Disciplinas Comunicação Social Fotojornalismo Questões de concursos sobre "Fotojornalismo" | Comunicação Social - página 2 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Fotojornalismo que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q200374 - INSTITUTO AOCP Jornalista 2016
Assinale a alternativa que NÃO diz respeito aos elementos da linguagem fotográfica.
A)Planos - corte, enquadramento.
B)Foco - foco diferencial, desfoque, profundidade de campo.
C)Ângulo - posição da máquina.
D)Equipamento - máquinas, lentes e flash.
E)Textura - impressão visual.
Responder
Q200498 - FCC Analista Legislativo - Comunicação Social 2014
Em relação à técnica fotográfica, é correto afirmar que
A)a fotometria mede a luz incidente no motivo a ser fotografado.
B)a exposição depende de três fatores: ISO, diafragma e velocidade do obturador.
C)para fazer retratos é preferível usar aberturas grandes para aumentar a profundidade de campo.
D)o flash é desnecessário quando se fotografa com uma luz de fundo, como o sol, por exemplo.
E)os filtros de conversão são usados para neutralizar os efeitos da luz ultravioleta.
Responder
Q200499 - FCC Analista Legislativo - Comunicação Social 2014
As fotos obtidas com câmeras digitais têm alguns elementos importantes que podem ser editados para melhorar a qualidade da imagem. Entre esses elementos, pode-se interferir
A)no brilho que corresponde à diferença entre a região clara e escura.
B)na saturação que se refere à percepção de uma cor na imagem.
C)no contraste que corresponde à percepção de claridade das partes iluminadas e dos contornos.
D)na latitude que corresponde à qualidade da imagem em representar com bastante intensidade os pormenores dela.
E)na textura que é a margem de erro de super ou sub-exposição, que não altera significativamente a qualidade da imagem.
Responder
Q200500 - FCC Analista Legislativo - Comunicação Social 2014
Em fotojornalismo, a regra dos terços consiste em
A)dividir a cena captada pelo visor em três terços verticais e horizontais para determinar quatro pontos que serão os de maior interesse da imagem.
B)decompor o cenário em três partes verticais, e escolher aquela que dá o melhor enquadramento para a obtenção da cena.
C)decompor o cenário em três partes horizontais, e escolher aquela que dá o melhor enquadramento para a fotografia.
D)fotografar a cena escolhida três vezes, do mesmo ponto de vista, com diferentes combinações de abertura e velocidade.
E)fotografar o mesmo cenário três vezes para que as imagens consigam, se justapostas, completar uma visão de 180°.
Responder
Q200641 - CESPE Técnico em Comunicação Social - Jornalismo 2010
A respeito da recuperação de fotos a partir de bancos de dados de imagens e filmes, assinale a opção correta.
A)As imagens de arquivo, ou obtidas em bancos, contextualizam, simbolicamente, o tempo histórico.
B)As imagens fotográficas do mundo são produzidas e distribuídas por agências de notícias e podem ser usadas livremente para fins de publicação de informação de serviço.
C)O editor pode utilizar bancos de imagens para selecionar fotos e ilustrar notícias; nesse caso, não é preciso citar a fonte, bastando inserir a legenda sobre o assunto retratado.
D)Com o uso das câmeras digitais, normalmente as fotos não utilizadas são arquivadas pelo centro de documentação das redações, o que representa um trabalho precioso de preservação da memória.
E)As tecnologias atuais permitem transformar o fotograma de uma cena filmada em fotografia para publicação.
Responder
Q200643 - CESPE Técnico em Comunicação Social - Jornalismo 2010
Quanto a características do fotojornalismo, assinale a opção correta.
A)Nas matérias, as imagens fotográficas são mais importantes que as demais formas de expressão jornalística e, por isso, devem sempre ser destacadas.
B)A imagem tem papel preponderante no registro dos acontecimentos e, por isso, tem mais importância documental que o texto.
C)No processo de edição, se as palavras silenciam acerca do que não interessa informar, as imagens podem ser igualmente cegas em relação a certos fatos.
D)Se uma imagem vale mais que mil palavras, não é necessário, na edição jornalística, identificar textualmente a cena mostrada pela fotografia.
E)As fotos podem mostrar apenas certos ângulos da cena, mas o leitor/observador sempre percebe o enquadramento.
Responder
Q200698 - CCV-UFC Fotógrafo 2015
Sem luz não há cores. Um pimentão só é verde se os comprimentos de onda (cores) correspondentes
estiverem presentes na luz que o iluminar. Sob uma luz alaranjada, um pimentão verde vai apresentar
qual dessas cores?
A)Cinza.
B)Azulado.
C)Verde claro.
D)Cinza escuro.
E)Verde azulado.
Responder