Disciplinas Direito Civil Sucessão Testamentária - Testamento, Codicilo e Legado Questões de concursos sobre "Sucessão Testamentária - Testamento, Codicilo e Legado" | Direito Civil - página 10 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Sucessão Testamentária - Testamento, Codicilo e Legado que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q313249 - FCC Assessor Jurídico 2010
João, viúvo, faleceu ontem deixando apenas dois filhos vivos. Antes de seu falecimento, João celebrou testamento público beneficiando em 50% de seus bens o seu neto, filho do seu primogênito, ainda não concebido. Considerando que seu filho mais velho continua vivo no momento da abertura da sucessão, mas o neto mencionado no testamento ainda não foi concebido, este neto
A)não poderá ser chamado para suceder tendo em vista que não foi concebido antes da celebração do testamento.
B)não poderá ser chamado para suceder tendo em vista que não foi concebido até a abertura da sucessão.
C)poderá ser chamado para suceder, porém se decorridos dois anos após a abertura da sucessão, e não for concebido o herdeiro esperado, os bens reservados, salvo disposição em contrário do testador, caberão aos herdeiros legítimos.
D)poderá ser chamado para suceder, por ser o prazo para a sua concepção limitado pelo Código Civil brasileiro em dez anos contados da abertura da sucessão.
E)poderá ser chamado para suceder, porém se decorridos três anos após a abertura da sucessão, e não for concebido o herdeiro esperado, os bens reservados, salvo disposição em contrário do testador, caberão aos herdeiros legítimos.
Responder
Q313786 - CESPE Procurador do Estado 2009
Acerca da disciplina jurídica da sucessão legítima e testamentária, assinale a opção correta.
A)Podem ser nomeados legatários o concubino do testador casado, bem como o filho de ambos.
B)Na sucessão testamentária, podem ser chamados a suceder os filhos, ainda não concebidos, de pessoas indicadas pelo testador, desde que estas estejam vivas ao abrir-se a sucessão.
C)A renúncia à herança pode ser tácita, tendo eficácia a partir do momento em que for exarada a declaração de vontade informal.
D)A declaração de vacância da herança, em razão da não identificação de herdeiros, determina a incorporação da herança ao patrimônio do estado federado onde faleceu o autor da herança.
E)No casamento, diante da ausência de descendentes ou de ascendentes, defere-se a herança ao cônjuge sobrevivente em concorrência com os colaterais.
Responder
Q313838 - FCC Analista do Ministério Público - Especialidade Direito 2009
A personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida, pondo a lei a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro,
A)por isto o natimorto também adquire personalidade jurídica, transmitindo os bens que herdar para sua mãe.
B)porém, na sucessão testamentária, podem ser chamados a suceder os filhos, ainda não concebidos, de pessoas indicadas pelo testador, desde que vivas estas ao abrir-se a sucessão.
C)o qual, porém, não herdará os bens do pai, se este morrer antes de seu nascimento.
D)por isto não se pode beneficiar em testamento pessoa não concebida até a morte do testador.
E)mas se pode aquinhoar em testamento a prole eventual, de quem já for concebido no momento da abertura da sucessão do testador.
Responder
Q313923 - CESPE Promotor de Justiça 2010
Assinale a opção correta com relação às sucessões legítima e testamentária.
A)Considere a seguinte situação hipotética. José, viúvo, faleceu sem deixar testamento conhecido. Deixou quatro filhos (sendo um pré-morto) e três netos (descendentes do filho pré-morto). Nessa situação, no caso de concorrência entre irmãos e sobrinhos (estes filhos do irmão pré-morto), os primeiros sucederão por cabeça, e os últimos, por estirpe. Por isso, a herança deverá ser divida em quatro partes iguais, subdividindo-se uma delas entre os três sobrinhos.
B)Considere a seguinte situação hipotética. Aline vivia em união estável com Jorge, o qual possuía um imóvel adquirido antes do início dessa união, época em que esse bem foi avaliado em R$ 100.000,00. Na constância da união, o casal vendeu o imóvel de propriedade de Jorge e, com os recursos advindos das poupanças de ambos, adquiriu outro imóvel no valor de R$ 400.000,00. Nessa situação, se Jorge falecer sem deixar parentes sucessíveis, Aline terá direito a recolher a herança em sua totalidade.
C)O herdeiro que não foi parte no processo de inventário pode recorrer a ação de nulidade e pleitear seu quinhão hereditário, no prazo prescricional de um ano, a contar do trânsito em julgado da ação que homologou a partilha.
D)A sucessão por direito de representação pressupõe que o herdeiro necessário, ascendente ou descendente em linha reta tenha morrido antes da abertura da sucessão para a qual se habilitaram os representantes.
E)O testamento é ato personalíssimo e que não pode ser modificado após declaração de vontade do testador.
Responder
Q314140 - MPE-SC Promotor de Justiça 2010
I - Considera-se testamentária a sucessão ainda que ocorra a caducidade, rompimento ou nulidade do testamento. II - Os direitos, conferidos ao herdeiro em conseqüência de substituição ou de direito de acrescer, presumem-se abrangidos pela cessão feita anteriormente. III - Aberta a sucessão, o direito de preferência aos direitos hereditários existe apenas em face de estranhos, não quando o interessado for algum co-herdeiro. IV - A jacência, considerada etapa preliminar da vacância, nem sempre desemboca naquela declaração, porquanto, quando todos os chamados a suceder renunciarem à herança, será esta desde logo declarada vacante. V - São nulas as disposições testamentárias inquinadas de erro, dolo ou coação.
A)apenas III está correto.
B)apenas I, IV estão corretos.
C)apenas II e IV estão corretos.
D)apenas II e V estão corretos.
E)apenas III e IV estão corretos.
Responder
Q314141 - MPE-MG Promotor de Justiça 2010
Assinale a alternativa INCORRETA .
A)A ação de investigação de paternidade é imprescritível, mas não o é a de petição de herança e podem ser manejadas por quem tenha interesse jurídico de exercê-las.
B)No caso dos filhos concebidos fora do casamento e aqueles frutos da união estável, a guarda está condicionada à concordância do outro cônjuge ou companheiro do genitor.
C)Os genitores de filhos de até 16 anos detêm o usufruto legal sobre os bens dos menores, como justificativa de que haveria uma compensação com as despesas de criação e de educação.
D)Minucioso o testador, beneficiando herdeiro menor em demasia, justificado pela diferença de idade, contraria disposição legal e a inoficiosidade dá ensejo à redução, ouvido o MP.
E)Se o prédio é divisível, far-se-á a redução proporcional; se o prédio é indivisível, a redução implica a anulação ou nulidade da liberalidade, mesmo beneficiando menor.
Responder
Q314428 - ACEP Advogado 2006
Escolha a alternativa INCORRETA.
A)A deserdação só pode se efetivar quando a causa for expressamente declarada em testamento.
B)São testamentos especiais: o marítimo, o aeronáutico, o militar e o cerrado
C)Calcula-se a legítima sobre o valor dos bens existentes na abertura da sucessão, abatidas as dívidas e as despesas do funeral, adicionando-se, em seguida, o valor dos bens sujeito a colação.
D)Concorrendo à herança do falecido irmãos bilaterais com irmãos unilaterais, cada um destes herdará metade do que cada um daqueles herdar.
E)Podem ser herdeiros necessários os descendentes, os ascendentes e o cônjuge.
Responder