conjunta.
E)Uma vez prorrogada a sessão conjunta, é vedada nova prorrogação.
Responder
Q274796 - CETREDE Advogado 2018
Considerando as afirmativas sobre ação penal, marque a opção INCORRETA.
A)Contra o Presidente da República, no exercício das funções, precisa de autorização do Congresso Nacional para iniciar a ação penal.
B)O Ministério Público tem obrigação de iniciar ação penal pública contra o Presidente da República sempre que estiverem presentes seus requisitos.
C)Iniciada ação penal contra o Presidente da República, este ficará afastado de suas funções com o recebimento desta pelo Poder Judiciário.
D)Se a ação penal contra o Presidente da República for iniciada antes do inicio do mandato presidencial, esta ficará suspensa tão logo assuma o cargo de mandatário maior da nação, voltando ao seu curso regular com o término do mandato.
E)O Presidente da República não responderá ação penal, no curso do mandato, por atos estranho as suas funções.
Responder
Q274852 - IF-MT Direito 2018
Sobre as atribuições do Congresso Nacional, juntamente com a sanção do Presidente da República, assinale a alternativa incorreta:
A)Dispor sobre sistema tributário, arrecadação e distribuição de rendas.
B)Dispor sobre o plano plurianual, diretrizes orçamentárias, orçamento anual, operações de crédito, dívida pública e emissões de curso forçado.
C)Dispor sobre os planos e programas nacionais, regionais e setoriais de desenvolvimento.
D)Julgar anualmente as contas prestadas pelo Presidente da República e apreciar os relatórios sobre a execução dos planos de governo.
E)Conceder anistia.
Responder
Q274955 - FCC Analista Ministerial - Área Jurídica 2018
É da competência exclusiva do Congresso Nacional
A)julgar anualmente as contas prestadas pelo Presidente da República e apreciar os relatórios sobre a execução dos planos de governo.
B)aprovar, por maioria absoluta e por voto secreto, a exoneração, de ofício, do Procurador-Geral da República antes do término de seu mandato.
C)autorizar, por dois terços de seus membros, a instauração de processo contra o Presidente e o Vice-Presidente da República e os Ministros de Estado.
D)avaliar periodicamente a funcionalidade do Sistema Tributário Nacional, em sua estrutura e seus componentes, e o desempenho das administrações tributárias da União, dos Estados e do Distrito Federal e dos Municípios.
E)aprovar previamente, por voto secreto, após arguição em sessão secreta, a escolha dos chefes de missão diplomática de caráter permanente.
Responder
Q275449 - Gestão Concurso Assessor Jurídico 2018
Referente ao Poder Legislativo, no que tange ao Congresso Nacional, é correto afirmar que
A)é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, sendo que cada legislatura terá a duração de quatro anos.
B)as deliberações, em sua totalidade, de cada Casa do Congresso Nacional e de suas Comissões serão tomadas por maioria dos votos, presente a maioria simples de seus membros.
C)o Senado Federal compõe-se de representantes do povo e dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princípio majoritário; cada Estado e o Distrito Federal elegerão dois Senadores, com mandato de oito anos, e a representação de cada Estado e do Distrito Federal será renovada de quatro em quatro anos, alternadamente, de forma igualitária.
D)a Câmara dos Deputados compõe-se de representantes do povo e dos Estados, eleitos pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Território e no Distrito Federal, e o número total de Deputados, bem como a representação por Estado e pelo Distrito Federal, será estabelecido por lei ordinária, proporcionalmente à população, procedendo-se aos ajustes necessários, no ano anterior às eleições, para que nenhuma daquelas unidades da Federação tenha menos de seis ou mais de sessenta deputados.
Responder
Q275744 - FCC Administrador 2018
Ao término do primeiro ano de determinada legislatura, apurou-se que as Casas do Legislativo federal adotaram ou deliberaram, entre outras, sobre as seguintes medidas:
I. Julgamento das contas anuais prestadas pelo Presidente da República.
II. Aprovação, após arguição pública, da escolha de Ministro do Tribunal de Contas da União indicado pelo Presidente da República.
III. Autorização de operação externa de natureza financeira de interesse do Distrito Federal.
IV. Extinção de Ministérios.
À luz da Constituição Federal, são de competência do Congresso Nacional
A)o julgamento das contas do Presidente da República e, sujeita à sanção do Presidente da República, a autorização de operação externa de natureza financeira de interesse do Distrito Federal; as demais medidas são de competência da Câmara dos Deputados.
B)o julgamento das contas do Presidente da República e, sujeita à sanção do Presidente da República, a extinção de Ministérios; as demais medidas são de competência do Senado Federal.
C)a autorização de operação externa de natureza financeira de interesse do Distrito Federal e a extinção de Ministérios, sujeitas ambas à sanção do Presidente da República; as demais medidas são de competência do Senado Federal.
D)a aprovação da escolha do Ministro do Tribunal de Contas da União e, sujeita à sanção do Presidente da República, a autorização de operação externa de natureza financeira de interesse do Distrito Federal; as demais medidas são de competência da Câmara dos Deputados.
E)o julgamento das contas do Presidente da República, a aprovação da escolha de Ministro do Tribunal de Contas da União e, sujeita à sanção do Presidente da República, a autorização de operação externa de natureza financeira de interesse do Distrito Federal; a extinção de Ministérios não se insere dentre as competências das casas legislativas, sendo a deliberação respectiva incompatível com a Constituição Federal.
Responder
Q278377 - VUNESP Procurador Jurídico 2018
A democracia representativa brasileira é suavizada com a presença, no nosso ordenamento jurídico, de mecanismos que são próprios das democracias diretas: plebiscito e referendo. A respeito desses dois mecanismos de participação popular, assinale a alternativa correta.
A)É da competência exclusiva da Câmara dos Deputados autorizar referendo, por meio da edição de um decreto legislativo.
B)O referendo é convocado com anterioridade a ato legislativo ou administrativo, cabendo ao povo, pelo voto, aprovar ou denegar o que lhe tenha sido submetido.
C)O plebiscito pode ter seu trâmite iniciado pela apresentação à Câmara dos Deputados de projeto de plebiscito subscrito por, no mínimo, um por cento do eleitorado nacional.
D)É da competência exclusiva do Congresso Nacional convocar plebiscito.
E)O plebiscito é convocado com posterioridade a ato legislativo ou administrativo, cumprindo ao povo a respectiva ratificação ou rejeição.
Responder