Disciplinas Direito Civil Lei de Introdução as Normas do Direito Brasileiro (LINDB) Questões de concursos sobre "Lei de Introdução as Normas do Direito Brasileiro (LINDB)" | Direito Civil - página 47 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Lei de Introdução as Normas do Direito Brasileiro (LINDB) que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q315938 - FCC Analista Judiciário - Área Administrativa 2007
No que concerne à vigência e aplicação das leis, de acordo com a Lei de Introdução ao Código Civil, é correto afirmar que
A)salvo disposição em contrário, a lei revogada se restaura por ter a lei revogadora perdido a vigência.
B)não se destinando à vigência temporária, a lei terá vigor até que outra a modifique ou revogue.
C)a lei nova, que estabeleça disposições gerais ou especiais a par das já existentes modifica a lei anterior.
D)a obrigatoriedade da lei brasileira, quando admitida nos Estados estrangeiros se inicia dois meses depois de oficialmente publicada.
E)as correções a texto de lei já em vigor não consideram-se lei nova.
Responder
Q316029 - ESAF Analista de Finanças e Controle - Área - Correição 2006
Assinale a opção errônea.
A)A hermenêutica é a teoria científica da arte de interpretar.
B)A técnica interpretativa lógica pretende desvendar o sentido e o alcance da norma, mediante seu estudo, por meio de raciocínios lógicos, analisando os períodos da lei e combinando-os entre si, com o escopo de atingir perfeita compatibilidade.
C)Para integrar a lacuna o juiz recorre, preliminarmente, à analogia, que consiste em aplicar a um caso não previsto de modo direto ou específico por uma norma jurídica uma norma que prevê hipótese distinta, mas semelhante ao caso não contemplado.
D)A derrogação é a supressão total da norma anterior e a ab-rogação torna sem efeito uma parte da norma.
E)O juiz só decidirá por eqüidade nos casos previstos em lei.
Responder
Q316039 - ESAF Auditor Fiscal do Trabalho 2006
A)O costume contra legem é o que se forma em sentido contrário ao da lei, mas não seria o caso de consuetudo abrogatoria , implicitamente revogatória das disposições legais, nem da desuetudo , que produz a não-aplicação da lei, uma vez que a norma legal passa a ser letra morta.
B)A analogia juris estriba-se num conjunto de normas para extrair elementos que possibilitem sua aplicabilidade ao caso concreto não previsto, mas similar.
C)Os princípios gerais de direito não são normas de valor genérico, nem orientam a compreensão do direito, em sua aplicação e integração.
D)São condições para a vigência do costume sua continuidade, diuturnidade e não-obrigatoriedade.
E)Não há possibilidade de existirem, no ordenamento jurídico, princípios e normas latentes capazes de solucionar situações não previstas, expressamente, pelo legislador.
Responder
Q316043 - FCC Analista Judiciário - Área Judiciária 2007
Considere as seguintes assertivas sobre a Lei de Introdução ao Código Civil Brasileiro: I. Salvo disposição contrária, a lei começa a vigorar em todo o país 60 dias depois de oficialmente publicada. II. Nos Estados estrangeiros, a obrigatoriedade da lei brasileira, quando admitida, se inicia três meses depois de oficialmente publicada. III. Havendo incompatibilidade entre lei posterior e lei anterior haverá revogação desta última. IV. A correção a texto de lei em vigor não é considerada lei nova. É coreto o que se afirma APENAS em:
A)I, II e III.
B)I, II e IV.
C)I e III.
D)II e III.
E)II, III e IV.
Responder