Leia as seguintes recomendações referentes ao uso do clipping jornalístico e identifique-as como verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Na folha de clipping, ou no espaço correspondente no caso do clipping virtual, deverão aparecer as informações sobre a procedência das notícias: nome do veículo e do jornalista responsável pela matéria, número de páginas do jornal/revista de origem e data de publicação da matéria. ( ) A assessoria de imprensa também pode elaborar um clipping de rádio, televisão e internet ou contratar uma empresa especializada nesse tipo de serviço para fazê-lo. ( ) O clipping de papel pode ser lido por todos na empresa/instituição, ao passo que o clipping virtual é acessado por poucas pessoas. ( ) Uma das principais razões para que o clipping seja entregue logo nas primeiras horas da manhã é o fato de ele tratar basicamente de fornecer informações. ( ) O press-clipping, diferentemente do clipping virtual, é uma coletânea das notícias e comentários sobre a empresa/instituição ou pessoa(s) assessorada(s) veiculados na imprensa em determinado dia.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Em uma situação ideal, a assessoria de imprensa de uma instituição deve atuar com base em um planejamento bem definido, a partir de planos e estratégias. Sobre o assunto, considere as seguintes fases:
Suponha que você é o gestor do Setor de Comunicação do DETRAN e foi escolhido para dar início a uma nova campanha sobre prevenção a acidentes de trânsito. Para isso deverá elaborar um Briefing e a apresentar à Diretoria do DETRAN. Esse Briefing deverá:
A assessoria de imprensa, função criada pelo jornalista americano Ivy Lee em 1906 para transformar a imagem de John Rockfeller, integra a gestão de Comunicação e convive hoje com ampla abordagem midiática. Qual das ações descritas abaixo NÃO pertence ao escopo divulgado das atividades que caracterizam a ação profissional de um bom assessor?
Q200633 - CESGRANRIO Profissional Básico - Comunicação Social 2009
Transformar ocorrências institucionais em acontecimentos públicos é o que fazem as empresas ao produzir notícias para a imprensa. Essa divulgação das instituições na mídia tem um caráter
Q200635 - CESGRANRIO Profissional Básico - Comunicação Social 2009
Um brunch que reúna um dirigente de uma empresa e um grupo de jornalistas pode servir como alternativa à entrevista
Q200637 - CESGRANRIO Profissional Básico - Comunicação Social 2009
Uma empresa do mercado financeiro contratou os serviços de uma assessoria de imprensa. O profissional encarregado esclareceu à direção da empresa as funções do serviço, dentre as quais NÃO deve constar a
Q200639 - CESGRANRIO Profissional Básico - Comunicação Social 2009
Jorge é assessor de imprensa e reconhece que há problemas para o bom exercício de sua atividade, dentre os quais NÃO se inclui a