Questões de concursos sobre "Aceitação e Renúncia da Herança, Herança Jacente e Vacante" | Direito Civil - página 6

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Aceitação e Renúncia da Herança, Herança Jacente e Vacante que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q310837 - MPE-PR Promotor de Justiça 2011

Antônio foi casado com Cecília por 10 anos, sendo que do casamento adveio o nascimento de três filhos, Daniel, Elisa e Fabio. Cecília faleceu no último dia 30 de novembro de 2009. Sem ter feito o inventário dos bens da sua falecida esposa e, por conseguinte, sem ter dado partilha aos herdeiros desta, Antônio se casou com Bruna no 1° de janeiro de 2010, subordinando-se ao regime de bens daí decorrente. No dia 10 de outubro de 2010, nasce Helena, filha de Antônio com Bruna. No dia de hoje, Antônio vem a falecer. Diante dos fatos narrados, assinale a alternativa correta: 
Ver Comentários

Q311113 - EJEF Juiz de Direito 2005

Dispõe o Código Civil que a herança:
Ver Comentários

Q311234 - EJEF Juiz de Direito 2006

Conforme disposto no Código Civil, quando o herdeiro prejudicar o seu credor, renunciando à herança, é CORRETO afirmar que o credor poderá:
Ver Comentários

Q311382 - EJEF Juiz de Direito 2007

Os herdeiros poderão ceder seus direitos hereditários, seja a herança formada por bens móveis ou imóveis. 

Neste caso, por determinação legal, é CORRETO dizer que podem fazê-lo:
Ver Comentários

Q312512 - MPE-PB Promotor de Justiça 2010

Considere as afirmações abaixo e, em seguida, indique a alternativa que contenha o julgamento devido sobre elas: 

I - Na linha dos impedimentos por afinidade, não pode haver casamento entre os parentes afins em linha reta, ainda que se extinga o matrimônio, não havendo, porém, tal impedimento, se o relacionamento for proveniente de união estável.

II - Pelo regime da participação final dos aquestos, há para os cônjuges a possibilidade de constituição de um patrimônio particular incomunicável apenas durante o casamento.

III - Sendo negócio jurídico translativo inter vivos, a cessão de herança pode ser avençada, ainda que vivo o hereditando.

IV - A aceitação e a renúncia à herança são atos de efeitos imediatos e irretratáveis.
Ver Comentários

Q314040 - FCC Promotor de Justiça 2002

Meu pai legou-me em testamento sua bela fazenda, dentro das forças de sua metade disponível. Minha única irmã, de quem gosto muito, não apreciou o ato de liberalidade de meu pai e eu não quero magoá-la. Nesse caso,
Ver Comentários

Q314263 - FAE Juiz de Direito 2008

Antônio, casado com Bruna pelo regime da comunhão universal de bens, pai de Carolina e de Daniel, faleceu em 10 de abril de 2007. Ernesto, viúvo, pai de Antônio e de Fabrício, falece na data de hoje. Fabrício é solteiro e tem um único filho, chamado Heitor. Diante dos fatos narrados, assinale a alternativa correta acerca da sucessão de Ernesto:
Ver Comentários

Q314508 - TJ-SC Juiz de Direito 2009

Quanto ao direito sucessório, assinale a alternativa INCORRETA:
Ver Comentários

Q316198 - FCC Técnico Previdenciário - Administrativa 2015

Considere que determinada pessoa venha a falecer sem deixar testamento ou herdeiros notoriamente conhecidos. De acordo com a legislação civil,
Ver Comentários